- 30
- 60
- 120
Rolex GMT-Master II – Um ícone com três fusos horários
O Rolex GMT-Master II é um dos modelos com função GMT mais conhecidos e populares da relojoaria. Modelos vintage muito cobiçados como o Batman, cuja luneta é preta e azul, são um excelente investimento. As versões em ouro têm os melhores preços.
5 razões para comprar um Rolex GMT-Master II
- Excelente investimento
- Modelos cobiçados como o Rolex Batman com grande potencial de valorização
- Exibição de até 3 fusos horários em simultâneo
- Desde 2007 com luneta de cerâmica Cerachrom antirriscos
- Calibres com certificado cronométrico
Um clássico hi-tech
O GMT-Master II é um dos mais célebres relógios da Rolex com indicação de vários fusos horários. Tanto este como o seu predecessor – o GMT-Master – conviveram lado a lado no catálogo da Rolex durante mais de 20 anos. Com a viragem do século, a marca deixou de comercializar o GMT-Master. Cabe, pois, ao modelo automático GMT-Master II assegurar a continuação deste relógio histórico. Atualmente, este instrumento do tempo é um dos mais procurados relógios de coleção da famosa manufactura suíça, a par do Submariner e do Daytona. Com um visual imediatamente identificável pela luneta bidirecional com graduação de 24 horas e o ponteiro suplementar para o segundo fuso horário, este é um relógio com um design canónico que nunca passa de moda. A função GMT é exibida pelo característico ponteiro triangular em combinação com a escala de 24 horas situada na luneta rotativa. Os modelos com luneta bicolor, em que o azul-escuro indica a parte noturna e o vermelho indica a diurna, permitem reconhecer facilmente se no outro ponto do globo é dia ou de noite, evitando-se interromper o sono de alguém ou possibilitando saber exatamente a hora de funcionamento de certos mercados financeiros.
Atualmente estão disponíveis versões com a luneta de cerâmica em preto e preto/azul, além da lendária “ Pepsi” em vermelho/azul – o modelo original concebido pela Rolex para os pilotos da Pan Am na década de 50 (reeditado pela Rolex em 2014 em ouro branco). Tal como o Rolex Pepsi, outra versão lendária é o Rolex Coke que combina na luneta o preto e o vermelho da famosa marca de refrigerantes. Esta versão vintage é muito procurada pelos fãs da Rolex.
Quanto custa um GMT-Master II?
Número de referência | Preço aproximado | Luneta |
116719BLRO | 26.400 euros | Cerâmica azul e vermelha |
116710BLNR | 8.900 euros | Cerâmica azul e preta |
16760 | 8.000 euros | Alumínio vermelho e preto |
116710LN | 7.500 euros | Cerâmica preta |
16710 | 7.300 euros | Alumínio vermelho e preto |
Preços em detalhe
Um Rolex GMT-Master II atual, Ref. 116710LN, em aço com luneta preta de cerâmica custa cerca de 7.500 euros, como novo. Já os exemplares usados rondam os 6.800 euros. Os relógios com a Ref. 16710 encontram-se também nesta faixa de preço. Trata-se de um modelo que a Rolex produziu desde finais da década de 1980 até 2007. Este GMT-Master II custa aproximadamente 7.300 euros.
O Rolex GMT-Master II Ref. 16760 é uma versão muito interessante para quem aprecia relógios vintage. Mais conhecido pela alcunha de "Fat Lady", por causa da sua caixa ligeiramente maior na qual bate o calibre 3085, foi o primeiro GMT-Master II apresentado pela casa genebrina, tendo apenas sido produzido entre 1983 e 1988. Por conseguinte, é um relógio bastante mais raro do que a Ref. 16710. O preço de um "Fat Lady" usado ronda os 8.000 euros.
O Pepsi e o Batman
Se gosta do visual clássico do Rolex Pepsi, mas não deseja comprar um relógio vintage, sugerimos a Ref. 116710BLNR. Mantendo-se fiel ao estilo do modelo histórico, este relógio também conta com uma luneta vermelha e azul. Contudo, ao contrário dos modelos vintage, cuja luneta é em alumínio, os modelos atuais dispõem de uma luneta em cerâmica altamente resistente aos riscos. Como a caixa e a bracelete são em ouro branco, o preço deste GMT-Master II alcança os 26.400 euros. A versão em ouro amarelo com uma luneta preta de cerâmica, Ref. 116718LN, é um pouco mais acessível e o seu preço ronda os 22.700 euros. Geralmente os preços na Chrono24 são bastante mais baixos do que os preços oficiais.
Em 2018, a Rolex lançou uma nova versão do Pepsi em aço inoxidável. Este relógio GMT Ref. 126710BLRO é dotado de uma bracelete Jubileu de cinco fileiras e é animado pelo calibre de manufactura 3285. Este movimento distingue-se pelo seu alto rendimento graças ao escape patenteado Chronergy e conta com uma autonomia de 70 horas. O preço de catálogo é de 8.400 euros.
Um dos modelos GMT-Master II mais cobiçados é o Rolex Batman, uma versão em aço inoxidável com luneta azul e preta. A elevada procura deste nos revendedores oficiais conduz a listas de espera de vários meses. Se optar por o comprar online, não terá de esperar tanto tempo, mas o preço é também mais elevado. Um Rolex Batman Ref. 116710BLNR novo custa cerca de 8.900 euros e usado aproximadamente 8.300 euros.
Modelos em ouro e Rolesor
As primeiras versões do GMT-Master estavam disponíveis em versões bicolores ou em ouro. O GMT-Master II segue este mesmo princípio e existe com braceletes em aço, em ouro branco, em ouro amarelo ou em ouro Everose bem como em versão bicolor em aço e ouro amarelo ou aço e ouro Everose. Os modelos bicolores são denominados "Rolesor" e fazem parte da identidade da marca. A manufactura suíça utiliza esta combinação de materiais desde princípios dos anos 30. Na Baselworld de 2018, a Rolex apresentou novas versões em ouro Everose e aço, bem como modelos em ouro rosa de 18 quilates. Ambas as versões contam com uma luneta castanha de Cerachrom e são animadas pelo calibre de manufactura 3285 que oferece uma reserva de marcha de 70 horas. Os modelos em ouro amarelo surgem com um mostrador preto ou verde em combinação com uma luneta de cerâmica preta. Os modelos em ouro branco contam com uma luneta vermelha ou azul e, desde 2018, surgem com um mostrador azul, que anteriormente era preto.
Tecnologia do século XXI
Imune a modas e tendências, a Rolex sempre traçou o seu próprio caminho no universo da relojoaria, mantendo-se fiel à sua filosofia de evolução na continuidade, sendo esse precisamente o segredo do seu sucesso. No caso do GMT-Master, a Rolex introduziu em 2007 pequenos detalhes que fazem toda a diferença: uma luneta Cerachrom , uma cerâmica antirriscos e resistente aos raios ultravioleta, que veio substituir a de alumínio usada até então. A elevada resistência aos riscos e a sua leveza são vantagens que melhoram também o desempenho do relógio. Os algarismos da escala e os índices são fresados na cerâmica e possuem um revestimento em platina ou pó de ouro patenteado pela marca.
Inicialmente, a luneta encontrava-se disponível apenas em preto, dado que a combinação das duas cores sobre o disco em cerâmica parecia tecnicamente impossível. Contudo, em 2013, a Rolex apresentou a sua primeira luneta bicolor em Cerachrom, optando por uma combinação de preto e azul, num modelo em aço que ficou conhecido por "Batman". O disco Cerachrom bicolor é obtido através de um procedimento exclusivo e patenteado pela Rolex. Este consiste em moldar a peça de cerâmica numa única cor e modificar a composição química de cada grão no seu estado poroso para que passe à outra cor numa das metades. A superfície é, depois, polida com diamante e a graduação de 24 horas coberta por uma fina camada de platina por deposição PVD.
Animado pelo calibre de manufactura 3186
O interior do GMT-Master II alberga o calibre 3186, alimentado por um rotor de corda automática bidirecional que, a cada movimento de pulso, roda sobre o seu eixo e recarrega o relógio, em ambos os sentidos de rotação. Este movimento automático encontra-se, tal como todos os outros dos modelos desportivos da Rolex, protegido por um fundo de caixa aparafusado. É dotado de um balanço que oscila a 28.800 alternâncias/hora e inclui todas as vantagens técnicas da empresa genebrina.
Inclui inversor de corda do sistema de corda automática específico da Rolex com as suas características rodas vermelhas, que permite ao rotor da corda automática carregar o relógio em ambos os sentidos de rotação; balanço free-sprung Glucydur com sistema de ajuste Microstella: dois pares de parafusos de ajuste situados no interior do balanço variam o momento de inércia do balanço e, em seguida, a sua frequência de funcionamento. Desta forma, são corrigidos eventuais adiantamentos ou atrasos que podem ocorrer na marcha do relógio. Inclui uma espiral Parachrom paramagnética com curva terminal Breguet, fabricada numa liga de zircónio e nióbio, extremamente resistente a oscilações de temperatura e a choques. Como a esmagadora maioria dos movimentos da Rolex, também este é certificado pelo COSC (Controlo Oficial Suíço de Cronómetros).
Principais características técnicas
- Calibre de manufactura 3186 com certificado cronométrico
- Espiral patenteada Parachrom com curva terminal Breguet para um isocronismo perfeito
- Ajuste fino Microstella
- Luneta em Cerachrom: cerâmica antirrisco e à prova de raios ultravioleta
Rolex GMT-Master Ref. 6542: concebido para pilotos
A Rolex apresentou a primeira geração do GMT-Master em 1955. O modelo original ( Ref. 6542 ) foi concebido por encomenda da companhia aérea Pan American World Airways (Pan-Am), que precisava de um relógio que permitisse a visualização imediata de dois fusos horários. O relógio foi depois adotado como relógio oficial da companhia de aviação, que encomendou duas versões: uma com mostrador preto para os pilotos e outra com mostrador branco para o pessoal de terra. Os modelos com esta referência são atualmente muito procurados por colecionadores e aficionados da marca, e o seu preço chega a alcançar valores de cinco dígitos.
Em poucos anos, o GMT-Master tornava-se um relógio de crescente popularidade usado não apenas pelos pilotos de aviação civil. O ator Daniel Craig, que usa um Omega Seamaster na série 007, é fã do GMT-Master longe das câmaras. Também Tom Selleck, conhecido pela série televisiva Magnum, confia na precisão deste relógio com segundo fuso horário. O ex-presidente cubano, Fidel Castro, é outro dos grandes admiradores da marca genebrina. A par de um Submariner e de um Day-Date, Castro possui ainda um GMT-Master.
A manufactura suíça apresentou o primeiro GMT-Master II em princípios dos anos 80. Um dos modelos mais populares é o relógio com a Ref. 16760, também conhecido pelo cognome de "Fat Lady" devido à sua espessura de caixa. Este relógio dispunha de uma luneta em alumínio preta ou na combinação preto/vermelho. O calibre automático 3085 oferecia a possibilidade de ajustar o ponteiro suplementar das horas de forma independente, sem que o ponteiro dos minutos se movesse, bastando puxar uma vez a coroa para se ajustar não só a hora como também a data. Além disso, a Rolex introduziu nesta altura o vidro de safira que veio substituir o Plexiglass. O "Fat Lady" foi comercializado até 1988, sendo posteriormente substituído pela Ref. 1670. Atualmente, este é um dos modelos mais procurados pelos colecionadores.
GMT-Master II: continuação de uma história de sucesso
O GMT-Master II dá continuidade ao sucesso do modelo histórico com segundo fuso horário, criado em 1955. Originalmente pensado para o uso exclusivo dos pilotos da companhia aérea Pan Am, o GMT-Master acabou por conquistar o público e, em pouco anos, converteu-se no relógio de excelência para muitos outros viajantes, atores, chefes de estado e homens de negócios. O caráter desportivo e elegante bem como a funcionalidade, fiabilidade e robustez tornam este instrumento do tempo um dos mais apreciados pelos colecionadores e amantes da relojoaria de todo o mundo. Materiais como o ouro amarelo e o ouro branco conferem-lhe um aspeto requintado e luxuoso, sendo um investimento sólido a longo prazo.