- 30
- 60
- 120
Rolex Air-King – Rei dos ares
O Air-King é um dos modelos mais essenciais do catálogo da Rolex e é muito apreciado pela sua versatilidade. Ao longo de meio século, este modelo surgiu em muitas versões diferentes que, contudo, mantiveram sempre o estilo original.
Destaques
- Modelo de entrada no mundo da Rolex
- Modelos mais recentes com certificado de Cronómetro Superlativo Rolex
- Movimentos automáticos de manufactura fiáveis e precisos
- Para colecionadores: edições especiais raras como os relógios com o logótipo da Pan-Am
Relógios de piloto clássicos da Rolex
À semelhança do Oyster Perpetual, o Air-King é um modelo de entrada no mundo da Rolex. Foi lançado em 1945 pelo fundador da marca, Hans Wilsdorf, para homenagear os pilotos da Força Aérea Real Britânica, aos quais a Rolex fornecera um modelo designado "Speedking" durante a Segunda Guerra Mundial. Estes relógios assentavam numa caixa maior (34 mm) e eram mais fiáveis do que os modelos que faziam parte do equipamento oficial da Força Aérea. Com a aproximação do final da guerra, a Rolex desenvolveu uma série de modelos associados à aeronáutica, entre os quais o Air-Lion, o Air-Giant, o Air-Tiger e, claro, o Air-King. Este continuou em produção e foi depois comercializado para o público civil.
O relógio de piloto em aço distingue-se pelas suas linhas simples e por uma legibilidade perfeita. Equipado com movimento automático, o modelo de três ponteiros prescinde de funções adicionais e apresenta um mostrador onde os minutos e os respetivos algarismos se encontram em grande destaque para facilitar a leitura, dada a sua importância na navegação. A inscrição "Air-King" surge estampada no mostrador sob as 12 horas em todos os modelos anteriores a 2016. No modelo de 2016, passa a figurar acima das 6 horas. Para quem apreciar um relógio com mais funções, sugerimos os cronógrafos Daytona ou GMT-Master II. Este último dispõe de um ponteiro suplementar para a indicação do segundo fuso horário. O Daytona é dotado de uma escala taquimétrica, ideal para calcular tempos médios de velocidade.
Preços do Rolex Air King
Número de referência | Preço aproximado | Calibre/cronómetro |
116900 | 5.300 euros | 3131 / ✓ |
114200 | 3.900 euros | 3130 / ✓ |
14000M | 3.200 euros | 3130 / – |
14000 | 3.000 euros | 3000 / – |
5500 | 2.600 euros | 1520 ou 1530 / – |
5700 | 3.300 euros | 1520 / – |
Preços em detalhe
Um Rolex Air King Ref. 116900 novo da coleção atual ronda os 5.300 euros, enquanto usado custa cerca de 5.100 euros. Este é, pois, um dos relógios de piloto da coleção Oyster com o preço mais acessível. Os relógios com a Ref. 114200 são ainda mais acessíveis e custam, usados, cerca de 3.400 euros. Embora esta referência já não seja produzida pela Rolex, os exemplares como novos têm um preço bastante razoável que ronda os 3.900 euros. As versões com mostrador azul são as mais procuradas. Tanto a Ref. 116900 como a Ref. 114200 são animadas por calibres com certificado de precisão oficialmente autenticado pelo Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC).
Se esta certificação não tiver muita importância para si e quiser poupar algumas centenas de euros, sugerimos que dê uma vista de olhos no Rolex Oyster Perpetual Air King Ref. 14000. Um exemplar usado custa cerca de 3.000 euros e os novos, por serem mais raros, são consequentemente mais caros. O Rolex Air King Date, dotado de uma janela para a data, pode ser encontrado através da Ref. 5700. Este modelo com a característica lupa Cyclops custa cerca de 3.300 euros, usado. Com um diâmetro de caixa de 35 mm, o Air King Date é apenas um milímetro maior do que as versões sem data.
A primeira geração do Rolex Air King tem a Ref. 4925 e foi lançada pela casa genebrina em meados dos anos 1940, sendo pois um relógio vintage muito interessante para colecionadores. Contudo, atualmente, estes relógios não são fáceis de encontrar no mercado. Será bastante mais fácil encontrar o Air King Ref. 5500, lançado pela marca em 1957. Os exemplares usados custam cerca de 2.600 euros. A Ref. 5500 está disponível em diversas versões e com vários mostradores. Um dos modelos mais raros é o "Double Red", que apresenta as inscrições "Air King" e "Super Precision" a vermelho no mostrador.
O Rolex Air King é o relógio certo para mim?
Se há algum tempo que pensa comprar um Rolex, o Air-King é um excelente modelo por onde começar. Tanto as versões vintage como as atuais são relativamente acessíveis e têm um design sóbrio e desportivo típico da Rolex. Com uma caixa de 34 mm, os modelos antigos adaptam-se mais aos pulsos femininos. O Air-King Ref. 116900 da coleção atual tem um tamanho contemporâneo de 40 mm e é o relógio perfeito para usar no dia-a-dia. O seu design desportivo e simultaneamente elegante torna-o o relógio perfeito para usar tanto no escritório como com um look mais descontraído.
O Oyster Perpetual 39 ronda os 4.400 euros, ou seja, algumas centenas de euros menos que o Air-King. O Explorer encontra-se na mesma faixa de preço do Air-King, embora tenha um visual mais desportivo e possua o mesmo diâmetro de 39 mm do Oyster Perpetual 39 . Os grandes algarismos árabes, o ponteiro dos segundos bem como a inscrição da marca a verde saltam imediatamente à vista e distinguem o caráter deste relógio desportivo. A decisão final terá mais a ver com o seu gosto pessoal do que com o preço do relógio.
Diferentes mostradores e lunetas
O Air-King surgiu em inúmeras versões com diferentes mostradores e lunetas ao longo dos seus 70 anos de história. Desde índices em bastão, algarismos árabes, algarismos romanos, superfícies rodiadas e contrastes laranja, os diferentes modelos Air-King estão disponíveis numa grande variedade de visuais. O mostrador existe em diferentes cores, como rosé, azul ou verde.
Apesar das muitas versões existentes, a estética deste modelo permaneceu sempre fiel ao original. Tal como a maioria dos modelos da Rolex, possui um design intemporal assente na caixa redonda Oyster, acompanhada por uma bracelete metálica. A caixa de 34 mm em aço possui acabamento polido que contrasta com o acabamento escovado dos flancos. Para os padrões contemporâneos, o tamanho pode parecer relativamente pequeno, mas nem todos apreciam relógios sobredimensionados como, por exemplo, o Luminor da Panerai que mede 47 mm de diâmetro. Nos anos 50, a Rolex começou a utilizar a caixa do Explorer para o Air-King, pelo que o seu diâmetro cresceu um milímetro. Devido ao sistema de rosca Twinlock da coroa, os modelos eram estanques até 100 m (10 bares) de profundidade.
As lunetas estavam disponíveis em três versões diferentes: polida, canelada ou dentada com graduações das horas em relevo. Os modelos com a Ref. 114234 possuíam uma luneta em ouro branco. Os modelos mais recentes têm vidro de safira.
Calibres que animam o Air-King
A Rolex produziu os modelos com a Ref. 5500 durante cerca de 37 anos. A partir de 1957, começaram a ser utilizados diversos mecanismos como os calibres 1520 e 1530. A versão norte-americana do mecanismo 1520 possuía 17 rubis, ao passo que a europeia possuía 26. O calibre 1530 existia em variantes com 17, 25 ou 26 rubis. As inscrições "Precision" (calibre 1520) ou "Super Precision" (calibre 1530) estampadas no mostrador revelam que mecanismo equipa o relógio.
Nos anos 1990, o movimento automático 3000 veio substituir os mecanismos anteriores. Com grande precisão e fiabilidade, este apresenta uma frequência de balanço de 28.800 alternâncias por hora e é dotado de um rotor bidirecional e de uma espiral com curva terminal Breguet. Na passagem para o novo milénio, a manufactura genebrina passou a equipar o seu modelo mais básico com o calibre 3130 , que alimenta também o Submariner sem data. Estas versões do Air-King são facilmente reconhecíveis pela letra "M" (modificado) que surge no final do número de referência. A partir de 2007, o Air-King passou a vir acompanhado do certificado de precisão cronométrica do Controlo Oficial Suíço de Cronómetros (COSC). O ajuste fino passou a ser feito com porcas de regulação Microstella montadas na coroa interna do balanço. A maior parte das outras manufacturas utiliza a raqueta para o acerto da frequência.
Redesign em 2007
Em 2007, a Rolex fez uma remodelação estrutural ao Air-King. Os mostradores concêntricos revestidos a ródio e os algarismos árabes coloridos passam a caracterizar a maioria destes modelos. As asas surgem mais largas e a espessura aumenta para 11,5 mm. Além disso, estes modelos passam a vir acompanhados da nova bracelete de aço Oyster 70190, com 19 mm de largura e um fecho melhorado. De perfil, salta imediatamente à vista a sua forma que se deve ao vidro de safira abaulado e à luneta de maiores dimensões, fazendo com que o relógio pareça mais volumoso. Os especialistas denominam estas caixas de "Bubble Back" por causa da sua forma de bolha que faz lembrar os primeiros Oyster Perpetual de 1931. Nessa época, as caixas eram arredondadas e pareciam uma bolha. A razão para a forma foi a utilização do novo rotor patenteado da Rolex.
Desde 2016 com 40 mm de diâmetro
Em 2014, a manufactura genebrina parou temporariamente o fabrico do Air-King. Em 2016, o modelo regressou ao catálogo da marca, apresentando-se numa caixa de 40 mm em aço com um mostrador preto no qual se destaca uma original combinação dos números 3, 6 e 9 aplicados em relevo com uma escala de minutos impressa. O nome Air-King é realçado com carateres criados nos anos 1950, especificamente pensados para o modelo original. O ponteiro Mercedes é um elemento típico dos relógios desportivos da Rolex, bem como os ponteiros dos minutos e dos segundos revestidos com o material luminescente Chromalight. Esta massa luminescente reveste também os índices e o grande triângulo posicionado às 12 horas, aumentando a legibilidade, mesmo em ambientes sem luz.
Um dos elementos mais característicos do Rolex Air-King Ref. 116900 é o ponteiro dos segundos verde e a inscrição a verde às 12 horas. O nome Air-King surge às 6 horas com carateres criados nos anos 1950 especificamente para o modelo original. A bracelete Oyster com acabamento escovado é complementada pelo fecho Oysterclasp e o sistema Easylink, que permite ajustar facilmente em cerca de 5 mm o seu comprimento, proporcionando maior conforto. A luneta polida confere um toque elegante ao Air-King.
Alternativa: Rolex Oyster Perpetual 39
O outro modelo base da Rolex é o Oyster Perpetual, um relógio também muito elegante e simples, que se adequa às mais diversas ocasiões. Com caixa em aço, está disponível em vários tamanhos: 26 mm, 31 mm, 34 mm, 36 mm e 39 mm. Os modelos com diâmetros mais pequenos são perfeitos para os pulsos femininos e estão disponíveis, por exemplo, com mostrador bordeaux ("red grape") ou champanhe ("white grape"), cores bastante femininas. Além destas cores, a palete inclui ainda o antracite (cinzento ródio), o azul, o verde-oliva, o prateado e o salmão.
O Oyster Perpetual tem um visual desportivo e elegante e simultaneamente sóbrio. Por isso mesmo, é o companheiro ideal para as mais diversas ocasiões, desde o escritório à praia. Graças à coroa Twinlock, este relógio é estanque até aos 100 m (10 bares).
No interior do Oyster Perpetual de 39 mm bate o calibre 3132. Ao contrário do calibre 3130, este dispõe de uma espiral Parachrom fabricada numa liga antimagnética de nióbio e zircónio, imune aos efeitos dos campos magnéticos e muito mais resistente a choques do que uma espiral comum. Esta espiral conta com uma curva terminal Breguet que garante um melhor isocronismo das oscilações em todas as posições, o que conduz a uma elevada precisão cronométrica que a Rolex certifica através do Controlo Oficial Suíço de Cronómetros (COSC). Além disso, o mecanismo vem equipado com o sistema antichoque Paraflex, desenvolvido pela própria Rolex, que o protege eficazmente contra choques. A reserva de marcha é de 48 horas.
Rolex Air-King: um relógio versátil para todas as ocasiões
Lançado em 1945, o Air-King é um dos modelos mais baratos do universo da Rolex e acabou por se tornar num clássico graças a um design constante que nunca se afastou muito do modelo original. Década após década, foram feitas várias afinações a pequenos detalhes e, por isso, estão disponíveis versões muito interessantes com diversos mostradores e lunetas. Pela sua simplicidade, o Air-King conquistou uma grande legião de fãs, entre os quais se conta a companhia de aviação Pan Am, que oferecia este modelo aos seus pilotos quando estes se reformavam. Estes modelos apresentam o logótipo da Pan Am e são particularmente cobiçados pelos colecionadores. Como todos os relógios da Rolex, o Air-King combina a precisão, a robustez e a excelência dos materiais com um design intemporal que se adequa a quase todas as ocasiões.