- 30
- 60
- 120
TAG Heuer Formula 1: Sob o signo da velocidade
A coleção Formula 1 da TAG Heuer acentua a longa ligação da marca ao desporto motorizado. Com caixa em titânio ou aço, estes relógios desportivos são dotados de função cronográfica e escala taquimétrica.
This page contains information about:
Destaques do TAG Heuer Carrera Formula 1
- Calibres mecânicos e movimentos de quartzo
- A maior parte dos modelos possui função cronográfica e escala taquimétrica
- Disponível com caixa de titânio
- Edições especiais inspiradas no desporto automobilístico
- Estanques até 200 m (20 bar)
Coleção vasta com mais de 50 modelos
A linha Formula 1 ocupa um lugar importante na história da TAG Heuer, dado que foi a primeira coleção a ser lançada pela marca depois de ter sido adquirida pela empresa Techniques d’Avant Garde (TAG), na década de 80. Os primeiros relógios da linha Formula 1 distinguiam-se pelo seu visual desportivo e colorido, com caixa de aço e plástico, em tons vivos como o vermelho e o amarelo, e bracelete também de plástico.
Já a nova geração dos Formula 1 propõe uma grande variedade de relógios desportivos mais sóbrios em diferentes tamanhos. A linha reúne mais de 50 modelos distintos e é a mais vasta coleção do catálogo da TAG Heuer. O seu design inspira-se sobretudo no desporto motorizado, embora algumas versões sejam vocacionadas para o mergulho. A manufactura equipa estas peças com calibres mecânicos ou movimentos de quartzo. Estão disponíveis em quatro diâmetros de caixa: 41, 42, 43 e 44 mm, todos eles tamanhos bastante contemporâneos. As cores predominantes dos mostradores são o cinza e o preto, mas existem algumas exceções em modelos especiais.
A maioria dos relógios vocacionados para o desporto motorizado surgem frequentemente dotados de uma luneta fixa com escala taquimétrica e um movimento cronográfico integrado. Fiel à sua vocação, a maior parte dos modelos Formula 1 apresenta uma escala taquimétrica que permite medir a velocidade média de um veículo, cronometrando o tempo necessário para se percorrer um quilómetro. Para tal, aciona-se o cronógrafo e, um quilómetro depois, o ponteiro cronográfico dos segundos indica a média da velocidade desse quilómetro na escala taquimétrica. Os valores indicados na luneta do F1 vão dos 60 aos 240 km/h.
Nos relógios com função cronográfica, o ponteiro central dos segundos serve para cronometrar tempos até ao minuto. A medição de intervalos de tempo superiores é feita com o auxílio dos dois contadores dos minutos e das horas. Os cronógrafos da linha F1 apresentam a indicação clássica dos segundos num terceiro contador.
TAG Heuer Formula 1: conselhos de compra
Se é um aficionado dos desportos motorizados e procura um relógio que personifique essa paixão, o Formula 1 é um companheiro de pulso perfeito. A coleção oferece uma enorme variedade de estilos, contudo um elemento comum a todos estes cronógrafos desportivos é a escala taquimétrica.
Os preços desta linha são razoavelmente acessíveis e rondam os 800 euros, no caso de um relógio de quartzo por estrear. As versões com calibres mecânicos estão disponíveis a partir de 1.000 euros. Os modelos base com movimento cronográfico custam cerca de 1.700 euros, podendo superar os 2.000 euros, sobretudo tratando-se de um exemplar com caixa preta.
A Formula 1 é uma coleção relativamente recente, pelo que demorarão ainda uns bons anos a surgir modelos mecânicos no mercado vintage. Todavia, os primeiros modelos com movimentos de quartzo e cores vibrantes, extremamente idênticos aos Swatch em termos de visual, custam cerca de 200-300 euros, em bom estado de conservação.
Algumas dicas de compra
- Modelos base com movimento de quartzo por menos de 1.000 euros
- Cronógrafos mecânicos a partir de 1.700 euros
- A primeira série (1986-1990) com caixa em aço e plástico custa cerca de 250 euros
Titânio, cerâmica e alumínio
Além dos modelos em aço, a TAG Heuer propõe nesta coleção também modelos em titânio, um material particularmente leve e resistente. As versões em aço revestido a carboneto de titânio com um visual todo em preto distinguem-se pelo seu carácter racing. Além disso, têm uma elevada resistência aos riscos.
As lunetas de algumas versões do Formula 1 são também revestidas a carboneto de titânio, com a sua característica cor preta e acabamento mate. Outros modelos possuem uma luneta em cerâmica ou em alumínio.
Um elemento comum a quase todas as versões é a combinação de cores que a TAG Heuer usa nos seus modelos inspirados no desporto automóvel: mostrador preto e detalhes a vermelho. Destacamos também as braceletes de cauchu perfurado que complementam algumas versões e que podem ser adquiridas em alternativa à bracelete em aço.
Modelos bicolores para o mergulho
Os modelos que combinam o aço com o ouro amarelo ocupam um lugar muito especial na coleção Formula 1. A luneta, a coroa e a fileira central da bracelete em aço são revestidas a ouro amarelo, enquanto as restantes fileiras são em aço inoxidável com acabamento escovado. O que todos estes modelos têm em comum é o facto de serem vocacionados para o mergulho. São resistentes a uma pressão de 20 bar e, portanto, são estanques até uma profundidade de 200 m. Estes relógios apresentam todos os requisitos de um relógio de mergulho: luneta rotativa unidirecional com marcação do zero e uma coroa de rosca. Estas peças são animadas por movimentos de quartzo, com uma bateria cuja duração é de no mínimo dois anos. Possuem ainda uma indicação de fim da vida útil da bateria: quando a bateria mostra sinais de enfraquecimento, o ponteiro dos segundos começa a dar saltos de quatro segundos, a cada quatro segundos.
A estanqueidade de 200 m não é uma característica apenas dos modelos bicolores com movimento de quartzo. As versões em aço e as versões mecânicas do Formula 1 apresentam também esta mesma resistência à água. Contudo, o seu design é mais vocacionado para os desportos motorizados do que para o mergulho. Alguns modelos de quartzo possuem ainda a útil função de alarme. A hora do alarme é exibida num submostrador.
Edições especiais exclusivas
A coleção Formula 1 oferece também algumas edições especiais. Estas são facilmente identificáveis pela inscrição situada na luneta, no mesmo ponto onde normalmente está gravada a palavra "Tachymeter" nos modelos convencionais. Uma dessas edições especiais é o TAG Heuer Formula 1 Chronograph Special Edition Senna, dedicada ao piloto brasileiro Ayrton Senna, com quem a TAG Heuer manteve uma longa parceria. Este cronógrafo está disponível em duas combinações de cores: uma com mostrador antracite e contrastes a vermelho e preto; a outra, com mostrador preto e detalhes nas cores do Brasil: amarelo e verde.
Já oTAG Heuer Formula 1 Chronograph – Special Edition Indy 500 foi lançado para celebrar a parceria oficial com a Indianapolis Motor Speedway e o patrocínio das 500 Milhas de Indianápolis, uma das corridas automobilísticas mais importantes do planeta, cuja história remonta ao distante ano de 1911. Esta edição de cronógrafos de quartzo é limitada a 3.000 exemplares e apresenta-se com uma caixa de aço de 42 mm. A luneta é dotada de uma escala taquimétrica e decorada com a gravação "Indy 500" a vermelho. O mostrador tricompax antracite tem uma decoração com efeitos de raios de sol e contrasta com o ponteiro central dos segundos vermelho.