- 30
- 60
- 120
Nomos Tetra: um relógio purista e jovial
O Nomos Tetra representa o tempo num formato quadrilátero, combinando a seriedade desta forma geométrica com arrojados jogos de cores. No interior batem calibres de manufatura precisos, como o movimento de corda manual Alpha ou o automático Neomatik.
This page contains information about:
4 razões para comprar um Nomos Tetra
- Caixa quadrada ultraplana
- Calibre de manufatura mecânico
- Mostradores com cores frescas, como verde menta, azul-escuro ou rosa
- Design inspirado no Tangente
- Modelos masculinos e femininos
Relógios de forma com movimento de manufatura de Glashütte
O Nomos Tetra combina a elegância de uma caixa quadrada com joviais mostradores coloridos. Batizado por inspiração da palavra grega "tetra", que significa quatro, o Nomos Tetra desafia as convenções com o seu design arrojado, sem abdicar da estética que caracteriza a marca: linhas puras, simples e elegantes. Esta é, sem dúvida, a peça ideal para quem aprecia relógios de forma.
Os relógios da manufatura saxónica Nomos são, na sua maioria, adequados tanto para pulsos masculinos como femininos. Estão disponíveis nos tamanhos de 33 mm x 33 mm, 29,5 mm x 29,5 mm e 27,5 mm x 27,5 mm. A versão de 29,5 mm sobressai num pulso fino, porém, num pulso maior, fica com um ar mais formal. O modelo mais pequeno, com uma caixa de 27 mm x 27 mm, destina-se essencialmente ao público feminino. Todas as versões são particularmente planas, medindo apenas entre 6 e 7 mm de espessura. No interior destes relógios de Glashütte bate o calibre de corda manual Alpha, que anima desde 1992 o Tangente, um dos modelos mais consagrados da Nomos. A linha Tetra também propõe relógios automáticos: o calibre extraplano DUW 3001, da série Neomatik, também anima alguns relógios desta coleção.
Os mostradores estão disponíveis em cores invulgares, como vermelho romã, verde menta, vários tons de azul e até o clássico branco. Todos os modelos da linha Tetra dispõem de caixas em aço inoxidável. O toque final é dado por correias em pele de cordovan preta ou camurça em diferentes tons de cinza ou castanho. Alguns modelos também estão disponíveis com fundo em vidro de safira, que permite contemplar o mecanismo em funcionamento.
Preços
Modelo | Preço | Tamanho | Cores dos mostradores |
Tetra Neomatik Midnight Blue | 2.500 euros | 33 mm x 33 mm | Azul-escuro |
Tetra Neomatik Silvercut | 2.500 euros | 33 mm x 33 mm | Prateado |
Tetra Kleene | 2.000 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Turquesa |
Tetra Grenadine | 1.700 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Vermelho romã |
Tetra Pearl | 1.700 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Ouro rosa |
Tetra Clärchen | 1.600 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Verde |
Tetra Goldelse | 1.600 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Ouro rosa |
Tetra Nachtijall | 1.600 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Azul-escuro |
Tetra Azur | 1.500 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Azul-celeste |
Tetra Matcha | 1.500 euros | 29,5 mm x 29,5 mm | Verde matcha |
Tetra 27 | 1.300 euros | 27,5 mm x 27,5 mm | Branco |
Quanto custa um Tetra?
O Tetra foi lançado em 2007, pelo que existem inúmeros exemplares usados a bons preços no mercado. Um modelo mais clássico com mostrador branco ronda os 1.000 euros, em bom estado de conservação. A maioria dos modelos que se encontra nesta faixa de preço tem uma caixa de 27,5 mm x 27,5 mm, complementada por uma correia de pele de cordovan preta. Os ponteiros são azuis ou pretos, sendo que a primeira tonalidade oferece um belíssimo contraste cromático com o mostrador branco. Os modelos mais antigos ainda são equipados com o calibre de corda manual Nomos 1 TS, que assenta no ETA Peseux 7001. Um exemplar novo da coleção Tetra 27 , que propõe relógios no mesmo estilo, ronda os 1.300 euros.
Se pretende adquirir um relógio automático, sugerimos que dê uma vista de olhos nos relógios da linha Tetra Neomatik. Estes modelos têm caixas de 33 mm x 33 mm e são bastante mais masculinos. Os ponteiros vermelhos dos pequenos segundos conferem a estes modelos um toque mais desportivo. O Tetra Neomatik Midnight Blue surge com um mostrador num elegante tom de azul-escuro. Um exemplar novo ronda os 2.500 euros. O modelo Tetra Neomatik Silvercut veste-se com um mostrador prateado, que lhe confere um look mais futurista. O seu preço é idêntico.
Edições limitadas: Berliner Quartett e Petit Four
Dentro da linha Tetra, o destaque vai para a edição limitada "Berliner Quartett" (quarteto berlinense). Estas peças são uma homenagem à capital germânica e surgem com quatro mostradores de cores alegres que evocam o look chique berlinense. O Tetra Clärchen recebeu o nome do homónimo e lendário salão de baile situado no quarteirão de Mitte, onde há mais de 100 anos a metrópole vai dar um pezinho de dança. O mostrador desta peça é verde como uma mesa de bilhar e os ponteiros são dourados. A correia é de camurça, como em todos as peças desta edição especial. O seu preço ronda os 1.600 euros.
Inspirado no obelisco da Vitória, o Tetra Goldelse representa, com um mostrador em ouro rosa escovado, o berlinense elegante. O Tetra Nachtijall apresenta-se com um mostrador azul-escuro destacado pelos ponteiros dourados. O preço de ambos estes modelos são idênticos ao Clärchen.
O Tetra Kleene (dialeto berlinense para "pequenino") ostenta um mostrador azul-turquesa e ponteiros dourados, mas, pequeno não é, pois tem os mesmos 29 mm de diâmetro de caixa dos outros modelos. Este modelo tem a particularidade de vir equipado com um calibre DUW 4301 e dispõe de uma indicação de reserva de marcha. O Kleene custa cerca de 2.000 euros, novo.
Mostradores em modernos tons pastel
A edição especial Petit Four apresenta modelos com mostradores vestidos em quatro delicados tons pastel: vermelho romã, rosé (pérola), verde matcha e azul-celeste. Estas versões são particularmente glamorosas, com o mostrador, os ponteiros e os índices num estilo ton sur ton. No interior de todos bate o calibre Alpha. O preço do Tetra Matcha ou Azur ronda os 1.500 euros, enquanto as versões Grenadine e Pearl custam mais 200 euros.
Calibres de manufatura Nomos: Alpha e DUW 3001
Em muitos modelos da linha Tetra, bate o fiável calibre de manufatura Alpha. Este mecanismo de 23,3 mm de diâmetro possui uma reserva de marcha de 43 horas e, com uma espessura de apenas 2,6 mm, é extremamente fino. Dispõe, ainda, de um submostrador dos pequenos segundos às 6 horas, paragem de segundos e a característica platina de três quartos Glashütte. O mecanismo vem equipado com um sistema de engrenagem Glashütte, parafusos azulados, sistema antichoque Incabloc e 17 rubis. Construir um movimento redondo, que seja também estanque, e incorporá-lo numa caixa quadrada é considerado um desafio na arte da relojoaria. Os relojoeiros de Glashütte conseguiram realizar este feito: o Tetra é estanque até 3 bares.
Entretanto, esta linha passou a ser equipada também com movimentos automáticos, como o DUW 3001. Este calibre causou sensação aquando do seu lançamento em 2015 devido ao seu design ultraplano e ao preço razoável. O DUW 3001 mede apenas 3,2 mm de espessura. Os modelos da Nomos equipados com este calibre automático recebem a designação adicional Neomatik.