- 30
- 60
- 120
Blancpain Léman: O prazer de viajar
A linha Léman casou os valores clássicos da manufatura suíça Blancpain com um espírito mais desportivo. Declina-se em cerca de 20 modelos, companheiros ideais para viagens e novas descobertas.
Esta coleção deve o seu nome ao Lago de Genebra, também conhecido por Lago Lemano. Os termos celtas lem e an significam, no seu conjunto, "grande água, descrevendo certeiramente aquele que é um dos maiores lagos da Europa ocidental. Para os relojoeiros da Blancpain, o lago simboliza o abrir de horizontes, a vontade de viajar e partir à descoberta. Sem sombra de dúvida, é também uma atração por si só e uma importante rota comercial desde a Antiguidade.
Muito embora a história da Blancpain não remonte a tão distante época, o percurso desta manufatura é já longo, tendo sido fundada no ano de 1735, por Jehan-Jacques Blancpain, na pequena aldeia de Villeret. O mestre relojoeiro é considerado um pioneiro da arte relojoeira. Um dos mais importantes marcos na história da alta-relojoaria foi o surgimento do primeiro relógio de pulso automático, lançado pela Blancpain, em 1926. A marca foi mais longe nas suas inovações: na década de 1950 apresentou ao mundo o primeiro relógio de mergulho, o Fifty Fathoms, e o relógio de senhora Ladybird, integrando o mais pequeno calibre automático alguma vez construído.
Alarme e segundo fuso horário
A dar vida a muitos modelos da linha Léman está o calibre 1241, composto por 405 peças. Dispõe de 38 rubis e possui uma reserva de marcha de 40 horas. O movimento automático junta um segundo fuso horário a um alarme, fruto de 12 anos de desenvolvimento. Uma das requisições era que a indicação da hora local fosse maior do que a da hora de casa. Afinal de contas, na prática, a hora local é mais importante do que a hora de casa. Impunha-se também que esta última surgisse numa escala de 24 horas, para evitar que se confundissem as 2 horas da manhã com as 2 horas da tarde.
Os mestres relojoeiros da Blancpain dotaram o alarme do calibre 1241 com uma reserva de marcha própria, assegurando, assim, que este cumpra a sua função de forma autónoma. Para encontrar a sonoridade perfeita para esta complicação foi preciso muito "savoir-faire" relojoeiro. Um minúsculo martelo faz vibrar o timbre que roda no interior da caixa, produzindo um som claramente audível, mas simultaneamente agradável ao ouvido. Foram ensaiadas outras soluções, as quais foram rapidamente descartadas pela sua falta de qualidade sonora. O material de que é feito este martelo constitui um dos segredos mais bem guardados da casa Blancpain.
Ainda na linha Léman encontramos o calibre automático 69F8, que se destaca sobretudo pela função cronógrafo flyback. Esta complicação permite fazer regressar o ponteiro do cronógrafo ao zero e retomar instantaneamente uma nova contagem, premindo um único botão. O calibre 3725G inclui ainda um turbilhão. Este mecanismo icónico encontra-se apenas em relógios mecânicos exclusivos e serve o propósito de minimizar erros causados pela gravidade na marcha de um relógio.
Caixas estanques de titânio
As complicações incluídas nos modelos desta linha tornam-nos excelentes companheiros de viagem. Apresentam-se com uma arquitetura robusta e uma estanqueidade até 10 bar, ou seja, 100 m. Os materiais das caixas usados vão do aço inoxidável, ouro branco e vermelho, ao titânio, que garante leveza e resistência. Nas braceletes e correias, a Blancpain elege a pele, o metal, e também o cauchu. Muito embora a simplicidade paute a maior parte dos modelos incluídos na linha Léman, estão também disponíveis versões engastadas com centenas de diamantes.
O Réveil GMT é um modelo simultaneamente elegante e robusto. Equipado com um segundo fuso horário, é o companheiro ideal de viagem. Com linhas minimalistas combinadas com estanqueidade, o Grande Date Aqua Lung ostenta uma data grande às seis horas, num mostrador preto onde reina a legibilidade.
A funcionalidade e o espírito desportivo da linha Léman podem também ser encontrados na icónica linha Fifty Fathoms, incontornável ex-líbris da coleção Blancpain. Elegância clássica é a tonalidade dominante da linha Villeret. No pólo oposto, a linha L-Evolution demarca-se pela arquitetura vanguardista. Por último, a linha Léman, combina duas identidades - a desportiva e a elegante - num só relógio, quando a escolha recai sobre uma caixa de aço inoxidável ou titânio.