- 30
- 60
- 120
Cellini – O lado elegante da Rolex
A sobriedade e a elegância marcam a hora nos modelos da linha Cellini cujos materiais nobres os transformam em peças intemporais. O relógio clássico da Rolex está também disponível numa versão dual time ou com fases da lua.
5 razões para comprar um Rolex Cellini
- A linha mais clássica da Rolex
- Materiais nobres: ouro branco ou Everose de 18 quilates, correias de pele de aligátor
- Versões com diamantes no mostrador e na luneta
- Calibre de manufactura com certificado cronométrico
- Variantes com data, segundo fuso horário ou fases da lua
Design clássico e elegante aliado à mais moderna técnica relojoeira
A Rolex celebra a tradição relojoeira na sua vertente mais clássica e pura com a linha Cellini. As peças desta coleção caracterizam-se pela redondez das formas, pelos ponteiros com a clássica forma de lança, pelos mostradores finamente decorados em guilhoché e pelos algarismos romanos. Ao contrário dos famosos modelos desportivos da Rolex assentes na caixa Oyster, como o Daytona ou o Submariner, esta linha, que faz parte do catálogo da marca desde 1961, distingue-se pela sua sobriedade.
A coleção atual foi buscar as suas raízes ao Cellini Prince, um modelo de caixa retangular que a marca produziu entre os anos 2000 e 2015. O design deste relógio de corda manual presta homenagem ao Rolex Prince lançado em 1928, no auge do conhecido movimento Art Déco. Os modelos de então eram retangulares e de corda manual. A partir de 2014, os Cellini voltam a ser redondos e passam a ser animados por calibres de manufactura automáticos, sendo que alguns modelos oferecem uma função dual time ou uma indicação das fases da lua. O Cellini Time é um relógio essencial de três ponteiros.
Batizada em honra a um dos maiores artistas italianos da Renascença, Benvenuto Cellini (1500-1571), escultor e ourives florentino que se destacou especialmente pelo seu trabalho com metais preciosos, esta linha apresenta modelos em materiais nobres como o ouro branco ou o ouro rosa. Simultaneamente, reinterpreta a arte relojoeira tradicional, aliando a elegância à mais moderna técnica relojoeira.
Preço dos Rolex Cellini
Modelo | Material | Preço aproximado |
Cellini Moonphase, Ref. 50535 | Ouro Everose | 19.800 euros |
Cellini Dual Time, Ref. 50525 | Ouro Everose | 13.500 euros |
Cellini Date, Ref. 50519 | Ouro branco | 12.300 euros |
Cellini Time, Ref. 50505 | Ouro Everose | 10.300 euros |
Preços em detalhe
Os modelos Cellini Time, com a indicação essencial das horas, minutos e segundos em ouro Everose (Ref. 50505) custam, novos, cerca de 10.300 euros. Já os exemplares usados rondam os 10.000 euros. Na Chrono24, os preços dos exemplares como novos são bastante mais baixos do que os preços oficiais da marca, pelo que poderá poupar cerca de 3.000 euros. As versões de ouro branco (Ref. 50509) novas custam cerca de 10.600 euros e cerca de 9.100 euros, usadas. Os modelos cuja luneta é incrustada de diamantes alcançam valores na ordem dos 15.000 euros.
Um Rolex Cellini Date Ref. 50519 com função de data custa, novo, cerca de 12.300 euros e cerca de 10.200 euros, usado. A versão em ouro Everose com a Ref. 50515 encontra-se nesta mesma faixa de preço. Se optar por comprar online, poupará, sem dúvida, entre dois e três mil euros.
Se pretende adquirir um relógio que exiba dois fusos horários simultaneamente, o Cellini Dual Time é o relógio ideal para si. Este modelo exibe o segundo fuso horário num submostrador posicionado às 6 horas. Além disso, possui uma elegante indicação dia/noite que surge numa pequena janela às 9 horas. Um exemplar novo em ouro rosé com a Ref. 50525 custa cerca de 13.500 euros, ao passo que uma peça usada ronda os 11.200 euros. A versão em ouro branco com a Ref. 50529 custa, nova, cerca de 12.800 euros e, usada, cerca de 11.000 euros.
Cellini Moonphase: uma estrela desde 2017
Um dos modelos em destaque da coleção Cellini é o Cellini Moonphase, que a marca apresentou em 2017. Este conta com um mostrador branco lacado com um disco azul esmaltado às 6 horas para indicar as fases da lua. A lua cheia é representada por um aplique com a forma de um meteorito e a lua nova surge sob a forma de um círculo prateado. Esta função oferece uma precisão de 122 anos. Além disso, o Cellini Moonphase indica a data através de um ponteiro central e de uma escala que se encontra na periferia do mostrador.
Este é o Rolex mais complicado da coleção Cellini e evoca os históricos modelos dos anos 50 (Ref. 6062 e 8171), que atualmente são bastante raros e cobiçados pelos colecionadores. O Cellini Moonphase foi lançado recentemente, por isso, não existem ainda muitos exemplares usados no mercado de segunda mão. O preço de um exemplar novo em ouro rosa com a Ref. 50535 ronda os 19.800 euros.
Caixas de 39 mm em ouro branco ou Everose
Com uma estética sóbria de linhas depuradas, o Cellini apresenta-se numa elegante caixa com um diâmetro clássico de 39 mm , um tamanho que se adequa praticamente a qualquer pulso. As caixas são concebidas na própria fundição da Rolex em materiais preciosos como o ouro branco ou o Everose de 18 quilates – uma liga específica da marca genebrina. Outros elementos, como as asas curvadas ou as luxuosas correias em pele de aligátor, realçam a nobreza clássica desta peça. O toque final é dado pelas correias pretas, azuis ou castanhas com acabamento brilhante rembordé, complementadas por um fecho de fivela em ouro de 18 quilates. A técnica conhecida como rembordé consiste na cuidadosa dobragem das extremidades e subsequente lacagem do couro nas bordas laterais, para permitir uma maior resistência ao desgaste e aos vincos.
Extremamente distinta é a luneta dupla polida, com uma moldura arredondada e outra com uma subtil decoração canelada, uma variante mais suave do característico efeito canelado utilizado em muitos modelos da Rolex. Consoante o modelo, os mostradores são pintados ou decorados com um motivo clássico guilhoché "Rayon flammé de la gloire", sobre uma face preta ou prateada, com índices aplicados em ouro. Os algarismos romanos alongados (12, 3, 6 e 9) reforçam a elegância do mostrador, que exibe ainda a inscrição do nome da coleção. O fundo da caixa e a coroa são aparafusados, garantindo uma estanqueidade de 50 m (5 bares) . Geralmente, os dress-watches são estanques apenas até aos 30 m (3 bares).
Outras versões: Time, Date, Dual Time e Moonphase
A versão base do Cellini Time distingue-se pelo seu estilo depurado e tradicional. Trata-se de um relógio que prescinde de funções extra, oferecendo uma excelente legibilidade e clareza. Se pretende adquirir um relógio com data, sugerimos o Cellini Date. Além da apresentação da hora, este modelo conta ainda com uma indicação da data posicionada às 3 horas. Já o Cellini Dual Time, oferece um segundo fuso horário num submostrador às 6 horas. A indicação do dia e da noite é representada pelos símbolos da lua e do sol às 9 horas. Se procura um relógio mais desportivo com segundo fuso horário, o GMT-Master II é, sem dúvida, uma excelente alternativa.
Calibre de manufactura 3132
Todos os modelos Cellini são alimentados por calibres de manufactura de corda automática, que equipam também o Explorer e o Oyster Perpetual. O calibre 3132, um mecanismo mecânico de alta precisão com certificado de cronómetro, cujo órgão regulador bate a uma frequência de 28.800 alternâncias/hora, beneficia de uma reserva de corda de 48 horas e possui uma função de stop-seconds para o acerto preciso da hora.
O movimento é dotado de uma espiral patenteada Parachrom azul, fabricada numa liga exclusiva de nióbio e de zircónio que, além de ser muito mais resistente aos choques do que uma espiral convencional, é imune aos efeitos dos campos magnéticos. Esta espiral tem ainda a particularidade de possuir uma terminal curva Breguet que aumenta consideravelmente a precisão do relógio, dado que distribui o peso da espiral sobre ela mesma, melhorando o seu centro de gravidade em todas as posições que o relógio se encontre. A Rolex posiciona ainda o órgão regulador sobre uma ponte transversal com altura ajustável, sendo montado sobre um sistema de absorção de choques Paraflex de alto desempenho, desenvolvido e patenteado pela marca genebrina.
O acerto da frequência de oscilação é garantido pelas porcas Microstella da Rolex que permitem um ajuste de extrema precisão. O sistema de acerto utilizado na maior parte dos mecanismos consta da raqueta que age sobre a mola espiral do balanço-espiral e depende sobretudo do comprimento ativo da própria espiral. Graças ao sistema antichoque Paraflex desenvolvido pela própria Rolex, o mecanismo encontra-se eficazmente protegido contra choques em situações extremas. O calibre apresenta um diâmetro de 28,5 mm por uma espessura de 5,37 mm.
Calibre 3165, 3180 e 3195
Na versão Cellini Date, com indicação de data, bate o calibre modificado 3165. Já o Cellini Dual Time alberga o calibre de manufactura 3180 para a visualização do segundo fuso horário. Em 2017, a Rolex enriqueceu a família com o calibre 3195, que anima o Cellini Moonphase. Este movimento oferece uma função de fases da lua e uma indicação da data. Em termos de autonomia, estes três calibres são idênticos ao calibre 3132 do Cellini Time.
Tal como nos relógios mais desportivos da marca, os movimentos encontram-se ocultos atrás de um fundo de caixa aparafusado, no caso desta coleção com acabamento totalmente polido. Embora não se possa admirar o mecanismo, este é bastante trabalhado: o rotor e as pontes móveis são decorados com um padrão raiado, ao passo que as outras pontes recebem um acabamento perlage e a cabeça dos parafusos é polida. Os calibres da Rolex distinguem-se por uma robustez, fiabilidade e durabilidade excecionais e são considerados por muitos relojoeiros os melhores movimentos automáticos do mercado.
Cellini: o dress-watch da Rolex
Os modelos Cellini estão disponíveis exclusivamente em materiais nobres, como o ouro branco ou o Everose, uma liga específica da marca genebrina, definindo-se por elementos marcadamente clássicos, com um caráter elegante e intemporal. Estão disponíveis variantes com diferentes cores de mostrador e de correias, que apelam aos mais variados gostos. Os apreciadores de funções, como indicação da data ou segundo fuso horário, encontram nesta coleção instrumentos perfeitos. Todos os modelos são equipados com movimentos fiáveis da Rolex, sobejamente conhecidos pela sua robustez e precisão. Os modelos da linha Cellini são o complemento perfeito para usar com fato e gravata ou smoking. Os exemplares como novos apresentam preços na ordem dos cinco dígitos. Já os exemplares vintage têm um preço na casa dos quatro dígitos.