Breitling Crosswind Racing – Um clássico entre os cronógrafos
A Breitling produziu o Crosswind Racing apenas durante alguns anos, por isso, atualmente, este é um relógio relativamente raro, o que se reflete obviamente no seu valor. Este cronógrafo da Breitling distingue-se pelas garras na luneta giratória.
5 razões para comprar um Crosswind Racing
- Cronómetro extremamente preciso
- Prática função cronográfica para medir tempos
- Relógio relativamente raro com boa manutenção do valor
- Adapta-se à grande maioria dos pulsos
- Design inconfundível da Breitling
Caixa de 43 mm de diâmetro com garras na luneta
O Crosswind Racing é um cronógrafo desportivo e funcional que não passa seguramente despercebido no pulso. A principal característica deste relógio da Breitling são as garras na luneta às 3, 6, 9 e 12 horas. Estas servem tanto para proteger o vidro de safira como para facilitar o seu manuseio, mesmo com luvas de piloto. Tem um tamanho ideal de 43 mm que assenta bem em praticamente qualquer pulso. Este relógio está disponível em ouro branco ou amarelo de 18 quilates, em aço ou numa combinação de aço e ouro.
O Crosswind Racing faz parte da coleção Windrider da Breitling, tal como o Crosswind e o Crosswind Special. O fabricante de Grenchen não oferece este modelo no seu catálogo atual, pelo que a maioria dos relógios presentes no mercado são usados. Um exemplar novo é extremamente difícil de encontrar, dado que a manufactura apenas produziu o Crosswind Racing durante um curto período de tempo. Obviamente, isso reflete-se no preço deste relógio, cujo valor pode inclusivamente vir a subir nos próximos anos.
Quanto custa um Breitling Crosswind Racing?
Número de referência | Preço aproximado | Calibre |
Breitling Crosswind | 2.000 euros | Breitling 13 (Valjoux 7750) |
Breitling Crosswind Racing | 2.300 euros | Breitling 13 (Valjoux 7750) |
Breitling Crosswind Special | 2.800 euros | Breitling 44 (ETA 2892) |
Breitling Crosswind Special Limited Edition | 4.200 euros | Breitling 44 (ETA 2892) |
Preços em detalhe
Um Breitling Crosswind Racing em aço custa cerca de 2.000 euros usado. A maioria dos modelos neste segmento de preços dispõem de uma correia em pele. Com uma bracelete de piloto de cinco fileiras em aço, custa cerca de 2.300 euros. Estão também disponíveis versões bicolores em aço e ouro, cujos botões e a coroa bem como as garras da luneta nos quartos de hora são fabricados em ouro. O preço ronda os 2.800 euros.
O Crosswind Special encontra-se neste mesmo segmento de preço, porém, ao contrário do Crosswind e do Crosswind Racing, é animado pelo calibre 44 da Breitling, que assenta no calibre ETA 2892. Este relógio distingue-se pela grande janela para a data sob as 12 horas e a disposição dos totalizadores às 3, 6 e 9 horas. A edição limitada a 1.000 relógios do Crosswind Special tem um preço um pouco mais elevado de 4.200 euros. Este modelo é fácil de reconhecer pelos seus algarismos árabes e pelos dois submostradores posicionados às 3 e às 9 horas.
Os modelos Crosswind normais são dotados de uma caixa polida e dispõem de algarismos romanos. Estes modelos contam ainda com índices e ponteiros – incluindo os três ponteiros dos submostradores – revestidos a massa luminescente. No interior deste relógio bate, tal como no Crosswind Racing, o calibre Breitling 13 que assenta no Valjoux 7750. O preço das versões sem certificado de cronómetro ronda os 2.000 euros. Já as versões com certificação de precisão cronométrica do COSC custam cerca de 2.500 euros.
O calibre Breitling 13
O calibre Breitling 13 assenta no calibre Valjoux 7750 da ETA, um dos mais conhecidos calibres cronográficos automáticos do mercado. O balanço oscila a 28.800 alternâncias por hora, o que permite medir tempos de 1/8 de segundo. Os pequenos segundos estão posicionados às 9 horas, o contador dos 30 minutos às 12 horas e o contador das 12 horas às 6 horas. A data pode ser lida às 3 horas. A reserva de marcha é de 42 horas. Para reconhecer se o mecanismo é ou não certificado como cronómetro, atente no quarto algarismo do número de referência, onde figura um "3", caso este seja certificado pelo COSC. Se figurar um "0", o calibre não é certificado.
Principais características do Crosswind Racing
Ao contrário do modelo Breitling Crosswind, a versão Racing tem o mesmo mostrador do Chronomat. Por isso, dispõe de índices em bastão em lugar de algarismos romanos. A caixa escovada é também diferente da do Crosswind Racing . Os ponteiros dos contadores posicionados às 3, 6 e 9 horas não são revestidos a massa luminescente (já no caso do Crosswind, todos os ponteiros brilham no escuro). O que estes dois relógios têm em comum é a coroa e os botões em forma de cebola, bem como o calibre Breitling 13.