- 30
- 60
- 120
Ícone do design com pequenos segundos
O Luminor Marina é um relógio com um design absolutamente inconfundível graças à sua emblemática ponte protetora da coroa e aos pequenos segundos. Trata-se de uma peça relojoeira com valor seguro, sendo um excelente investimento para fãs e colecionadores.
Destaques
- Relógio de culto com o clássico dispositivo protetor da coroa
- Valor garantido, potencial de valorização do Daylight Slytech
- Mostrador com estrutura sanduíche; ponteiros e algarismos luminescentes
- Excecional legibilidade tanto de dia como de noite
- Pequenos segundos às 9 horas
Panerai Luminor Marina: de relógio militar a relógio de culto
O Luminor Marina é um dos relógios de luxo mais identificáveis do universo relojoeiro. O relógio da Panerai é imediatamente reconhecível graças à sua emblemática ponte protetora da coroa, que garante uma estanqueidade perfeita ao pressionar a coroa contra a caixa. Outra particularidade única desta peça são os pequenos segundos às 9 horas , que distingue todos os modelos Marina dos modelos Base da linha Luminor. Este modelo é dotado de um ponteiro suplementar dos segundos e o mecanismo é certificado como cronómetro pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres). As versões Base da linha Luminor apresentam traços puros e minimalistas e são dotadas de ponteiros luminescentes para as horas e minutos que asseguram a máxima visibilidade e legibilidade destes relógios de mergulho, tanto de dia como de noite.
O nome Luminor deriva do material luminescente "Luminor", à base de trítio. Esta matéria foi patenteada pela Panerai em 1949, e veio substituir os revestimentos de rádio por estes serem radioativos. Em meados dos anos 50 a Panerai introduziu oficialmente a ponte protetora da coroa, que anteriormente apenas equipava os protótipos. O design dos relógios militares manteve-se praticamente inalterado, uma política da marca de luxo florentina que contribuiu enormemente para o seu estatuto de culto. O facto de ter fornecido durante muitos anos os mergulhadores militares da marinha italiana tornou a marca muito apreciada entre fãs e colecionadores.
As grandes caixas com diâmetros superiores a 40 mm são especialmente adequadas a pulsos masculinos. Atores como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger são desde há muitos anos fãs da Panerai e usam os relógios de mergulho da marca tanto no grande ecrã como na vida privada. Por exemplo, no início do filme Eraser de 1996, em que Schwarzenegger interpreta o papel do marshal norteamericano John Kruger, o Luminor Marina surge num grande plano. Sylvester Stallone apareceu em diversos filmes com um Panerai no pulso, nomeadamente em Os Mercenários (2010), no qual usa um Luminor 1950 Regatta Rattrapante. Durante as filmagens de Pânico no Túnel (1996), o ator ítalo-americano comprou um Luminor em Roma, que usou durante o filme. Stallone ficou tão impressionado com o relógio da Panerai que encomendou uma edição especial de 50 exemplares com a sua assinatura – o Luminor Daylight Slytech.
Quanto custa um Luminor Marina?
Número de referência | Características | Preço aproximado |
5218-207A | Daylight Slytech | 20.000-35.000 EUR |
PAM00511 | Caixa em ouro vermelho, 8 dias de reserva de marcha | 15.000 euros |
PAM00111 | Mostrador preto, modelo raro | 5.500 euros |
PAM00048 | Automático, 40 mm de diâmetro, indicação de data | 5.300 euros |
PAM00564 | Caixa em titânio, 8 dias de reserva de marcha | 5.000 euros |
PAM00104 | Automático, 44 mm de diâmetro, indicação de data | 5.000 euros |
PAM00660 | Mostrador branco com logótipo Panerai | 3.700 euros |
Preços em detalhe
O preço de um Luminor-Marina usado e em bom estado de conservação começa na casa dos 3.200 euros. Já um modelo novo, custa pelo menos 3.700 euros. Esta exígua diferença de preço atesta, de resto, a excelente estabilidade de valor deste modelo da Panerai. Se pretender voltar a vender o relógio, deverá guardar a bracelete original e trocá-la por outra, pois desta forma conseguirá vender o relógio por um preço mais elevado.
Tradicionalmente, a caixa deste relógio é fabricada em aço, contudo existem também algumas versões em ouro ou titânio. Os modelos com o número de referência PAM00511 possuem uma caixa de ouro vermelho de 18 quilates e oferecem uma reserva de marcha de 8 dias. Para adquirir um modelo novo conte com uma verba de cerca de 15.000 euros. As versões em titânio têm o número de referência PAM00564 e custam cerca de 5.000 euros, novas.
O Luminor Marina Automatic Acciaio é, com 40 mm de diâmetro, um pouco mais pequeno do que o modelo de 44 mm, pelo que se adequa a pulsos masculinos mais finos ou mesmo a pulsos femininos. O preço de um modelo usado com o número de referência PAM00048 começa na casa dos 4.100 euros; um exemplar novo custa cerca de 5.300 euros. Se o modelo de 40 mm for demasiado pequeno para si, mas prefere um movimento de corda automático, sugerimos o modelo de 44 mm com o número de referência PAM00104. Um exemplar usado custa 3.800 euros e novo, cerca de 5.000 euros.
Uma das versões mais raras é a edição limitada Luminor Daylight Slytech com o número de referência 5218-207A. Estes instrumentos do tempo foram lançados antes de a Panerai ser adquirida pelo grupo Vendôme Luxury em 1997. Nesse mesmo ano, o grupo Vendôme foi integrado no grupo de luxo Richemont. O Daylight Slytech é uma peça de coleção extremamente cobiçada cujo preço ronda os 20.000 e os 35.000 euros.
Alternativas à Panerai
Se pretende um mostrador mais minimalista e pode prescindir dos pequenos segundos, sugerimos o Luminor Base Logo Acciaio. A versão atual com mostrador preto tem o número de referência PAM01000; já a versão com mostrador branco tem a referência PAM00630. Esta última custa cerca de 3.500 euros, ao passo que a versão com mostrador preto custa cerca de 3.800 euros. Uma das versões mais raras e cobiçadas é a referência PAM00112. Esta variante do Luminor Base possui um diâmetro de 44 mm e prescinde do logótipo no mostrador. Estes são os relógios mais típicos da Panerai, que todos o Paneristi deviam incluir na sua coleção. O preço de um PAM00112 usado começa nos 4.000 euros, ao passo que um exemplar novo custa, pelo menos, 4.500 euros.
Se é um apreciador de relógios retro, sugerimos o Luminor Marina 1950, cuja caixa em forma de almofada lembra os relógios vintage dos anos 50. Ao contrário da maioria dos modelos da coleção Luminor, que apresentam uma caixa com linhas retas, a linha Luminor 1950 apresenta uma caixa com uma forma mais almofadada. Um elemento distintivo é a gravura "REG. T.M.", que significa Registered Trade Mark, na parte superior da proteção da coroa, que não está presente nos modelos normais da coleção Luminor. Um Luminor Marina 1950 com o número de referência PAM00312 custa cerca de 5.000 euros, usado. O preço de um modelo novo ronda os 5.700 euros.
O motor do Luminor Marina
O Luminor Marina está disponível em versões de corda manual ou automática. Uma característica comum a todos os modelos são os pequenos segundos descentrados às 9 horas. Os modelos de corda manual vêm equipados com os calibres OP II, OP XI e P.5000, este último fabricado pela própria manufactura. Os calibres OP II e OP XI baseiam-se no calibre Unitas 6497-A2. Já as versões de corda automática são dotadas do mecanismo OP III. Este baseia-se no calibre Valjoux 7750, da ETA. Ao contrário do 7750, este não possui função de cronógrafo, mas mantém a data às 3 horas.
O calibre P.5000, manufacturado pela Panerai, apresenta um diâmetro de 35,1 mm para uma espessura de 4,5 mm. Trata-se de um calibre com uma construção robusta, composto por 106 peças e 21 rubis. Bate a 21.600 alternâncias/hora (3 Hz). Dois tambores asseguram uns impressionantes 8 dias de reserva de marcha. Inclui ainda o dispositivo Parechoc da KIF para absorver impactos.
Estética apurada
O inconfundível design do Panerai Luminor manteve-se praticamente inalterado nas últimas décadas. Fiel ao seu ADN, a marca distingue-se por uma estética de grande impacto visual e uma excelente legibilidade. Não seria de esperar outra coisa, uma vez que estes relógios foram concebidos para atender às mais elevadas necessidades de mergulho técnico da marinha italiana. Além do clássico preto, os mostradores encontram-se atualmente disponíveis em branco e castanho, com algarismos luminescentes árabes às 12, 3 e 6 horas. Os pequenos segundos posicionados às 9 horas também brilham no escuro. Para complementar, existem braceletes em aço ou cauchu ou correias em pele de vitela ou aligátor. Como as braceletes são de troca rápida, pode escolher uma enorme variedade de versões ao seu gosto.
Relógios para mergulhos no mar e na cidade
Longe vão os tempos em que o Luminor Marina era um relógio para uso exclusivamente militar. Hoje, o relógio da marca florentina é um desportivo com muita classe, ideal quer como companheiro de aventuras subaquáticas (é estanque até aos 300 m), quer como relógio essencial com um caráter contemporâneo, muito apreciado por gestores, criativos e citadinos. Não há dúvidas: o Luminor é um dos relógios masculinos mais reconhecidos do universo relojoeiro.