- 30
- 60
- 120
Cartier Pasha: em homenagem ao paxá de Marraquexe
O Cartier Pasha conta com mais de 70 anos de história e inspira-se nos primeiros relógios estanques criados pela Maison parisiense. Esta peça distingue-se pela capa protetora da coroa fixada à caixa por uma corrente.
This page contains information about:
- 5 razões para comprar um Cartier Pasha
- Cartier Pasha com tampa de proteção da coroa
- Preços do Pasha
- Quanto custam os modelos da linha Pasha?
- Caixa redonda e quadrada: Ballon Bleu, Santos e Tank
- Cronógrafo Pasha Seatimer: estanque até aos 100 m (10 bares)
- Miss Pasha e Pasha C para senhoras
- Pasha Flying Tourbillon Skeleton: mestria relojoeira
5 razões para comprar um Cartier Pasha
- Coleção de relógios criada em honra do paxá de Marraquexe
- Relógios de ouro requintados com turbilhão
- Caixas estanques com coroas aparafusadas
- Capa da coroa presa por uma corrente à caixa
- Modelos estilo militar com rede no vidro do mostrador
Cartier Pasha com tampa de proteção da coroa
A Cartier lançou o primeiro relógio de pulso estanque nos anos 1930. Contudo, devido aos complexos sistemas de impermeabilização dos relógios utilizados na época, a maior parte dos modelos não oferecia suficiente resistência à água. Isto mudou no início da década de 1940. Os relógios de caixa redonda eram mais fáceis de impermeabilizar, sendo essa a principal razão por que a Maison parisiense apresentou, em 1943, um relógio redondo em ouro com fundo aparafusado e asas centrais. O vidro contava com uma rede protetora semelhante à dos relógios militares da Primeira Guerra Mundial. Uma inovação técnica introduzida neste relógio foi a capa protetora da coroa. Depois de dar corda ao relógio, bastava aparafusar a capa à coroa. A capa da coroa fixada à caixa por uma corrente é uma característica distintiva deste relógio e evita que esta se perca.
Conta a lenda que o Pasha foi criado na década de 1930 por encomenda do paxá de Marraquexe, um grande admirador e amigo de Louis Cartier. Porém, o Pasha só começou a ser produzido em 1985.
A extraordinária proteção da coroa da linha Pasha nunca sofreu qualquer alteração e é uma peça essencial em todos os modelos. No entanto, a famosa rede protetora surge apenas em alguns modelos, tornando-os muito cobiçados pelos colecionadores. A Cartier também enriqueceu esta linha com relógios de senhora, como o Miss Pasha e o Pasha C, e cronógrafos como o Pasha Seatimer Cronograph com calibre automático e uma estanquidade até 100 m (10 bares) de profundidade.
Preços do Pasha
Modelo | Preço | Calibre |
Pasha Flying Tourbillon Skeleton | 85.000 euros | Movimento de corda manual |
Pasha Seatimer Chronograph | 21.000 euros | Automático |
Miss Pasha | 20.000 euros | Quartzo |
Pasha Chrono | 5.000 euros | Automático |
Santos | 4.000 euros | Automático |
Ballon Bleu | 4.000 euros | Quartzo |
Pasha 150th Anniversairy Limited Edition | 3.500 euros | Automático |
Pasha Seatimer | 2.000 euros | Automático |
Tank | 1.900 euros | Quartzo |
Pasha C | 1.800 euros | Automático |
Pasha | 1.500 euros | Quartzo |
Quanto custam os modelos da linha Pasha?
A linha Pasha adequa-se especialmente a quem aprecia relógios redondos. Um exemplar usado de aço inoxidável com movimento de quartzo ou calibre automático ronda os 1.500 euros. Para os amantes dos cronógrafos, ou seja, relógios que permitem medir tempos, a marca propõe o Pasha Chrono, cujo preço ascende aos 1.900 euros. Estes modelos são animados por movimentos de quartzo precisos. Um cronógrafo com calibre automático custa, em bom estado de conservação, cerca de 2.300 euros. Já um exemplar novo ronda os 5.000 euros. Um modelo de três ponteiros com calibre automático custa, novo, cerca de 3.000 euros.
Se prefere um relógio de ouro, um exemplar usado custa, pelo menos, 4.500 euros. Por sua vez, uma peça nova ascende aos 14.000 euros. Se for um modelo incrustado de diamantes, os preços rondam os 20.000 euros.
O Pasha com a icónica rede protetora no vidro do mostrador é muito raro e cobiçado pelos colecionadores. Com um pouco de sorte, talvez encontre um modelo de aço inoxidável, em muito bom estado de conservação, por cerca de 3.000 euros. Geralmente, este modelo é animado por um calibre de corda automática. As versões de ouro amarelo custam mais 1.000 euros. Os modelos de 32 mm em ouro branco com diamantes incrustados na rede protetora são particularmente femininos e o seu preço ronda os 5.000 euros. Com diamantes incrustados na luneta, esta joia ascende aos 7.000 euros.
Em 1997, a Cartier lançou o Pasha 150th Anniversary, uma edição especial limitada a 1.847 exemplares, número que faz referência ao ano de fundação da marca parisiense. Este relógio automático dispõe de uma pedra preciosa vermelha na coroa e algarismos romanos para marcar as horas. O preço de um Pasha 150th Anniversary em muito bom estado de conservação ronda os 3.500 euros.
Caixa redonda e quadrada: Ballon Bleu, Santos e Tank
A caixa do Ballon Bleu da Cartier, que foi apresentado em 2007, é também redonda. Estes modelos possuem uma coroa com dispositivo de proteção e uma safira azul. O preço dos relógios de quartzo usados começa na casa dos 3.000 euros. Já os exemplares novos com correia de pele e calibre de quartzo custam cerca de 4.000 euros. O preço de um Ballon Bleu com calibre automático é idêntico.
Para os apreciadores de relógios com caixas quadradas, a Cartier propõe os modelos Cartier Santos e Cartier Tank. Estas são as duas linhas mais célebres da marca. O Santos foi, aliás, um dos primeiros relógios de aviador da história da relojoaria. Um Santos usado custa cerca de 1.000 euros, ao passo que um exemplar novo com um calibre de quartzo custa cerca de 3.500 euros. Um relógio automático novo começa nos 4.000 euros. Um Tank usado ronda os 500 euros. Já um exemplar novo custa cerca de 1.900 euros, com movimento de quartzo, e cerca de 3.000 euros, com calibre automático.
Cronógrafo Pasha Seatimer: estanque até aos 100 m (10 bares)
Embora o cronógrafo Pasha Seatimer não seja suficiente para o mergulho em profundidade, os seus 100 m (10 bares) de estanquidade são mais do que suficientes para um mergulho na piscina ou para fazer snorkeling. A caixa de 42 mm dispõe de uma luneta giratória unidirecional, que também pode ser usada para medir tempos, além dos botões do cronógrafo. A versão em ouro rosa com mostrador preto fica particularmente elegante quando complementada por uma bracelete rosa com elos de cauchu preto. O preço de um exemplar novo ronda os 21.000 euros, ao passo que um usado ronda os 17.000 euros. A versão em aço inoxidável tem um preço bem mais acessível de cerca de 3.500 euros, em bom estado de conservação.
O Pasha Seatimer também está disponível numa versão de três ponteiros com movimento automático, com a mesma estanquidade do cronógrafo. Os modelos de aço inoxidável custam cerca de 2.000 euros, em bom estado de conservação. A maioria dispõe de mostrador branco ou preto. Este modelo está disponível em versões mais pequenas de 33 mm, perfeitas para os pulsos femininos.
Miss Pasha e Pasha C para senhoras
O Cartier Miss Pasha é um modelo idealizado especificamente para as senhoras. Com uma caixa de 27 mm de diâmetro e uma espessura de 7,6 mm, esta é uma peça ideal para pulsos delicados. Um movimento de quartzo anima o Miss Pasha, garantindo uma elevada precisão. A proteção da coroa integra um cabuchão de espinela sintético. O mostrador está disponível em tons rosa ou prateado. A Cartier elege o aço e o ouro para as caixas, complementando-as com correias em tecido ou braceletes em aço. Algumas versões são extremamente sofisticadas e adornadas com diamantes, pelo que o seu preço pode ascender aos 20.000 euros. Por sua vez, os modelos de aço mais acessíveis rondam os 2.500 euros.
O Pasha C não se destina exclusivamente às senhoras, mas com o seu diâmetro de caixa de 35 mm é um relógio relativamente pequeno para homem. O Pasha C com função GMT é um relógio muito prático, dado que a sua luneta giratória pode ser ajustada para um segundo fuso horário. Esta função é particularmente útil em viagens longas. Além disso, estes modelos têm uma janela para a data posicionada às 5 horas. O mostrador inclui a representação de um globo com linhas latitudinais e longitudinais. O Pasha C com função GMT custa cerca de 1.800 euros, em bom estado de conservação.
Pasha Flying Tourbillon Skeleton: mestria relojoeira
O Cartier Pasha Flying Tourbillon Skeleton é uma verdadeira obra de arte da alta relojoaria. A sua caixa em ouro branco de 18 quilates tem um diâmetro de 42 mm e o mostrador é formado por pontes do movimento. No seu interior bate o calibre 9457 MC de corda manual, fabricado pela própria marca e certificado pelo Punção de Genebra, o prestigiado selo criado em 1886 que atesta a qualidade dos movimentos mecânicos concebidos no Cantão de Genebra. Esta peça de exceção conta ainda com um turbilhão posicionado às 6 horas. Abraham Louis Breguet inventou este mecanismo no final do século XVIII e os relógios turbilhão são, ainda hoje, considerados obras-primas da relojoaria. O preço do Cartier Pasha Flying Tourbillon Skeleton é de cerca de 85.000 euros.