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Hublot – A arte da fusão

A Hublot é uma marca jovem cuja estratégia assenta na "Arte da Fusão": a conjugação de materiais nobres com matérias-primas exóticas e a combinação de tradição com tecnologia de ponta.

5 razões para comprar um Hublot

  • Design inconfundível
  • Materiais inovadores como o Magic Gold (liga de ouro e cerâmica)
  • Calibres de manufactura como o HUB6016 com turbilhão
  • Inúmeras edições limitadas com potencial de valorização
  • Cooperação com a Ferrari na criação do MP-05 com 50 dias de autonomia

Fusão de materiais exclusivos e design futurista

A Hublot produz relógios luxuosos com um design exclusivo equipados com calibres de manufactura. O design é sempre fiel ao mote da marca "Arte da Fusão": a conjugação de materiais nobres com matérias-primas exóticas e a combinação de tradição com tecnologia de ponta. Desde a sua fundação em 1980, a marca distinguiu-se sempre pela inspiração náutica ("Hublot" quer dizer escotilha em francês). O Royal Oak da Audemars Piguet foi o primeiro relógio inspirado num navio e causou sensação quando foi lançado em 1972.

Embora a Hublot também tenha relógios de aço inoxidável no seu catálogo, o uso de materiais incomuns torna a marca diferente de outros fabricantes. Por exemplo, a Hublot oferece uma liga exclusiva de ouro amarelo e cerâmica, denominada de Magic Gold . Alguns relógios são fabricados em carbono, vidro de safira, titânio, linho e até mesmo um tipo de betão.

O Big Bang adquiriu rapidamente um estatuto de relógio de culto. A coleção Classic Fusion caracteriza-se por linhas clássicas e discretas, ao passo que a coleção MP parece saída de um filme de ficção científica. Já a coleção Spirit of Big Bang demarca-se pelas caixas em forma tonneau. Qualquer que seja o modelo que escolha, estes relógios são diferentes de todos os outros.

Quanto custa um relógio Hublot?

Modelo Preço aproximado Calibre Reserva de corda
Big Bang Referee 2018 FIFA World Cup Russia™ 5.000 euros-   24 horas
Big Bang 44 mm 21.000 euros HUB4100 42 horas
Big Bang Unico 45 mm 26.000 euros HUB1242 72 horas
Big Bang Tourbillon Power Reserve 5 Days 61.000 euros HUB6016 115 horas
Classic Fusion Tourbillon Cathedral Minute Repeater 169.000 euros HUB8001 80 horas
MP-05 LaFerrari Sapphire 429.000 euros HUB9005 1200 horas

Preços e modelos em detalhe

A coleção Big Bang, o ex-líbris da marca, conta com uma vasta oferta composta por 50 modelos. Na sua maioria, são peças de tamanho e peso generosos que dispõem de um vidro de safira nos dois lados, permitindo contemplar a complexidade do movimento. A linha Big Bang Unico integra uma grande variedade de modelos com caixas de 45 mm de diâmetro e, desde a primavera de 2018, conta também com modelos de 42 mm.

O movimento deste relógio é composto por 330 peças, cada uma delas montada manualmente. A casa Hublot investiu 4 anos no desenvolvimento deste movimento, que foi construído de forma a poderem ser acrescentadas complicações adicionais. Graças à sua construção modular, algumas das versões do Big Bang Unico vêm equipadas com cronógrafo flyback, função GMT ou calendário perpétuo. Mesmo um relógio tão complexo como o Big Bang Unico Golf, que permite aos golfistas calcular com exatidão a sua pontuação num percurso, assenta neste tipo de construção modular. Dependendo do tipo de complicação e do material, o preço de um Big Bang Unico oscila entre os 10.000 e os 100.000 euros.

Os modelos Big Bang da série Ferrari Unico, criados em parceria com o fabricante italiano de carros desportivos, são particularmente apreciados pelos colecionadores da marca. Obviamente, o seu design inspira-se no automóvel. Esta linha oferece também versões em diferentes materiais, como o carbono, o titânio, a cerâmica ou as ligas de ouro da Hublot – Magic Gold e King Gold. Os preços do Ferrari Unico vão dos 11.000 aos 35.000 euros.

Big Bang com corda manual

Ao contrário dos relógios da coleção Big Bang Unico, os Big Bang Meca-10 e Big Bang Tourbillon Power Reserve 5 Days são animados por um calibre de corda manual. Ao passo que o calibre Meca HUB1201 oferece uma impressionante reserva de marcha de 10 dias, o calibre turbilhão HUB6016 não lhe fica muito atrás com uns notáveis 5 dias. Em ambos os casos, um indicador de reserva de marcha informa quando é necessário voltar a dar corda. O Meca-10 está disponível em versões de cerâmica, titânio, King Gold e Magic Gold. Os preços variam entre os 13.000 e os 30.000 euros. Na primavera de 2018, a Hublot lançou o Tourbillon Power Reserve 5 Days, dotado de uma caixa em vidro de safira engastada de diamantes. O seu preço oscila entre os 50.000 e os 80.000 euros.

Outros modelos interessantes da coleção Big Bang são o Sang Bleu e o MP-11. O primeiro foi concebido pelo designer suíço e tatuador Maxime Büchi, famoso pelos seus desenhos geométricos. Por exemplo, no Big Bang Sang Bleu, o tempo não é indicado por ponteiros normais, mas por três discos poligonais sobrepostos. Estes relógios estão disponíveis em tamanhos de 45 mm e 39 mm, sendo que as versões mais pequenas são incrustadas de diamantes ou vidros de safira. Este relógio custa entre 16.000 e 32.000 euros. Já o Big Bang MP-11 é animado pelo calibre de corda manual HUB9011, que possui uma reserva de marcha de 14 dias graças aos seus sete barris ligados em série. Anteriormente, esta tecnologia estava reservada exclusivamente para a coleção MP. Agora está também disponível na coleção Big Bang a um preço de 60.000 euros.

Os modelos standard da coleção Big Bang estão disponíveis com caixas de 44 mm, 41 mm, 39 mm e 38 mm. Em termos visuais, são um pouco mais sóbrios, já que a Hublot utiliza um mostrador mais tradicional, dispensando a esqueletização. Esta linha conta com modelos essenciais de três ponteiros, cronógrafos, modelos incrustados de diamantes e ainda versões animadas por movimentos de quartzo. Tal como acontece com os outros modelos Big Bang, estão disponíveis numa vasta seleção de materiais: desde o aço inoxidável à cerâmica, passado por várias versões de ouro. O preço destes relógios vai dos 6.000 aos 65.000 euros.

LaFerrari: a coleção MP con autonomia recorde

Se o design da coleção Big Bang se distingue por um certo exotismo, a coleção Masterpiece vai um passo mais além com modelos de design irreverente e futurista. O MP-05 assemelha-se a um projeto secreto saído de um laboratório tecnológico. A caixa apresenta a forma de um triângulo invertido, mede 46 mm e está disponível em titânio ou vidro de safira. Em lugar dos ponteiros, o Masterpiece MP-05 LaFerrari mostra as horas no que parece ser um bloco de motor automóvel com algarismos. À direita, pode apreciar-se a reserva de marcha e, à esquerda, os cilindros que indicam as horas e os minutos. Na parte inferior, podem visualizar-se os segundos em rotação. No centro do relógio, encontra-se o calibre de manufactura com turbilhão vertical. Os 11 tambores de corda que se encontram alinhados no centro do relógio são a primeira coisa que nos salta à vista neste relógio, já que, por norma, outro qualquer modelo não possui mais do que um ou dois tambores. O resultado é a mais longa reserva de marcha para um turbilhão – incríveis 50 dias.

O MP-07 e o MP-09 são tão futuristas como o MP-05. A Hublot voltou a inspirar-se no automobilismo para desenhar o MP-07, que se distingue pelos seus barris ligados em série – neste caso, nove! O preço deste relógio masculino com 40 dias de reserva de marcha ultrapassa os 200.000 euros. Comparado com os outros modelos desta família, o MP-09 parece quase clássico. Tecnicamente, no entanto, não é em nada inferior aos outros modelos de MP. O turbilhão biaxial, que gira simultaneamente em torno dos eixos vertical e horizontal, é uma pequena obra de arte. As caixas estão disponíveis em carbono ou titânio, bem como versões incrustadas de diamantes. O preço de um MP-09 ascende aos 115.000 euros.

O Techframe é outro modelo que também faz parte da coleção MP e foi concebido pelo designer da Ferrari, Flavio Manzoni. Este cronógrafo monobotão com turbilhão não só tem um mostrador esqueletizado, como também vem com um estojo esqueletizado. Além de titânio ou carbono, também pode optar pelo ouro branco ou King Gold. Dependendo do material, o preço desta peça de alta relojoaria situa-se entre os 89.000 e os 109.000 euros.

A sobriedade da coleção Classic Fusion

A coleção Classic Fusion apresenta-se com um design bastante mais convencional do que a linha MP. Estão disponíveis relógios de três ponteiros com segundos centrais e data nos tamanhos de 45, 42, 38 e 33 m, características muito sóbrias e puristas para o estilo desta marca. O elemento que torna estes relógios únicos é a luneta com seis parafusos. Estão disponíveis diversas versões com funções como cronógrafo, fases da lua ou um indicador de reserva de marcha. Os modelos Ultra-Thin possuem as mesmas caixas da coleção Classic Fusion, porém são ultraplanos.

O Classic Fusion com repetição de minutos e turbilhão também é um relógio muito elaborado a nível técnico. Além disso, esta coleção oferece uma vasta gama de materiais interessantes, como os modelos Italia Independent cujos mostradores e as braceletes são fabricados no mesmo tecido usado para fazer fatos, ou os modelos Classic Fusion Berluti cujos mostradores e as correias são em pele. O preço dos relógios desta coleção começa nos 2.900 euros, para os modelos simples com movimento de quartzo, e ultrapassa os 200.000 euros no caso das versões incrustadas de diamantes.

Outras coleções: a King Power e a Spirit of Big Bang

O Spirit of Big Bang é uma versão com caixa tonneau da linha Big Bang. Disponível em tamanhos de 45 mm e 42 mm, os cronógrafos desta linha são animados pelo calibre HUB4700, um Zenith El Primero modificado.

Este movimento oferece uma reserva de marcha de 50 horas e, graças ao acabamento esqueletizado, é possível contemplar o calibre no interior da caixa. O Spirit Moonphase de 42 mm alberga o calibre 1770, que inclui uma indicação da data grande e fases da lua. Um Spirit of Big Bang custa aproximadamente 16.000 euros.

Em termos estéticos, este modelo não se distancia muito da coleção King Power, que já não faz parte do catálogo da Hublot. Estes modelos têm linhas mais direitas do que os Big Bang e estão disponíveis em cerâmica, King Gold ou titânio.

A variedade de movimentos e complicações é igualmente extensa e os seus preços oscilam entre os 10.000 e os 25.000 euros.

Edições especiais do mundo do desporto e do espétaculo

As edições limitadas criadas pela Hublot em colaboração com grandes estrelas do desporto, da cultura e do espetáculo são verdadeiras peças de coleção. A lista de embaixadores da marca inclui nomes ilustres como Usain Bolt, Pelé, Dwyane Wade, Floyd Mayweather, Bar Refaeli, Lang Lang ou Depeche Mode. Cada um destes relógios é o resultado da estreita colaboração com os artistas e os desportistas. No caso do relógio Depeche Mode, na compra está também a contribuir para uma boa causa: os lucros das vendas revertem integralmente a favor do projeto de caridade "charity: water", que já forneceu água potável a mais de 30 mil pessoas no Nepal e na Etiópia. Se pretende adquirir um destes modelos exclusivos, conte com uma verba entre os 10.000 e os 25.000 euros.

A ligação da Hublot ao mundo do desporto automobilizado é também muito estreita. Tanto que um reconhecido fã dos relógios Hublot é Bernie Ecclestone, o ex-chefe da Fórmula 1. Ecclestone foi abordado por quatro ladrões ao sair do escritório da Formula One Holdings, em Knightsbridge, um dos mais sofisticados bairros de Londres. Não satisfeitos em lhe roubar o relógio, ainda espancaram o homem forte da F1. Este inusitado acontecimento deu origem ao lançamento de uma campanha publicitária de oportunidade. Nesta, Bernie aparece com o olho todo roxo, seguido da frase "Veja o que as pessoas fazem por um Hublot".

A Hublot e o futebol

Além da Fórmula 1, a Hublot tem ainda uma ligação muito especial com o desporto nacional número um: o futebol. A marca é patrocinadora e cronometrista oficial da Liga dos Campeões da UEFA, da Europa League, do Campeonato Europeu e do Campeonato Mundial da FIFA, tendo lançado edições especiais no mercado em diversas ocasiões. Recentemente, a marca suíça apresentou o smartwatch Big Bang Referee para o Campeonato Mundial da Rússia 2018. A Hublot não só está presente em grandes campeonatos, como colabora com clubes de futebol de alto nível como a Juventus, o FC Bayern de Munique, o Chelsea FC ou o Benfica Lisboa. Para honrar estas cooperações, a marca lançou várias edições especiais. Os seus preços vão dos 11.000 aos 20.000 euros.

A Hublot e o ouro

Há já vários anos que a Hublot experimenta diferentes materiais na construção das caixas dos seus relógios. Um desses materiais é o ouro, um campo em que a marca suíça fez muita investigação, tendo criado a liga King Gold. Trata-se de uma liga de ouro rosa de 18 quilates com um elevado teor de cobre e uma percentagem de platina, que se distingue pelo seu tom intenso de vermelho, que não oxida nem sofre alterações com o passar do tempo.

A Hublot explora um novo território com um material precioso revolucionário: o Magic Gold . Trata-se do único ouro no mundo resistente aos riscos, certificado com 18 quilates, que resulta da fusão de vários materiais, entre os quais a cerâmica. A dureza é medida em Vickers. Uma caixa em ouro de 18 quilates comum tem 400 Vickers. Já o aço temperado tem 600 Vickers. O Magic Gold, por seu lado, tem quase 1.000 Vickers. A mistura de ouro/cerâmica é tão dura que a sua produção requer um diamante.

A história da Hublot

A Hublot manufactura os seus relógios em Nyon, perto de Genebra. A empresa foi fundada em 1980 pelo italiano Carlo Crocco. Desde logo, fez furor por ter sido a primeira marca relojoeira de luxo a apresentar, em Basileia, relógios com uma bracelete de borracha natural (cauchu). Carlo Crocco havia criado os seus primeiros relógios em 1967. Um dos acontecimentos mais relevantes da história da Hublot foi a entrada de Jean-Claude Biver para a empresa em 2004, tornando-se o seu CEO. Biver vinha da Omega. Um ano depois, a marca apresentou a linha Big Bang na edição de 2005 de Baselworld, que causou uma verdadeira explosão de prémios e de reconhecimentos no universo relojoeiro. Em 2008, a Hublot foi adquirida pelo grupo de luxo LVMH (Louis Vuitton Möet Hennessy), que integra outras marcas de sucesso, como a TAG Heuer.

Desde 2012, a Hublot é liderada por Ricardo Guadalupe, enquanto Biver atua como presidente do conselho em segundo plano. Os dois homens já haviam trabalhado juntos com sucesso na Blancpain.