- 30
- 60
- 120
Omega Planet Ocean 600M: mergulho a grande profundidade
O Seamaster Planet Ocean foi criado para atender às exigências mais extremas do mergulho profissional. Estes cronógrafos dispõem de uma válvula de escape de hélio e são estanques até uma profundidade de 600 m (60 bares).
5 razões para comprar um Planet Ocean 600M
- Calibre de manufatura Co-Axial Master Chronometer altamente preciso e antimagnético
- Estanque até 600 m (60 bares), válvula de hélio
- Variantes com cronógrafo ou função GMT
- Tamanhos de caixa de 37,5 a 45,5 mm
- Disponível em aço, titânio, cerâmica e ouro vermelho
Descida a profundidades de 600 m
A Omega lançou o Seamaster Planet Ocean 600M em 2005, em homenagem à sua ligação ao mar e a alguns dos mais célebres exploradores subaquáticos, como Charles William Beebe e Jacques Cousteau, para quem os relógios Omega foram instrumentos vitais debaixo de água. Com efeito, o próprio nome Planet Ocean evoca a famosa experiência Precontinente. A fim de testar como era viver debaixo de água, Cousteau instalou uma "casa submarina" a 25 m de profundidade, onde ele e a sua equipa viveram durante semanas. Os restos do mítico Precontinente encontram-se ao largo da costa do Sudão, hoje cobertos por corais, e são um destino muito apreciado por mergulhadores.
Estanque até uma profundidade de 600 metros , o Omega Planet Ocean faz parte de uma classe especial de relógios de mergulho. Estes relógios representam uma categoria à parte no universo dos relógios desportivos, uma vez que estão sujeitos a uma enorme pressão debaixo de água: 60 kg por cada centímetro quadrado do relógio. A Omega apresentou esta linha em 2005 e tem vindo a melhorá-la desde então.
Às 10 horas encontra-se uma válvula de hélio: uma solução técnica desenvolvida especialmente para o mergulho de grandes profundidades. A sua função é a de poder deixar escapar os átomos de hélio que, por serem de menor dimensão, penetram na caixa através dos vedantes quando o mergulhador se encontra na câmara de mergulho.
A Omega oferece este relógio do mergulho com caixas de aço inoxidável, titânio, ouro ou cerâmica, assim como modelos de três ponteiros, cronógrafos e relógios com um segundo fuso horário. Os tamanhos vão desde os 37,5 mm aos 45,5 mm, pelo que o Planet Ocean se adequa tanto a pulsos masculinos como femininos.
Quanto custa Planet Ocean 600M?
Modelo | Preço aproximado | Particularidades |
Ref. 215.58.40.20.05.001 | 55.000 euros | Caixa em ouro branco, diamantes na luneta |
Ref. 215.63.44.21.03.001 | 15.300 euros | Caixa de ouro Sedna |
Ref. 215.63.46.22.01.001 | 9.800 euros | Caixa de cerâmica, função GMT |
Ref. 232.30.42.21.01.004 | 6.700 euros | Modelo James Bond "Skyfall" de edição limitada |
Ref. 215.32.46.51.04.001 | 7.500 euros | Edição Michael Phelps limitada, cronógrafo |
Preços em detalhe
A coleção Planet Ocean é muito vasta e oferece relógios para todos os gostos e bolsas. Os primeiros modelos lançados em princípios de 2000 são em aço inoxidável e o seu preço é bastante acessível. Um relógio de três ponteiros, dotado geralmente de uma luneta de alumínio em laranja brilhante, custa cerca de 3.700 euros. Os modelos atuais de aço inoxidável custam cerca de 4.200 euros. Já o preço dos modelos com caixa de titânio ronda os 5.200 euros. Se prefere um Planet Ocean de ouro Sedna, conte com uma verba de cerca de 15.300 euros. O modelo mais caro corresponde uma edição limitada a 88 exemplares de ouro branco de 18 quilates, cuja luneta é adornada de diamantes e safiras com corte baguete. O preço desta peça exclusiva é de 55.000 euros.
Os modelos GMT em aço inoxidável custam cerca de 5.000 euros. Os cronógrafos em aço têm um preço idêntico. Se optar por um cronógrafo em titânio, terá de investir mais 1.000 euros. Este está também disponível com caixa de ouro, cujo preço ascende aos 19.500 euros.
O preço dos relógios da linha Ladies Planet Ocean, dedicada especialmente às senhoras, não é muito diferente do dos modelos masculinos. Os relógios de 37,5 mm a 39,5 mm custam entre 4.200 e 14.000 euros, dependendo do seu estado de conservação.
Modelos de cerâmica em preto ou azul
O Planet Ocean também está disponível com caixa de cerâmica desde 2012. O modelo Deep Black, por exemplo, dispõe de uma caixa de cerâmica preta, ao passo que o Big Blue surge com uma caixa de cerâmica azul. Ambas as versões contam com função GMT, que exibe um segundo fuso horário. Ambas as cores custam cerca de 7.300 euros. O preço da versão com luneta, coroa e ponteiros em ouro Sedna sobe para cerca de 9.800 euros.
Para os fãs de vela, a Omega propõe um relógio dedicado à Emirates Team New Zealand, a equipa neozelandesa de vela. Este distingue-se dos outros modelos Deep Black principalmente pela cor da luneta, cuja escala surge em azul e vermelho, as cores nacionais da Nova Zelândia, na graduação dos primeiros dez minutos. Outra diferença é o fundo, que não é de vidro de safira como nos outros modelos, mas sim de cerâmica com uma gravação do logótipo da ETNZ. Conte com uma verba de 7.400 euros para adquirir esta peça.
O Deep Black também está disponível com uma função de cronógrafo. Os toques cor de laranja na luneta, nos botões e na bracelete de cauchu confere a este cronógrafo um visual muito jovem e cheio de vitalidade. O seu preço ronda os 7.700 euros.
Edições especiais: Bond, Jogos Olímpicos e atletas de alta competição
A coleção Planet Ocean também inclui algumas edições especiais. Modelos como o Planet Ocean Skyfall ou o Planet Ocean Quantum of Solace, são algumas das peças usadas pelo mais famoso agente secreto do grande ecrã, James Bond. A edição limitada a 5.007 relógios de mergulho custa entre 4.200 e 6.700 euros.
A Omega é, desde há muitos anos, cronometrista oficial de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos e, por isso, costuma lançar regularmente modelos especiais, nomeadamente o Planet Ocean Olympic Games Chronograph ou o Planet Ocean Pyeongchang 2018. Os preços destes relógios desportivos encontram-se entre os 4.200 e os 6.700 euros.
Em homenagem ao campeão olímpico Michael Phelps, a Omega lançou uma edição limitada do Seamaster Planet Ocean, um cronógrafo de 45,5 mm com mostrador branco e ponteiros e índices azuis com detalhes a laranja. Esta combinação de cores continua na luneta: a cerâmica azul possui algarismos brancos e os primeiros 15 minutos da escala são em cauchu laranja. A bracelete de cauchu é também em nestas duas cores. Através do fundo de vidro de safira pode ver-se o nome e as iniciais deste atleta excecional. O preço desta edição limitada a 280 exemplares ronda os 7.500 euros.
Calibres de última geração com máxima precisão cronométrica
Todos os modelos da coleção Planet Ocean são animados por calibres certificados pelo COSC com precisão de cronómetro. Além disso, a Omega equipa esta linha com o escape coaxial, que protege os relógios contra os choques.
Desde 2017, a Omega passou a equipar os modelos atuais com o calibre Master Chronometer . Estes movimentos garantem uma precisão excecional e, graças ao uso do silício, são resistentes a campos magnéticos até 15.000 gauss. Estas características são certificadas através de um teste realizado pelo Instituto Federal Suíço de Metrologia (METAS).