- 30
- 60
- 120
IWC Portofino Chronograph – Cronometrar o tempo com elegância
O cronógrafo IWC Portofino é um dresswatch clássico. A função cronográfica confere um toque desportivo ao seu visual, ao passo que os materiais de alta qualidade como o ouro e a pele de aligátor acentuam a sua elegância.
This page contains information about:
Destaques do IWC Portofino Chronograph
- Calibre 75320 com função cronográfica e indicação da data e do dia
- Mede tempos de até 12 horas
- Caixa em aço ou ouro de 18 quilates
- Correias sofisticadas em pele de crocodilo
- Também disponível com bracelete de malha milanesa
IWC Portofino Chronograph: dresswatch com função cronográfica
O IWC Portofino Chronograph é um elegante relógio de pulso com função cronográfica. Graças ao seu calibre, é possível cronometrar tempos de até 12 horas. Este relógio distingue-se por representar o lado mais desportivo na, de resto, clássica linha Portofino. A IWC (International Watch Company), batizou esta peça com o nome da pequena cidade italiana situada no Golfo de Tigullio próximo de Génova. Atualmente, este é um dos destinos mais glamorosos da Riviera Italiana.
A IWC apresentou o Portofino em 1984. A marca de luxo suíça com sede em Schaffhausen traduz o estilo de vida da elite neste elegante e luxuoso modelo. O primeiro exemplar com o número de referência 5251 dispunha de pequenos segundos e de uma indicação das fases da lua. O seu design inspirava-se no relógio de bolso IWC Lépine 5201. A marca conseguiu alojar o movimento do relógio de bolso num relógio de pulso, o que resultou numa caixa de 46 mm de diâmetro, bastante grande para a época. Recordemos que na década de 1980, a grande maioria dos relógios tinha menos de 40 mm. Em pouco tempo, o Portofino acabou por se converter num dos relógios mais bem-sucedidos do catálogo da IWC.
Conselhos para a compra de um IWC Portofino Chronograph
O IWC Portofino Chronograph combina elegância e um look desportivo numa só peça. É perfeito para quem procura um relógio clássico, mas não quer prescindir da funcionalidade com um toque desportivo. Os modelos com movimento de quartzo podem ser encontrados no mercado de segunda mão por cerca de 2.000 euros. O preço das versões mecânicas ascende aos 3.000 euros, ao passo que os exemplares novos custam cerca de 4.000 euros.
Um dos relógios mais emblemáticos da linha Portofino é o modelo de corda manual com monobotão . O relógio é dotado de um único botão para controlar o arranque, a paragem e a reposição a zeros do cronómetro. Normalmente, os cronógrafos incluem dois botões para controlar estes três passos, mas a IWC integrou-os de forma muito discreta na coroa, tornando esta peça com monobotão muito semelhante à dos antigos cronógrafos de bolso. Um IWC Portofino de corda manual com monobotão custa aproximadamente 19.000 euros em segunda mão. Como se trata de um modelo relativamente recente, não se encontram ainda muitos exemplares usados no mercado.
Se prefere relógios mais simples, o Portofino Automatic é uma excelente escolha. Este relógio de pulso apresenta apenas as horas e a data. Está disponível em aço, ouro vermelho ou ouro branco de 18 quilates , e conta com uma janela para a data posicionada às 3 horas. O preço de um exemplar em segunda mão começa nos 1.500 euros. O Portofino Automatic é, pois, um dos modelos mais acessíveis da coleção. Novo, custa cerca de 3.000 euros, no caso da versão em aço. Já a versão em ouro alcança os 8.000 euros.
IWC Portofino Chronograph: um clássico em matéria de design
O IWC Portofino Chronograph é um modelo clássico e intemporal: os índices finos, os algarismos romanos às 12 e às 6 horas e as correias em pele de crocodilo acentuam a sua estética tradicional. As correias estão disponíveis em preto ou castanho, ao passo que para as versões em aço a IWC propõe uma bracelete com malha milanesa . A caixa do Portofino Chronograph é fabricada em aço ou em ouro vermelho de 18 quilates, sendo que esta última versão dispõe de um mostrador prateado ou em ardósia. Os modelos em aço estão disponíveis com mostrador preto, ardósia ou prateado. Os ponteiros são muito finos e em forma de folha.
Na periferia do mostrador surgem índices finos para marcar os segundos e as frações de segundo, conferindo um estilo desportivo ao relógio. A disposição da escala oferece alta legibilidade graças aos algarismos árabes que marcam os intervalos de cinco segundos (5, 10, 15, até 60). Com o Portofino Chronograph é possível cronometrar tempos de 1/4 de segundo. O botão para iniciar e parar a cronometragem encontra-se posicionado às 2 horas. Para repor a contagem a zeros, o cronógrafo é dotado de outro botão às 4 horas. Os pequenos segundos encontram-se às 9 horas, o contador dos 30 minutos às 12 horas o contador das 12 horas está posicionado às 6 horas. A janela da data e do dia surge às 3 horas.
O IWC Portofino Chronograph alberga o calibre 75320. Este movimento de corda automática oferece uma reserva de marcha de 44 horas. A massa oscilante carrega o relógio automaticamente graças ao constante movimento do braço. O calibre 75320 assenta no ETA Valjoux 7750, considerado um dos mais fiáveis calibres cronográficos de corda automática do mercado.
Características do IWC Portofino Chronograph
- Caixa em aço ou ouro vermelho de 18 quilates
- Índices finos e algarismos romanos às 12 e às 6 horas
- Indicação do dia da semana às 3 horas