Breitling Aerospace: o derradeiro instrumento para pilotos
O Breitling Aerospace é um relógio-instrumento concebido para os pilotos. Dispõe de um segundo fuso horário, uma função de cronógrafo e um timer de contagem decrescente. O titânio torna-o particularmente leve e robusto.
5 razões para comprar um Aerospace
- Caixa extremamente leve em titânio
- Calibre SuperQuartz altamente preciso
- Cronógrafo de 1/100 de segundo
- Repetição de minutos
- Segundo fuso horário (GMT)
Relógio multifuncional para pilotos
A Breitling apresentou, pela primeira vez, o cronógrafo Aerospace em 1985. Naquela época, o cronógrafo multifunções fazia parte da coleção Navitimer, surgindo essa indicação no mostrador e no fundo da caixa. Atualmente, o Aerospace Evo está integrado na coleção Professional. Um dos elementos característicos do cronógrafo de 1985 eram as quatro garras na luneta, situadas às 3, 6, 9 e 12 horas. Estas garras evocam o visual dos relógios automáticos da coleção Chronomat e Avenger. Estes elementos em relevo serviam para facilitar a manipulação da luneta com luvas. Outra característica do Aerospace desta época era o mostrador híbrido, ou seja, as horas eram indicadas de forma analógica pelos três ponteiros e as funções adicionais por um mostrador digital. O modelo estava disponível em titânio ou numa versão bicolor, que combinava o titânio com o ouro das garras e dos elos da bracelete.
Em 2013, a Breitling apresentou uma nova versão do Aerospace, com um estilo mais moderno, mas mantendo o seu design profissional e funcional. Este relógio, concebido para pilotos, dispõe de um cronógrafo capaz de medir com precisão tempos de 1/100 de segundo, alarme, função GMT, calendário e timer. A função de repetição de minutos emite um sinal acústico para indicar a hora. A coroa é o elemento chave para ativar e controlar as diferentes funções do relógio. O Breitling Aerospace aloja um movimento de quartzo de última geração. O SuperQuartz é um calibre termocompensado altamente preciso, certificado pelo Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC). Este movimento é dez vezes mais preciso do que um movimento de quartzo tradicional: num ano, apresenta um desvio de apenas alguns segundos da hora oficial.
Quanto custam os Breitling Aerospace?
Modelo | Preço aproximado | Tamanho | Movimento |
Aerospace (Ref. 56062) | 2.200 euros | 40 mm | B56, Quarzto |
Aerospace (Ref. 65062) | 1.450 euros | 40 mm | B65, Quarzto |
Aerospace (Ref. 73362) | 1.995 euros | 42 mm | B75, SuperQuarz |
Aerospace Evo (Ref. 79363) | 2.550 euros | 43 mm | B79, SuperQuarz |
Preços em detalhe
O Aerospace foi, durante muito tempo, considerado o modelo para quem se quer iniciar no mundo da Breitling . Se procura um cronógrafo de aviação Breitling com um preço acessível, sugerimos que dê uma vista de olhos nos exemplares usados, cujo preço ronda os 1.000 euros. Os exemplares novos ou em bom estado de conservação custam cerca de 3.000 euros. O atual modelo do Aerospace Evo apresenta uma caixa de 43 mm de diâmetro, um tamanho ligeiramente maior do que a versão anterior. O preço de um Breitling Aerospace com bracelete de cauchu ou têxtil ronda os 2.300 euros. Os modelos equipados com uma bracelete de titânio custam cerca de 2.800 euros. O preço da versão Aerospace Evo Night Mission em aço preto ronda os 3.000 euros. Já a edição limitada a 300 exemplares com mostrador amarelo custa aproximadamente 4.300 euros.
Com a viragem do século, a Breitling introduziu na coleção Aerospace o chamado calibre SuperQuarz B75 baseado no calibre ETA Thermoline. Os movimentos SuperQuarz distinguem-se pela sua elevada precisão cronométrica e por uma enorme resistência às oscilações de temperatura. Dependendo do seu estado de conservação e da bracelete que escolher (titânio, têxtil, pele ou cauchu), o preço deste modelo vai dos 1.600 aos 2.000 euros.
Em 2007, o Aerospace aumentou de tamanho para uma caixa de 42 mm. No interior foram também feitas algumas mudanças, nomeadamente a mudança para o calibre SuperQuartz B79, que também assenta num movimento da ETA. Graças ao sistema de retroiluminação, pode ler facilmente os mostradores digitais, mesmo em ambientes com pouca luz. Este modelo tem um preço de cerca de 2.000 euros.
Breitling Aerospace Evo: nova geração
Em 2013, a Breitling apresentou o Aerospace Evo. Tal como os modelos precedentes, o Aerospace Evo ostenta uma caixa leve e robusta em titânio. As quatro garras na luneta e os grandes algarismos árabes às 3, 6, 9 e 12 horas continuam a fazer parte do visual. O tamanho cresceu ligeiramente de 42 para 43 mm de diâmetro. O mostrador do Aerospace Evo está disponível em três cores: preto, azul ou cinza, com pulseira em couro, crocodilo, borracha ou titânio, podendo, ainda, ser complementado com uma correia em pele ou braceletes em têxtil, cauchu ou titânio. Opcionalmente, pode ser equipado com um módulo eletrónico auxiliar de copiloto, integrado na bracelete, que exibe um segundo fuso horário, função cronográfica e horários de descolagem e aterragem. Este módulo é controlado pelos botões laterais.
Se estiver disposto a investir mais 250 euros, poderá comprar um Evo com bracelete em titânio e módulo copiloto. Este modelo conta com um segundo fuso horário e permite visualizar as horas de descolagem e de aterragem. É operado através dos dois botões ao lado do módulo.
O Breitling Aerospace Evo Night Mission veio enriquecer o catálogo da marca em 2015. Este cronógrafo em titânio acetinado preto possui um vidro em safira antirreflexo de dupla face, que proporciona uma excelente legibilidade em quaisquer condições. Além disso, dispõe de um sistema de retroiluminação que permite utilizar o relógio com óculos de visão noturna. O conforto no pulso é assegurado por uma bracelete têxtil de estilo militar de alta resistência, em castanho ou antracite, dotada de um fecho de báscula. Opcionalmente, está também disponível uma bracelete de cauchu. Um exemplar novo custa cerca de 3.300 euros; já os usados e em bom estado de conservação custam cerca de 2.700 euros.
Por ocasião do 30.º aniversário do lançamento do Aerospace, a Breitling apresentou uma edição limitada a 300 exemplares do Aerospace Evo Night Mission. Esta versão conta com um mostrador exclusivo em amarelo, a cor emblemática da marca. Este relógio de coleção custa cerca de 4.300 euros.
Design futurista com indicação analógica e digital
Quando a Breitling apresentou o Aerospace pela primeira vez em 1985, tratava-se de uma interpretação moderna do Navitimer. O cronógrafo de quartzo ostentava uma caixa e bracelete em titânio, quatro garras na luneta e um mostrador híbrido. Esta estética cortava com os restantes relógios produzidos pela Breitling nos anos 1980, na sua grande maioria cronógrafos mecânicos. O quartzo, porém, estava na moda, era mais preciso do que um relógio mecânico e oferecia mais funções. Por tudo isto, o Aerospace tornou-se no instrumento perfeito para o uso profissional dos pilotos.
SuperQuarz: dez vezes mais preciso do que um movimento de quartzo comum
Um relógio de quartzo comum apresenta um desvio máximo de cerca de 15-30 segundos por mês. Já um movimento mecânico com certificado de precisão outorgado pelo Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC) pode apresentar desvios de +/- 6 segundos ao dia, ou seja, -120 ou +180 segundos por mês. Isto significa que um calibre de quartzo é, pois, bastante mais preciso.
Desde o início de 2000, a Breitling equipa os modelos da coleção Aerospace com calibres SuperQuartz termocompensados, com certificação de precisão cronométrica do COSC. Os movimentos de quartzo estão sujeitos a testes mais rigorosos do que os mecânicos. Os critérios para a certificação de movimentos de quartzo apenas podem apresentar desvios de no máximo -/+ 0,07 segundos ao dia, ou seja, 2,1 segundos por mês. Os modelos Aerospace são dez vezes mais precisos do que os relógios de quartzo convencionais.
Além disso, os calibres SuperQuartz oferecem funções extremamente práticas, como a função cronográfica que permite medir intervalos de tempo de 1/100 de segundo com precisão. Um movimento mecânico como o Valjoux 7750 — um dos mais fiáveis calibres cronográficos de corda automática de sempre — é capaz de medir tempos de "apenas" 1/8 de segundo. O Aerospace pode medir tempos de até 48 horas e dispõe de funções como alarme-despertador, contagem decrescente (timer) e segundo fuso horário (GMT). Esta última função é extremamente útil para quem viaja muito, dado que exibe dois fusos horários (hora local e hora do domicílio). A função de repetição de minutos fornece uma indicação sonora da hora.
Resumo das funções
- Cronógrafo de 1/100 de segundo
- Repetição de minutos
- Alarme/despertador
- Contagem decrescente (timer)
- Segundo fuso horário (GMT)
- Calendário bissexto multilingue