IWC Aquatimer Chronograph Galapagos Islands Edition – Um cronógrafo de mergulho, preto como a lava vulcânica
O Aquatimer Galapagos é uma edição limitada da coleção Aquatimer da IWC,que apoia o trabalho de conservação ecológica da Fundação Charles Darwin. Um relógio com um look purista totalmente em preto.
This page contains information about:
Características em destaque
- Caixa preta revestida a cauchu preto mate
- Estanque até 300 m (30 bares)
- Calibre cronográfico de manufactura 89365
- Sistema SafeDive: transmite o movimento rotativo da luneta ao anel rotativo interior
- Sistema patenteado de troca rápida de bracelete
Tributo ao fascinante arquipélago das Galápagos
O Aquatimer Galapagos é um tributo à parceria estabelecida entre a IWC e a Fundação Charles Darwin em 2009. Esta instituição foi criada pelo governo do Equador juntamente com o Parque Nacional em 1959, com o objetivo de preservar a biodiversidade única deste arquipélago, que foi nomeado património mundial da humanidade pela UNESCO. Parte do valor das vendas deste relógio reverte a favor da Estação Científica Charles Darwin.
Esta edição apresenta-se com um look totalmente preto, como a lava das ilhas vulcânicas das Galápagos. O preto é a cor dominante da caixa, mostrador e bracelete de cauchu, que contrasta com os restantes elementos em branco. De resto, este é um contraste característico dos relógios de mergulho, cujo objetivo é aumentar a legibilidade. Para garantir uma leitura perfeita das horas no escuro ou debaixo de água, o Aquatimer Galapagos é ainda revestido com luminescência em SuperLuminova. As horas surgem em azul e o tempo de mergulho em verde.
O IWC Aquatimer Chronograph Galapagos Islands Edition, da coleção atual da Aquatimer, tem o número de referência 3795. A caixa deste modelo é em aço revestido a borracha preta mate. É dotado de uma robusta caixa de 44 mm, com uma espessura de 17 mm. Equipado uma coroa de rosca, que impede a água de entrar no relógio, este cronógrafo é estanque até 300 m (30 bares), sendo, sem dúvida, o companheiro perfeito para as suas expedições às profundezas do mar.
Em terra, porém, poderá desfrutar da sua função cronográfica, contando com um ponteiro central dos segundos e ainda com uma função flyback. O contador dos minutos posicionado às 12 horas regista tempos até um máximo de 60 minutos. Por cima das 6 horas, está situado um pequeno ponteiro dos segundos que pode ser parado para o acerto mais preciso das horas.
Uma particularidade deste relógio é o sistema que permite controlar o tempo de mergulho. A maioria dos relógios de mergulho possui uma luneta giratória externa para este efeito, tal como a do Rolex Submariner. No caso do Aquatimer, o tempo de mergulho é lido numa escala interna.
Trata-se do engenhoso sistema SafeDive da IWC, que consiste numa luneta rotativa exterior que controla um anel interior (onde se encontra também a escala) para o ajuste do tempo de mergulho. Quando gira a luneta rotativa exterior, movimenta simultaneamente o anel interno, graças a um sistema de acoplamento que transmite o movimento da luneta ao anel rotativo interior, através de um eixo situado no interior da caixa. A luneta só pode ser girada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, uma função de segurança obrigatória exigida pelas normas internacionais em relógios de mergulho que impede a movimentação inadvertida da escala.
A IWC lançou o primeiro Aquatimer em 1967, fruto da ligação da marca ao mundo do mergulho. Em 2009, a linha Aquatimer foi totalmente renovada. O IWC Aquatimer com a referência 3767 lançado nesse ano possuía ainda uma luneta tradicional para a leitura dos tempos de mergulho, com os primeiros 15 minutos da escala destacados numa cor viva. Além disso, conta com três totalizadores, em lugar de dois : o dos minutos situado às 12 horas, o das horas às 6 horas e o dos pequenos segundos às 9 horas. A janela da data está situada às 3 horas. Esta configuração é típica do calibre Valjoux 7750, que equipa muitos cronógrafos de várias casas relojoeiras. É também este o calibre de base desta versão do Aquatimer. A estanqueidade da versão mais antiga também é menor: até 120 metros de profundidade (12 bares).
Que Aquatimer comprar?
Se procura um relógio de mergulho diferente de todos os outros, e não é fã do design mais extravagante da Hublot, o Aquatimer Galapagos Islands é o relógio perfeito para si.
O Aquatimer Galapagos da coleção atual (Ref. 3795) distingue-se de outros relógios de mergulho pela sua estética em preto total e o inovador sistema SafeDive. O preço de um modelo novo começa nos 7.000 euros, ou seja, encontra-se no mesmo segmento de preço do Rolex Submariner em aço. Alguns modelos novos custam mais de 8.000 euros.
A versão anterior (Ref. 376705) tem um preço mais acessível, custando cerca de 4.000 euros em bom estado de conservação. Esta versão deixou de ser produzida pela IWC, pelo que será mais difícil encontrar modelos novos. Porém, se encontrar um modelo novo, o preço rondará os 5.000 euros.
Ambas as versões do Aquatimer Galapagos são excelentes relógios de mergulho. Porém, somente a nova geração deste cronógrafo vem equipada com o inovador sistema da luneta exterior/escala interior, apresentando também uma maior estanqueidade.
Se comprar um Aquatimer usado e pretende efetivamente utilizar o relógio para nadar ou fazer mergulho, informe-se junto do vendedor quando é que foi feita a última revisão da estanqueidade. Idealmente, esta não deve ter sido realizada há mais de um ano. Uma falha na estanqueidade pode ser fatal para o seu relógio.
Variantes do Aquatimer Galapagos
Número de referência | 376705 | 379502 |
Produção | 2009-2014 | Desde 2014 |
Estanqueidade | 120 m (12 bares) | 300 m (30 bares) |
Calibre | 79320 | 89365 |
Reserva de corda | 44 horas | 68 horas |
Sistema SafeDive | – | ✓ |
Diâmetro | 44 mm | 44 mm |
Espessura | 15 mm | 17 mm |
Calibre de manufactura desde 2014
No interior do Aquatimer Galapagos Islands bate o movimento automático calibre 89365 de manufactura com reserva de marcha de 68 horas – um valor deveras impressionante. A maioria dos relógios automáticos tem uma autonomia que não excede as 40 horas. Ou seja, se tirar o relógio durante o fim de semana para usar outro, este para. O mostrador do Galapagos encontra-se protegido por um vidro de safira com tratamento antirreflexo de ambos os lados. A excelente legibilidade deste relógio é, assim, aumentada graças à ausência de reflexos.
O calibre 89365 equipa também o relógio de piloto IWC Spitfire Chronograph. Este calibre faz parte da família de calibres 89000. Oscila a 28.800 alternâncias por hora (4 Hz) e dispõe de 35 rubis. O ajuste rápido da data permite ajustar rapidamente os meses que têm menos de 31 dias.
O fundo do Aquatimer Galapagos Islands é particularmente charmoso, com a gravação de uma iguana marinha , uma espécie que só existe nas Ilhas Galápagos e que se encontra em vias de extinção.
Outro argumento a favor da compra de um IWC Aquatimer é o sistema patenteado de troca rápida de bracelete , que permite mudar rapidamente de uma bracelete de cauchu para uma bracelete de aço em menos de um minuto, incluindo o tempo para verificar se a bracelete está bem ajustada ao pulso.