Guia prático para montar um miniestúdio fotográfico caseiro

Neste guia, ensinamos-lhe como montar um miniestúdio fotográfico em sua casa para fotografar os seus relógios como um profissional. Descubra como tirar fotografias de qualidade para os seus anúncios na Chrono24.
3:35

Material

Vai precisar de:
  • 7 folhas de cartolina branca A4 (4 para as abas laterais da caixa, 2 para o fundo e 1 para o refletor)
  • 4 suportes para livros
  • 1 suporte para o relógio
  • Fita adesiva branca
  • Tesoura
  • 1 rolo de papel transparente (ou uma folha A3)
  • Luvas brancas
Para obter os melhores resultados, instale o seu miniestúdio fotográfico em frente a uma janela para tirar partido da luz natural quando estiver a fotografar o seu relógio.

Montagem

1. Comece por um fixar um dos suportes para livros a uma cartolina usando a fita adesiva.
2. Repita a mesma operação com os restantes suportes para livros. Estas quatro abas laterais formam as paredes da sua caixa.
3. Para fazer o refletor, pegue numa cartolina e dobre-a ao meio.
4. Usando uma tesoura de qualidade, corte a cartolina ao meio ao longo da dobra.
5. Com uma moeda, desenhe um círculo no meio de uma das metades e recorte-o.
6. Certifique-se de que a abertura é suficientemente grande e de que a lente da câmara não fica tapada.
7. Coloque as quatro abas da caixa na vertical para criar uma caixa aberta e protegida de reflexos de luz indesejados. Use duas cartolinas para o pano de fundo e coloque o relógio no centro da caixa.
8. Coloque o relógio tão plano quanto possível e certifique-se de que a bracelete está bem posicionada.

Como usar o miniestúdio fotográfico

Esta é uma fotografia tirada com a ajuda da nossa caixa improvisada e um telemóvel. É uma excelente forma de tirar uma fotografia principal de qualidade para o seu anúncio sem ter de comprar equipamento especial.

Mais fotografias

Corte um pedaço de papel transparente quadrado de um tamanho maior do que a abertura da caixa e coloque-o sobre a mesma. Este irá criar uma luz difusa.
Se necessário, fixe o papel transparente com fita adesiva.
Agora, o seu miniestúdio está pronto e pode começar a usá-lo como mostrado na imagem.
Recomendamos que fotografe o relógio de todos os lados. Tire uma fotografia de frente, uma de cada lado e uma de trás.

Fotografias adicionais

A par destas fotografias de base, recomendamos que também tire algumas fotografias em que o relógio se encontre colocado no pulso para ajudar os potenciais compradores a perceberem melhor o tamanho do mesmo e como assenta no pulso. Tente fotografar o relógio de diferentes ângulos e em diferentes ambientes.
Carregue também as fotografias dos documentos, selos de qualidade, etc., se as tiver.

Truques de fotografia

No nosso exemplo, usámos um iPhone para tirar fotografias. Se tiver outro dispositivo, siga simplesmente estas mesmas instruções, ajustando o tamanho do refletor, se necessário, para cobrir o corpo da sua câmara e a abertura se ajustar à sua lente.

Segure o refletor com uma luva branca para que a sua mão não se reflita no mostrador do relógio ou na caixa.

Se estiver a fotografar com um iPhone, não use a objetiva grande angular, uma vez que pode criar uma imagem distorcida do relógio.

Se usar a lente normal da câmara do seu telemóvel e o relógio lhe parecer muito pequeno na fotografia, pode usar a função de zoom ou recortar as fotografias antes de as carregar.

Se quando estiver a tirar a fotografia com o iPhone, esta lhe parecer demasiado escura, toque e mantenha o dedo na área de focagem até ver a indicação do bloqueio AE/AF. Agora pode mover o nivelador para ajustar a exposição. Se tiver dificuldade em ajustar a exposição no seu telemóvel, consulte o manual de utilizador do respetivo fabricante.