- 30
- 60
- 120
Relógio profissional de mergulho Omega Seamaster Diver 300M
Graças à sua válvula de hélio e estanquidade até 300 m (30 bares), o Omega Seamaster Diver 300M é um dos relógios de eleição dos mergulhadores profissionais. As edições limitadas deste relógio são peças de coleção muito interessantes.
5 razões para comprar um Diver 300M
- Apto para mergulho de saturação graças à válvula de escape de hélio
- Estanque até 300 m de profundidade (30 bares)
- Calibres com precisão de cronómetro e escape coaxial resistente aos choques
- Versões de três ponteiros ou com função de cronógrafo
- Peças de coleção: modelos James Bond de edição limitada com potencial de valorização
Relógio de mergulho profissional com válvula de escape de hélio
O Omega Seamaster Diver 300M foi lançado em 1993, primeiro numa versão de cronógrafo e, mais tarde, numa versão de três ponteiros. Tal como o Seamaster 300, o Diver 300M é também estanque até aos 300 m (30 bares). Contudo, este distingue-se por incluir uma válvula de hélio posicionada às 10 horas, uma função essencial no mergulho de saturação, em que os mergulhadores permanecem longos períodos de tempo no fundo do mar respirando uma mistura de oxigénio e hélio. Se o relógio não contar com uma válvula durante o processo de descompressão, o hélio pode penetrar no mecanismo e causar danos irreversíveis.
Outra diferença é o facto de o Diver 300M contar com uma janela para a data. Além disso, este relógio tem um visual bastante mais moderno, sobretudo graças à luneta ondulada que lhe confere um toque especial. A Omega oferece este relógio em tamanhos de 28 mm a 42 mm, sendo a maioria das caixas em aço inoxidável. Algumas edições limitadas surgem em titânio ou tântalo, um material de uso pouco frequente.
Inicialmente, este relógio de mergulho profissional estava disponível com um movimento de quartzo ou automático. Nos modelos atuais, a Omega utiliza exclusivamente calibres mecânicos, que não só oferecem um certificado de cronómetro, como contam também, desde 2006, com o escape coaxial da Omega. A manufatura de Bienna anunciou na Baselworld 2018 que iria começar a equipar este relógio com um Master Chronometer antimagnético até 15.000 gauss.
Quanto custa um Omega Diver 300M?
Modelo | Preço aproximado | Particularidades |
Diver 300M Commander's Watch Gold | 26.000 euros | Edição limitada a 007 exemplares, caixa de ouro |
Diver 300M Chronograph ETNZ | 4.600 EUR | Caixa de titânio, contagem decrescente para regata |
Diver 300M Chronograph GMT | 4.200 euros | Segundo fuso horário, cronógrafo |
Diver 300M Chronograph | 3.500 euros | Função de cronógrafo |
Diver 300M 41 | 2.600 euros | Cronómetro coaxial |
Diver 300M 28 | 1.500 euros | Movimento de quartzo |
Preço dos modelos de três ponteiros
A Diver 300M é uma das coleções mais recentes do catálogo da Omega e oferece uma incrível variedade de modelos e acabamentos. A versão de três ponteiros está disponível em três tamanhos: 28, 36 e 41 mm, que se adaptam tanto a pulsos masculinos como femininos. Os dois modelos maiores são animados por movimentos automáticos com escape coaxial e certificado de cronómetro. A versão mais pequena, porém, alberga um calibre de quartzo e não possui uma válvula de hélio. O preço dos modelos maiores ronda os 2.600 euros, ao passo que os modelos mais pequenos custam cerca de 1.450 euros.
Os modelos dos anos 90 e princípios de 2000 têm um preço bastante interessante. O seu design é facilmente reconhecível graças ao padrão ondulado dos mostradores. O modelo de 41 mm com calibre de quartzo custa aproximadamente 1.690 euros. Os relógios de 1993 dispõem de uma caixa com um diâmetro de 36 mm e são animados por um calibre automático com certificado de cronómetro. O seu preço ronda os 1.000 euros. Contudo, estes modelos não dispõem de um escape coaxial.
A Omega anunciou o lançamento da próxima geração do Diver 300M na Baselworld de 2018. A caixa do novo modelo passou a medir 42 mm e, para além do aço inoxidável, está também disponível numa versão bicolor de aço e ouro. A janela para a data passou da posição das 3 horas para a posição das 6 horas. A válvula de hélio oferece uma maior fiabilidade e inclui uma coroa cónica. Além disso, o mostrador volta a apresentar um padrão ondulado, à semelhança do primeiro Diver 300M. Contudo, a inovação mais importante encontra-se no interior do relógio: o calibre Master Chronometer, resistente a campos magnéticos até 15.000 gauss. Dependendo do material, o preço deste relógio encontra-se entre os 4.400 e os 8.900 euros.
Preço do Diver 300M com função de cronógrafo
O Seamaster Diver 300M com função de cronógrafo também está disponível em várias versões e nos tamanhos de 41 mm e 44 mm. Além disso, poderá também optar por uma função GMT adicional . Este modelo dispõe de um ponteiro central em forma de seta, que indica um segundo fuso horário numa escala de 24 horas. O seu preço ronda os 4.200 euros. O preço da versão padrão do cronógrafo ronda os 3.500 euros.
Tal como os modelos de três ponteiros, as versões com função cronográfica mais antigas têm preços bem mais acessíveis. Distinguem-se pela disposição dos submostradores, que se encontram às 6, 9 e 12 horas. A janela para a data está situada às 3 horas. Os modelos atuais contam com os totalizadores às 3, 6 e 9 horas. A janela para a data está integrada no contador das horas às 6 horas.
O modelo bicolor de meados dos anos 90, que combina o titânio e o ouro, custa cerca de 2.500 euros. Já um modelo de aço inoxidável do início dos anos 2000, em bom estado de conservação, alcança facilmente os 3.300 euros.
Edições limitadas: James Bond e vela
Em 1995, o Diver 300M estreou-se no grande ecrã ao surgir no pulso de James Bond no filme "GoldenEye". Desde então, a Omega tem lançado várias edições limitadas em homenagem ao famoso agente secreto.
O exemplo mais recente é o Commander's Watch, uma peça limitada a 7.007 unidades, um relógio dedicado a James Bond. Este Diver 300M distingue-se dos outros modelos pelo seu design único, nas cores do pavilhão da Marinha Real, com um mostrador branco, ponteiros das horas e dos minutos em azul e ponteiro dos segundos em vermelho com o logótipo "007" no contrapeso. Além disso, o rotor, que é claramente visível através do fundo de vidro de safira, conta também com o logótipo do agente secreto. Este relógio surge com uma bracelete NATO azul, vermelha e cinza com cinco riscas e uma bracelete adicional em aço. O preço deste relógio de aço inoxidável de 41 mm ronda os 4.100 euros.
O Commander's Watch está também disponível numa versão de ouro amarelo, limitada a apenas sete peças. Além da bracelete NATO, este relógio inclui uma bracelete de ouro de 18 quilates. Esta peça de coleção custa cerca de 26.000 euros.
Esta linha oferece também edições com preços mais acessíveis, como por exemplo o Diver 300M Casino Royale, cujo mostrador ostenta a famosa espiral do cano da arma dos créditos de abertura do filme. Em bom estado de conservação, esta peça custa cerca de 3.400 euros. O Diver 300M James Bond 50th Anniversary é outra edição um pouco mais cara e custa cerca de 500 euros mais. Este relógio foi lançado por ocasião do 50.º aniversário da coleção Bond. O seu mostrador surge decorado com vários pequenos logótipos 007 e o número 50 a vermelho na luneta de cerâmica preta.
Além da saga James Bond, a Omega tem também uma longa ligação à equipa de vela profissional Emirates Team New Zealand. O Omega Seamaster Diver 300M ETNZ de 44 mm celebra esta ligação. Este relógio apresenta uma caixa de titânio escovado, um mostrador de titânio e uma luneta giratória unidirecional de cerâmica preta com uma escala de mergulho polida, cujas indicações foram gravadas a laser. O contador de minutos situado às 3 horas conta também com uma função de regata de 5 minutos. Esta peça surge com uma bracelete de cauchu preta e vermelha. O preço deste cronógrafo desportivo ronda os 4.600 euros.