TAG Heuer Connected: Smartwach de luxo
O TAG Heuer Connected é o primeiro smartwatch a ser lançado por uma marca de alta relojoaria suíça. Apps de vocação desportiva exclusivas e leitura de mensagens são apenas algumas das funções oferecidas por esta peça robusta e leve em titânio.
This page contains information about:
Destaques do TAG Heuer Carrera
- Acesso à Internet, streaming de música e 4.000 aplicações disponíveis no Google Play, apresentando sensores e funções de monitorização fitness
- Design analógico
- Elevada qualidade de materiais
- Processador Intel Atom Dual Core e Android Wear
- Compatível com sistemas operativos Android ou iOS
Uma nova era do tempo com o TAG Heuer Connected
Na Suíça, os relógios batem a um ritmo mais descontraído, e é também esse ritmo que pauta a relojoaria tradicional mecânica helvética, que quase viu chegar o seu fim quando o quartzo japonês abalou a indústria na década de 80. O sucesso de que a relojoaria tradicional goza atualmente deve-se a um fascínio reavivado pela mestria das peças do tempo clássicas. Desde há alguns anos para cá, porém, há uma nova tendência a agitar o mercado: os smartwaches. Diversos gigantes tecnológicos, como a Samsung, a Sony e a Apple, lançaram relógios digitais que permitem a leitura de e-mails ou a monitorização da atividade física com conexão ao smartphone. Fiel ao seu espírito pioneiro, bem patente no logótipo "Swiss avant-garde since 1860", a marca suíça de relógios de luxo de La Chaux-de-Fonds anunciou em 2015 o novo relógio inteligente, concebido em parceria com a Intel e a Google.
TAG Heuer: conselhos de compra
Se anda já algum tempo a namorar a ideia de adquirir um smartwatch de luxo, o TAG Heuer Connected é uma escolha perfeita. Nesta peça, a TAG Heuer alia 150 anos de tradição relojoeira à mais moderna tecnologia digital. Trata-se do primeiro relógio inteligente a ser lançado por uma marca de alta relojoaria e apresenta-se com 46 mm de diâmetro de caixa, um tamanho grande e contemporâneo. No entanto, graças à caixa em titânio e à bracelete em cauchu, é bastante leve, pesando apenas 82 g. Com acesso à Internet, permite fazer streaming de música e aceder a 4.000 aplicações disponíveis no Google Play e a programas como o Google Maps, o Google Translate ou o Google Search. Este relógio é compatível com sistemas operativos Android ou iOS. O preço de um exemplar não usado é de cerca de 1.300 euros.
Design e técnica do TAG Heuer Connected
À primeira vista, o TAG Heuer Connected assemelha-se realmente a um relógio normal. A caixa redonda de 46 mm de diâmetro é bastante diferente da forma quadrada do Apple Watch, que se encontra disponível com 38 e 42 mm. Este relógio da TAG Heuer é, pois, perfeito para pulsos masculinos fortes. O material da caixa é titânio de grau 2, o que resulta num peso de apenas 52 g. O fundo e as asas são também concebidos neste material, que torna o relógio mais leve e mais resistente aos impactos. Complementado por uma bracelete de cauchu preta, dispõe de um fecho de báscula também em titânio e excelentes acabamentos. Estão disponíveis braceletes de diferentes cores: vermelho, azul, branco, cor de laranja, verde e amarelo.
No coração do TAG Heuer Connected encontra-se a mais moderna tecnologia digital: um processador Intel Atom dual-core com 1 GB de memória, que permite uma passagem fluida entre as aplicações. Trata-se de uma grande vantagem, dado que a maioria dos smartwatches que se encontram no mercado dispõem de um processador com apenas 512 MB de memória. Os 4 GB de memória interna oferecem suficiente espaço para diversas aplicações da Google Play Store. Este relógio funciona com o sistema operativo Android Wear, concebido pela Google, e é compatível com qualquer smartphone com as versões Android 4.3 ou iOS 8.2 (ou superior).
TAG Heuer Connected: um mundo de funções
Os relógios suíços têm uma reputação lendária no que respeita à funcionalidade, complicações relojoeiras e precisão cronométrica. A manufactura suíça Breguet concebeu o famoso relógio de bolso Breguet N.º 160 especialmente para a rainha francesa Marie Antoinette, que ainda hoje é o relógio de bolso mais complicado do mundo. Já a TAG Heuer alcançou fama com cronógrafos desportivos lendários, como o Carrera, lançado pela marca nos anos 1960. O cronógrafo permite medir intervalos de tempo e é uma das mais populares complicações relojoeiras. Em termos de funcionalidade, o Connected ultrapassa qualquer relógio mecânico. As centenas de aplicações disponíveis para download na Google Play Store fazem deste relógio da TAG Heuer um multitalento. As aplicações Google Fit, Google Translate, Google Maps e Google Search vêm pré-instaladas no relógio. Esta última funciona com a tecnologia de reconhecimento de voz através do microfone e permite fazer pesquisas com comando de voz. O Connected possui ainda funções clássicas como timer, alarme e cronógrafo.
Funções do TAG Heuer Connected
- Timer, despertador, cronómetro
- Google Fit, Google Translate, Google Maps, Google Search
- Mostrador digital ("watchfaces")
Fácil de utilizar com cerca de um dia de autonomia
Manusear o TAG Heuer Connected é extremamente fácil. Estão disponíveis diferentes mostradores digitais ("watchfaces") que seguem as linhas modernas dos relógios mecânicos da coleção Carrera. Poderá selecionar entre um cronógrafo, um mostrador GMT ou um mostrador de três ponteiros. Todos eles possuem indicação da data e estão disponíveis em branco, azul-marinho e preto. Além disso, poderá descarregar outros mostradores digitais e mudar a face do seu relógio com uma simples pressão no centro do mostrador, deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita para escolher uma nova "watchface". O Connected é dotado de um vidro de safira antirrisco. O ecrã LCD Touch on Display, com resolução 360 x 360 (240 ppi), tem uma elevada legibilidade.
Detenhamo-nos por instantes na versão do mostrador com cronógrafo: este apresenta três áreas de exibição posicionadas às 6, 9 e 12 horas que servem como janelas de informação para as suas aplicações favoritas. Pode ler as notícias mais recentes, quantos quilómetros correu ou visualizar a sua agenda de compromissos. Um simples toque no mostrador abre a aplicação no modo de ecrã total, permitindo-lhe ler e-mails, SMS, a previsão do tempo e utilizar muitas outras funções. Para ligar/desligar o relógio, basta pressionar a coroa às 3 horas.
O TAG Heuer Connected é alimentado por uma bateria de lítio de última geração. Depois de carregar a bateria durante 1h30, a energia é suficiente para um dia. A recarga é feita com o carregador fornecido. O relógio também pode ser facilmente sincronizado com um telefone através de Bluetooth. Se por acaso se esquecer do telefone em casa, o Connected continua a funcionar, comunicando com a nuvem (cloud) através de Wi-Fi.
Alternativa ao TAG Heuer Connected: o Apple Watch
No segmento dos smartwatches de luxo, o Apple Watch é o único relógio equiparável ao TAG Heuer Connected. Ambos os relógios oferecem funcionalidades semelhantes, embora o relógio da Apple disponha de um sensor que permite medir a frequência cardíaca, uma função bastante útil para quem pratica jogging. A grande diferença entre os dois relógios está sobretudo no design. O TAG Heuer é redondo e o Apple Watch é quadrado. O Connected mede 46 mm de diâmetro e o relógio da Apple mede 38 ou 42 mm.
No que diz respeito aos materiais, a manufactura suíça utiliza unicamente o titânio e o cauchu. Já o relógio da Apple encontra-se disponível em alumínio, aço inoxidável e ouro de 18 quilates. Estes últimos modelos custam cerca de 10.000 euros. As versões com caixa prateada ou em preto espacial têm um preço bastante mais acessível. Dependendo do tamanho e da bracelete escolhida, custam entre 650 e 1.300 euros. Os modelos mais baratos são os desportivos em alumínio, que custam cerca de 400 euros. Os relógios mais caros da Apple são os modelos Apple Watch Hermès, nascidos de uma parceria com a marca de alta costura parisiense Hermès, que custam cerca de 1.300 euros, a mesma categoria de preço do Connected. O Apple Watch Hermès possui luxuosas correias de pele feitas à mão e está disponível em três modelos diferentes.