- 30
- 60
- 120
IWC Aquatimer – Um relógio de mergulho excecional
A coleção Aquatimer da IWC apresenta relógios de mergulho robustos e com caráter, preparados para enfrentar até 2.000 metros nas profundezas do mar. Estão disponíveis também versões em titânio e bronze, equipadas com um batímetro mecânico.
Destaques do IWC Aquatimer
- Sistema inovador SafeDive
- Caixa disponível em aço, ouro, titânio e bronze
- Estanque até 2.000 m de profundidade
- Batímetro mecânico (Aquatimer Deep Three)
- Versões com cronógrafo
Aquatimer: o melhor dos dois mundos
Os relógios da coleção Aquatimer são inconfundíveis e imediatamente reconhecíveis. Uma característica típica dos relógios Aquatimer da IWC é a luneta exterior com pegas arredondadas que servem para facilitar a sua manipulação. Neste aspeto, o Aquatimer distingue-se de outros prestigiados modelos de mergulho, como por exemplo o Rolex Submariner, o Omega Seamaster ou o Breitling Superocean. Todos estes relógios são dotados de uma luneta exterior canelada, cuja função é a mesma da luneta do Aquatimer, contudo, o seu aspeto e a sensação ao toque é bem diferente dos relógios da IWC.
O funcionamento da luneta do IWC também é diferente. Geralmente, todos os relógios mergulho possuem uma luneta giratória unidirecional que só pode ser girada no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio para garantir que o mergulhador nunca possa inadvertidamente alterar o tempo de mergulho. Já o Aquatimer é dotado de uma inovadora luneta giratória que transmite o movimento rotativo da mesma a um anel rotativo interior através de um sistema de acoplamento: o sistema SafeDive. Este último pode ser girado em ambas as direções, contudo, por questões de segurança, só se a luneta for movimentada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio é que o anel interno gira, para permitir controlar o tempo de mergulho..
O modelo standard da coleção é o Aquatimer Automatic com mostrador preto ou branco. A caixa em aço tem um diâmetro de 42 mm, uma altura de 14 mm e uma estanqueidade de até 300 m de profundidade (30 bares). No seu interior bate o calibre 30120 que assenta no movimento da ETA 2892-A2. Embora o Aquatimer não conte com um calibre de manufactura, o 2892-A2 goza de uma excelente reputação entre os profissionais do setor. A ETA SA Manufacture Horlogère Suisse é um dos maiores produtores de movimentos do mundo. O IWC 30120 oscila a 28.800 alternâncias por hora e oferece uma reserva de marcha de 42 horas.
Estanque até 2.000 m de profundidade
O Aquatimer Automatic 2000 é o modelo de alta performance da coleção. É resistente a uma pressão de 200 bares, o que equivale a uma profundidade de 2.000 m. Com efeito, este é um valor que nem sequer os mergulhadores profissionais são capazes de alcançar, dado que geralmente descem até aos 200 m. Quem pratica mergulho amador, não costuma descer mais do que até 30 ou 40 m de profundidade.
O Aquatimer 2000 é ideal para quase todas as atividades debaixo de água. Ao contrário do Rolex Sea-Dweller ou de algumas versões do Omega Seamaster, este relógio da IWC não possui uma válvula de escape de hélio. Contudo, esta é uma função que apenas se torna relevante no caso do mergulho profissional com câmaras de compressão, em que os mergulhadores descem a grandes profundidades, ficando vários dias num sino de mergulho, respirando uma mistura de gases com uma elevada quantidade de hélio. As moléculas de hélio, por serem de menor dimensão, conseguem penetrar no relógio, havendo o risco de o vidro poder ser projetado devido à pressão acumulada quando o mergulhador ascende. A função desta válvula é a de permitir o escape dos átomos de hélio e impedir este tipo de danos. No fundo trata-se de um "gadget" um tanto ou quanto extravagante que não torna outros relógios de mergulho com válvula de escape melhores do que o Aquatimer.
Batímetro mecânico
O Aquatimer Deep Three oferece uma função muito mais útil do que a válvula de escape de hélio: um batímetro mecânico capaz de medir mergulhos de até 50 metros de profundidade . A água exerce pressão sobre uma membrana elástica integrada na coroa, empurrando um pino para dentro da caixa. Este movimento aciona o mecanismo de alavanca com os ponteiros da medição. Durante o mergulho, o ponteiro azul indica a profundidade real e o ponteiro vermelho indica a profundidade máxima de mergulho. Para restabelecer a posição a zeros basta apenas premir um botão. O Aquatimer Deep Three apresenta uma imponente caixa de titânio (46 mm) e é estanque até 100 m de profundidade (10 bares).Sinais do tempo Outra versão interessante do Aquatimer é a edição limitada "Expedition Charles Darwin" , um relógio inspirado na expedição de Darwin às ilhas Galápagos. Trata-se de um cronógrafo que alberga no seu interior o calibre de manufactura 89365 – da família de calibres 89000 – que se carrega de forma automática através do movimento do braço e oferece uma reserva de marcha de 68 horas. Este relógio é fabricado em bronze, um material pouco convencional. O bronze é mais popular por ser utilizado em esculturas. Trata-se de uma liga metálica composta geralmente de cobre, estanho e chumbo. Também é um material muito utilizado no setor náutico, nomeadamente no fabrico das hélices. Com o passar do tempo, e por ação da humidade, os Aquatimer em bronze vão ganhando uma pátina que, aos poucos, adquire o tom escuro característico dos objetos antigos de bronze.
IWC Aquatimer: conselhos de compra
Pretende comprar um relógio de mergulho diferente de uma das marcas suíças mais célebres do mercado? O Aquatimer é uma excelente alternativa aos modelos de mergulho icónicos como o Rolex Submariner ou o Omega Seamaster, tanto em termos visuais como técnicos..
O preço de um modelo básico fabricado em aço inoxidável ronda os 4.000 euros. Já o Aquatimer Chronograph é um pouco mais caro, com um preço aproximado de 5.000 euros. O preço do Aquatimer 2000, modelo que bate todos os recordes de profundidade, ronda os 6.000 euros, ao passo que a versão em ouro ou com profundímetro e caixa em titânio (Deep Three) ultrapassam os 12.000 euros.
Apresentado em 1998 com a referência 3536, o Aquatimer GST é mais acessível. Este modelo vintage pode ser adquirido, em excelente estado de conservação, por aproximadamente 4.000 euros. Contudo, não existem muitos exemplares disponíveis no mercado de segunda mão, dado que a IWC deixou de produzir este relógio há quase 20 anos.
História do Aquatimer
O Aquatimer é um dos relógios de mergulho mais recentes na história dos relógios profissionais de mergulho. A IWC apresentou-o em 1967, numa época em que muitos outros relógios de mergulho, como o Submariner da Rolex ou o Fifty Fathoms da Blancpain, já se tinham estabelecido no mercado desde 1953. Em 1957, a Omega lançara o Seamaster 300 e a Breitling o Superocean. A marca de Schaffhausen chegou, pois, mais tarde ao mercado, mas surpreendeu com a sua inovadora luneta giratória. O look típico dos relógios Aquatimer da IWC demarcava-se dos demais relógios de mergulho graças a uma escala interna que nos primeiros modelos era operada por meio de uma segunda coroa. O modelo lançado em 1967 pode ser identificado através da referência 812 AD, que mais tarde passa a 1812. Os modelos subsequentes têm os números de referência 1816 e 1822. A estanqueidade passou de 200 m (20 bares) a 300 m (30 bares).
Quando lançou o Aquatimer em 1967, a IWC contava já com uma história de 99 anos. A empresa "International Watch Company" tinha sido fundada pelo engenheiro e relojoeiro norte-americano Florentine Ariosto Jones em 1868 na cidade de Schaffhausen. A sua intenção original era produzir relógios na Suíça para os vender a um preço elevado no mercado norte-americano. Contudo, o seu plano fracassou. Em 1880, a empresa foi adquirida por Johannes Rauschenbach, permanecendo nas mãos da família Rauschenbach/Homberger até 1978. Devido à crise do quartzo, a empresa acabaria por mudar de mãos por diversas vezes. No ano 2000, a IWC foi adquirida pelo grupo Richemont, ao qual pertencem também marcas como a A. Lange & Söhne, a Cartier e a Panerai.