Em mais de um século de história, a TAG Heuer passou por várias mutações, antes de alcançar o estatuto que detém atualmente: a quarta marca relojoeira suíça mais importante do mundo. O fundador da manufatura, Edouard Heuer, era um apaixonado pela precisão. Em 1860, com apenas 20 anos, fundou a sua modesta oficina na pequena localidade helvética de St Imier. Dotado de uma imaginação incrível, Heuer mudou o curso da história da relojoaria com as suas invenções, como o mecanismo de cronógrafo, em 1882, ou a inovadora engrenagem de “pinhão oscilante”, em 1887, ainda hoje utilizada pelos maiores relojoeiros no fabrico de cronógrafos.
Após a morte de Edouard Heuer, o legado da empresa ficou a cargo do seu filho mais novo, Charles-Auguste Heuer, que se concentrou no desenvolvimento de relógios especiais. Surge assim o primeiro instrumento de bordo “Time of Trip”, usado nos cockpits de automóveis e de aviões, em 1911. Este instrumento media 11 cm de diâmetro e possuía dois ponteiros centrais para a indicação das horas; um outro pequeno par de ponteiros indicava o tempo de viagem até 12 horas.
Em 1916, a Heuer volta a surpreender o mundo, desta feita com o histórico cronógrafo Mikrograph. Este instrumento de medição de tempo era o mais rápido cronógrafo alguma vez construído, capaz de medir mecanicamente o centésimo de segundo, quando a concorrência apenas conseguia medir um quinto de segundo. Possuía uma frequência do balanço de extraordinárias 360.000 alternâncias por hora, com recurso a um oscilador de 50 Hz. Esta invenção revolucionou o mundo do desporto, uma vez que permitiu medições exatas de tempos de prova, indispensáveis ao rigor da competitividade, garantindo à Heuer um lugar na história como cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos, por três vezes consecutivas, a partir de 1920.
Em 1933, a Heuer apresentou um novo instrumento de bordo: o "Autavia", cujo nome junta duas palavras: "Automóveis" e "Aviação". Este adaptava-se tanto aos painéis de bordo de automóveis como de aviões, e possuía um ponteiro central da contagem dos segundos e dois contadores para os 60 minutos e 12 horas. Ficou famoso por ter sido usado pelo aviador Willy Post, na sua viagem à volta do mundo em 121 horas, e pelo rei da velocidade, Sir Malcolm Campbell, quando este bateu o recorde mundial de velocidade, alcançando 437.91 km/h, ao volante do seu Bluebird Speed. A Heuer lançou mais tarde o painel "Hervue". Este possuía um movimento Revue Thommen e funcionava durante 8 dias, sem necessidade de dar corda. Em 1962, pela ocasião dos 30 anos de aniversário do relógio de bordo, a Heuer lançou o icónico cronógrafo de pulso com o mesmo nome, que ficou definitivamente associado ao suíço Jo Siffert, piloto da Porsche que foi o primeiro embaixador da marca.