- 30
- 60
- 120
Rolex Batman – Um GMT com muito apelo
Este GMT-Master II – conhecido pelo nome de "Batman" por causa da sua luneta em cerâmica azul e preta – é um dos relógios GMT mais procurados e desejados da Rolex. Este relógio de luxo exibe um terceiro fuso horário graças à luneta giratória e ao ponteiro azul das 24 horas.
5 razões para comprar um Rolex Batman
- GMT-Master II em aço extremamente cobiçado
- Excelente investimento: valorização constante nos últimos anos
- Emblemática luneta azul e preta
- Luneta de cerâmica muito resistente aos riscos
- Cronómetro superlativo altamente preciso
Qual é a diferença de preço entre o Rolex Batman e outros GMT-Master II?
Modelo e número de referência | Preço aproximado | Cores da luneta e material da caixa |
Batman, 116710BLNR
|
8.900 euros | Azul/preto, aço |
GMT-Master II, 116710LN
|
7.500 euros | Preto, aço |
GMT-Master II bicolor, 116713LN | 9.800 euros | Preto, aço e ouro amarelo |
GMT-Master II em ouro, 116718LN | 22.600 euros | Preto, ouro amarelo |
Pepsi, 116719BLRO | 26.200 euros | Vermelho/azul, ouro branco |
Preços em detalhe
O Rolex Batman Ref. 116710BLNR (BLNR refere-se a "bleu/noir", ou seja, azul/preto) é um dos relógios mais populares da Rolex. Este GMT-Master II é tão procurado que, se o pretender adquirir, terá de esperar várias semanas. Se não quiser esperar tanto tempo, sugerimos que procure na plataforma online da Chrono24.
O preço de catálogo do Rolex 116710BLNR estabeleceu-se nos 8.100 euros. Como se trata de um relógio que foi lançado em 2013, existem poucos exemplares usados no mercado. Se encontrar um exemplar usado em bom estado de conservação, o seu preço geralmente rondará os 8.400 euros, o que não difere muito de um relógio novo que pode custar 8.900. Em geral, a estabilidade do valor do Rolex BLNR é muito alta. Se der uma vista de olhos nas lojas online, irá constatar que este modelo é vendido por algumas centenas de euros mais do que o preço estabelecido. Não é raro encontrar um 116710BLNR que alcance valores na ordem dos 10.000 euros. Um valor que, embora alto, lhe garante um rápido envio do exemplar. Como este relógio é muito procurado, é bastante provável que o seu valor aumente, o que faz dele um excelente investimento.
Preços da versão base do GMT-Master II
Em comparação com o Rolex Batman, o preço de catálogo da versão standard ( Ref. 116710LN) com luneta em cerâmica preta é de 7.650 euros. Um exemplar usado em bom estado de conservação ronda os 6.800 euros, ao passo que as versões como novas alcançam os 7.500 euros.
O modelo bicolor em aço inoxidável/ouro amarelo de 18 quilates com a Ref. 116713LN possui uma luneta preta de Cerachrom , um tipo de cerâmica desenvolvida pela Rolex. Trata-se de um material muito mais resistente do que a cerâmica comum, à prova de raios ultravioleta e antirrisco. Anteriormente, as lunetas costumavam desbotar com o passar do tempo. O GMT-Master II Ref. 116713LN custa 8.800 euros em segunda mão. Um exemplar como novo ronda os 9.800 euros.
O que tem o Rolex Batman de tão especial?
Este modelo da Rolex é altamente cobiçado graças às suas características únicas. Para começar, foi o primeiro modelo de sempre a incorporar uma luneta graduada em cerâmica – fabricada numa única peça – com duas cores: preto para a noite e azul-marinho para o dia. Pergunta-se o leitor o que é que isto tem de especial? Ora bem, o que tem de especial é que a luneta não é pintada em duas cores; ao invés, trata-se da uma luneta em Cerachrom, um material exclusivo patenteado pela Rolex, cuja composição química permite que a cerâmica passe de uma cor a outra numa das metades. Esta é uma grande inovação no campo da cerâmica, que apenas encontrará nos relógios da Rolex. A luneta bicolor permite distinguir imediatamente se no segundo fuso horário é de noite ou de dia.
Como a maioria dos modelos da marca, o Rolex Batman apresenta um diâmetro de 40 mm. Se procura um relógio desportivo maior, sugerimos o Sea-Dweller Deepsea ou o Sea-Dweller, lançado em 2017 na Baselworld. Este último apresenta um diâmetro de 43 mm, ao passo que o Deepsea conta com 44 mm de diâmetro. A caixa do Rolex GMT-Master II Batman é fabricada em superaço 904L, um material muito usado na aviação e na alta tecnologia. Este é comprovadamente mais resistente aos riscos e à corrosão.
Bracelete Oyster com extensão Easylink
Este relógio é complementado pela bracelete Oyster de três fileiras, a mesma do Rolex Submariner. Porém, ao contrário da bracelete do Submariner, neste modelo os elos centrais são polidos e não escovados, um acabamento que também se encontra noutros modelos GMT-Master II e que confere ao relógio um aspeto bastante mais elegante. Graças à luneta azul e preta, o Batman é um modelo mais sóbrio que pode também ser usado com fato e gravata. Para manter o relógio bem seguro no pulso, a bracelete Oyster é dotada de um fecho Oysterlock desdobrável, com dispositivo de segurança e extensão rápida Easylink de 5 mm. Uma funcionalidade muito prática, particularmente nos dias quentes de verão quando o pulso tende a inchar.
Como bom relógio de piloto, o GMT-Master II Batman permite visualizar um segundo fuso horário através de um ponteiro suplementar. O ponteiro suplementar azul do Batman combina na perfeição com o azul da luneta. Já a versão padrão (Ref. 116710LN) apresenta um ponteiro suplementar verde e a inscrição "GMT-Master II" na mesma cor. Já o GMT-Master II Batman apresenta a inscrição em branco, característica que facilita a distinção imediata entre estes modelos. Todos os GMT-Master II possuem uma janela da data sobre a qual se encontra a lupa Cyclops.
Movimento de precisão Rolex
O Rolex Batman alberga o calibre de manufactura 3186 , um movimento mecânico de corda automática que inclui data e função GMT. Tal como todos os calibres da marca da coroa, este é certificado pelo Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC). Os relógios são ainda submetidos a uma bateria de testes da própria Rolex, cujo grau de exigência é muito superior àqueles do COSC. Daí a inscrição "Superlative Chronometer" adornar os mostradores dos relógios Rolex. Em termos de precisão cronométrica, isto significa que os mecanismos da Rolex apresentam uma margem de desvio diária de no máximo -2/+2 segundos, em comparação com a margem de -4/+6 do COSC. O Batman é ainda dotado de função de stop-seconds e apresenta uma reserva de marcha de 48 horas.
Características do calibre 3186
- Corda automática
- Indicação da data
- Função GMT
- Cronómetro superlativo certificado
O sucessor de um ícone
O Rolex GMT-Master II Batman é uma reinterpretação do emblemático GMT-Master lançado pela Rolex em meados dos anos 1950 (Ref. 6542). A manufactura suíça desenvolveu este relógio com função GMT por encomenda da companhia aérea Pan American World Airways (Pan-Am), para atender especificamente às necessidades dos seus pilotos. Na era de ouro da aviação comercial, com o início dos primeiros voos transatlânticos, a necessidade de se visualizarem vários fusos horários em simultâneo começou a ganhar grande importância. Em resposta a esta necessidade, a Rolex criou o GMT-Master 6542 com uma luneta rotativa graduada de 24 horas e um ponteiro suplementar das horas. As cores da luneta (vermelho para o dia, azul para a noite) permitem reconhecer imediatamente se é dia ou de noite.
Sabia que o Rolex GMT-Master já apareceu no grande ecrã? No filme Goldfinger (1964), o vilão Pussy Galore usa um GMT-Master Ref. 6542. Apesar de este não ser um tradicional relógio Bond como, por exemplo, o Rolex Submariner 6538, não deixou de ter o seu momento de glória no cinema.
Que alternativas existem ao Batman?
Se o que pretende é adquirir um modelo GMT-Master II, mas as cores da luneta não são um fator muito importante para si, sugerimos que dê uma vista de olhos na versão com luneta Cerachrom preta. Este modelo tem um preço bastante mais acessível, tanto novo como usado, e, de um ponto de vista técnico, é idêntico.
Tradicionalmente, o Rolex GMT-Master dispõe de uma luneta bicolor vermelha e azul, que os fãs da marca alcunharam carinhosamente de Pepsi. Porém, como esta versão só está disponível em ouro branco, o seu preço é bastante mais elevado do que o Rolex GMT-Master II Batman. Contudo, na Baselworld de 2018, a Rolex apresentou a Ref. 126710BLRO, um GMT-Master II com luneta Cerachrom vermelha e azul, uma bracelete Jubileu e o calibre de manufactura 3285. Graças a este mecanismo, o novo Pepsi conta com uma reserva de marcha de 70 horas. Se optar por adquirir a versão antiga com a Ref. 16710, poderá adquirir um modelo em aço com luneta azul e vermelha, contudo esta é em alumínio. A Rolex produziu os modelos com esta referência a partir do final dos anos 1980.
Rolex com luneta vermelha e preta
O Rolex GMT-Master II Ref. 16710 está disponível em várias versões, entre as quais, uma com luneta preta e outras que combinam o vermelho com o preto. Esta última versão é também conhecida pelo nome de Rolex Coke, por combinar as cores da famosa marca de refrigerantes. Contudo, a luneta destas versões era ainda em alumínio, pelo que não é tão resistente aos riscos nem à descoloração como as atuais lunetas de Cerachrom. Como se trata de um modelo que deixou de ser produzido, são bastante raros.
Na verdade, o primeiro GMT-Master II apresentado pela Rolex possuía uma luneta preta e vermelha . A marca genebrina lançou este modelo (Ref. 16760) em meados dos anos 1980. Naquela época, tanto a luneta bicolor como o vidro de safira eram grandes novidades no universo relojoeiro. Hoje em dia, o vidro de safira é um elemento standard em todos os relógios da Rolex. Este modelo vinha equipado com o calibre 3085, cujas funções eram também bastante inovadoras para a época. Este permitia que o ponteiro das horas pudesse ser ajustado independentemente. Como este modelo possuía uma caixa mais espessa, foi apelidado de "Fat Lady". Atualmente, existem poucos Rolex Coke originais no mercado . Isto deve-se ao facto de o 16760 ter estado em produção apenas durante alguns anos. Embora se trate de um modelo raro, o preço de um exemplar usado ronda os 8.100 euros.
Rolex Pepsi em ouro branco com luneta vermelha e azul
Uma das versões mais conhecidas do GMT-Master é o Rolex Pepsi. Esta lendária versão é imediatamente reconhecível pela sua luneta vermelha e azul, as cores da Pepsi. Os modelos mais antigos em aço inoxidável com a Ref. 16750 custam, usados, cerca de 9.100 euros. Este modelo possui, ao contrário do Rolex Batman, uma luneta giratória em alumínio.
O Rolex Pepsi foi reeditado em 2014, embora de 2014 a 2018 existisse apenas numa versão exclusivamente em ouro branco de 18 quilates . A luneta bicolor passou também a ser em Cerachrom. Este GMT-Master II (Ref. 116719BLRO) é um relógio desportivo extremamente luxuoso . A sigla BLRO refere-se a "bleu/rouge" (azul/vermelho). De referir que as caixas e as braceletes em ouro são concebidas na própria fundição da Rolex. Como o Rolex GMT-Master II Pepsi foi lançado há poucos anos, ainda não existem muitos modelos usados no mercado. Um relógio usado em bom estado de conservação custa cerca de 24.500 euros, ao passo que as versões como novas alcançam os 26.200 euros. O preço de catálogo estabeleceu-se nos 34.800 euros. Lançada em 2018, a versão Pepsi em aço tem um preço oficial de 8.400 euros.