Informações ao consumidor sobre o ranking dos resultados de pesquisa

Resultados de pesquisa orgânica

Quando um utilizador faz uma pesquisa na Chrono24, o nosso motor de busca prioriza anúncios relevantes, tanto em termos de conteúdo como de potencial experiência de compra. Para determinar a relevância, os termos de pesquisa inseridos são comparados com os títulos e as descrições dos anúncios.

Na etapa subsequente, a lista de anúncios relevantes é otimizada com base nos seguintes fatores:

  • Qualidade do anúncio: são privilegiados os anúncios com descrições de qualidade e fotografias.
  • Disponibilidade do artigo: a disponibilidade do artigo afeta o posicionamento dos anúncios.
  • Popularidade do anúncio: os anúncios com uma taxa de cliques mais elevada são considerados mais relevantes.
  • Qualidade do vendedor: a qualidade do vendedor baseia-se nos seguintes critérios:
    • disponibilidade na resposta aos pedidos dos compradores
    • fiabilidade no processamento de encomendas
    • pontualidade nos envios
    • taxa de vendas bem sucedidas
    • avaliação positiva dos compradores

Os anúncios dos vendedores que estão a usar a Chrono24 pela primeira vez são temporariamente priorizados e têm uma melhor visibilidade. Isto aplica-se tanto aos anúncios de novos comerciantes de relojoaria como aos dos vendedores particulares.

Para garantir a maior variedade possível nos resultados de pesquisa, se os anúncios de um determinado vendedor forem todos relevantes, integramos também anúncios de outros vendedores nos resultados.

Critérios que influenciam a ordem dos resultados de pesquisa

Os utilizadores da plataforma da Chrono24 podem alterar a ordem pela qual são apresentados os resultados de pesquisa, conforme as suas necessidades e preferências, usando a funcionalidade "Ordenar/Filtrar por". Estão disponíveis as seguintes opções:

  • Relevância (tal como descrito acima)
  • Preço, do mais barato ao mais caro (os anúncios aparecem por ordem de preço crescente)
  • Preço, do mais caro ao mais barato (os anúncios aparecem por ordem de preço decrescente)
  • Mais recentes (os anúncios publicados recentemente aparecem primeiro)
  • Popularidade (a taxa de cliques é o fator determinante)

Upgrades

Para além dos critérios de conteúdo e de qualidade, o ranking dos resultados de pesquisa é também influenciado por opções pagas que permitem melhorar temporariamente a visibilidade de alguns anúncios.

Tanto os comerciantes de relojoaria como os vendedores particulares podem subscrever opções que lhes permitem otimizar o ranking de certos anúncios durante um determinado período e/ou num determinado país. A menção "TOP" aparece nesses anúncios, que também se destacam por outras características visuais dos resultados da pesquisa orgânica.

Vendido pela Chrono24

Os anúncios das nossas empresas parceiras são identificados pelo logótipo "Chrono24 Direct", destacando-se também dos resultados de pesquisa orgânicos.