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Tissot V8

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Tissot T-Sport V8: Cronógrafo inspirado no mundo da velocidade

O cronógrafo Tissot V8 alberga um movimento de quartzo que permite cronometrar intervalos de tempo de modo extremamente preciso até ao décimo de segundo. A escala taquimétrica completa o look deste relógio desportivo de design clássico.


Destaques do Tissot T-Sport V8

  • Função cronográfica para cronometragem precisa até ao décimo de segundo
  • Escala taquimétrica na luneta da maioria dos modelos
  • Design de um cronógrafo clássico desportivo
  • Movimento de quartzo ETA de alta qualidade
  • Indicação da data

Caixas em aço inoxidável

O Tissot V8 pertence à coleção T-Sport da Tissot, uma das mais importantes marcas relojoeiras suíças, que oferece relógios de qualidade desde 1853. O design é definido pelos elementos distintivos de um cronógrafo: o flanco direito apresenta a coroa e os botões do cronógrafo, e no mostrador surgem três totalizadores que indicam a acumulação do tempo em minutos e segundos. Todos os modelos desta coleção são baseados numa caixa em aço inoxidável de 42,5 mm de diâmetro. A maior parte das versões tem uma escala taquimétrica gravada na luneta da caixa, que permite medir a velocidade de um veículo cronometrando o tempo necessário para se percorrer um quilómetro. O nome deste modelo evoca o famoso motor de oito válvulas.


Cronógrafo desportivo com um preço atraente

O preço de referência do Tissot V8 — cerca de 300 euros — é um valor muito apetecível para o nível de funcionalidade oferecido. Para quem procura um cronógrafo clássico desportivo que encarne a paixão pelo mundo da competição automobilística, este modelo afigura-se como ideal. Esteticamente, o mostrador do V8 evoca o painel de instrumentos dos carros clássicos de corrida dos anos 60. No seu interior, porém, bate um moderno movimento de quartzo, que garante a máxima precisão. Graças a este, é possível medir incrementos de tempo com uma precisão que só os modelos mecânicos de topo conseguem alcançar. Entre estes, conta-se o TAG Heuer Carrera Calibre 36, que graças ao seu calibre de elevada frequência permite contagens até ao centésimo de segundo. Um cronógrafo que se inclui na relojoaria de ponta, cujo preço, claro, começa a partir dos quatro dígitos. O Tissot V8 encontra paralelo na gama Sportura da marca japonesa Seiko.


Um poderoso motor para o pulso

A Tissot batizou a sua coleção com o nome V8, o conhecido motor de oito cilindros, famoso pela sua potência excecional. A sua construção assenta em duas linhas de quatro motores, que formam um ângulo entre eles (daí o V). Esta economia de espaço permite prestações mais elevadas. Sobretudo os históricos Muscle Cars americanos, com cilindradas enormes e o inimitável sonoro motor, seriam impensáveis sem um motor V8. Carros lendários da década de 60, como o Ford Mustang, o Dodge Charger R/T, o Ford GT 40 ou o Shelby Cobra devem a sua fama também a estes potentes motores. A Mercedes-Benz equipa os Classe S com motores de oito cilindros para assegurar a potência desta gama desportiva de topo. É precisamente neste universo da velocidade automobilística que a Tissot se inspira para o nome de batismo do V8, um poderoso motor para o pulso.


Painel de instrumentos no pulso

O visual do mostrador do V8 da Tissot baseia-se na estética dos contadores de bordo dos antigos carros de corrida, uma época em que os pilotos ainda não tinham à sua disposição painéis de instrumentos digitais. Os principais instrumentos — como o velocímetro ou o conta-rotações — eram então circulares. Foi esta a grande fonte de inspiração para o design do V8, que se distingue por um mostrador com três totalizadores e uma escala taquimétrica.

Dois destes contadores servem para medir os intervalos de tempo da função cronográfica. O contador dos 30 minutos, posicionado às 10 horas, indica os minutos decorridos depois de a cronometragem ser acionada. No lado oposto, às 2 horas, encontra-se o contador dos décimos de segundo, cuja escala apresenta os algarismos 0, 2, 4, 6 e 8.

Às 6 horas encontra-se o terceiro contador: o dos segundos contínuos. A contagem dos segundos é efetuada através do tradicional ponteiro analógico ao centro, cuja ativação é feita através do botão de ativação/paragem situado no flanco lateral acima da coroa, que serve igualmente para ativar/parar a contagem dos décimos de segundo e dos minutos. O botão abaixo da coroa é o botão de retorno a zero do cronógrafo: quando este botão é premido, os ponteiros dos décimos de segundo, dos segundos e dos minutos do cronógrafo são realinhados no zero. Pode ser operado com o cronógrafo parado. O V8 inclui ainda a função split-time: depois de se fazer uma leitura de um primeiro tempo cronometrado, carrega-se de novo no botão inferior que fazer parar os ponteiros para ler um tempo intermédio, ao mesmo tempo que a cronometragem continua.


Medir a velocidade

A maioria das versões do Tissot V8 possui uma luneta com uma escala taquimétrica gravada. Esta permite medir a velocidade de um veículo cronometrando o tempo necessário para se percorrer um quilómetro. Para tal, aciona-se o cronógrafo e, um quilómetro depois, o ponteiro dos segundos do cronógrafo indica a média da velocidade, seja em km/h ou milhas/h, desse quilómetro na escala taquimétrica. O mesmo princípio é válido para outras unidades.


Stop-seconds para maior precisão no ajuste

A indicação do tempo é feita através de ponteiros que se destacam num mostrador despojado com algarismos árabes bem visíveis e com a janela da data às 3 horas. A ausência de elementos perturbadores permite uma legibilidade perfeita. A data pode ser ajustada rapidamente, bastando para tal puxar a coroa para a primeira posição. Se a puxar para a segunda posição, pode acertar o relógio à precisão do segundo, dado que o pequeno ponteiro dos segundos para, permitindo sincronizar o relógio com um sinal horário oficial (rádio/TV/Internet).


Mostradores de várias cores

A Tissot disponibiliza o V8 com mostrador em preto, branco, azul-escuro ou ainda marfim. A luneta dos modelos em tons escuros surge no mesmo tom. Algumas versões com mostradores claros possuem uma luneta de aço inoxidável com indicações a preto. No que toca às braceletes/correias, pode optar por uma bracelete em aço inoxidável ou correias em pele preta ou castanha.

A caixa é estanque até uma pressão de 10 bar, o que corresponde a cerca de 100 m de profundidade, adequando-se, pois, a atividades aquáticas, como a natação ou o windsurf. Para a robustez contribui também o vidro em safira, um material extremamente resistente a riscos. O V8 mede 42,5 mm de diâmetro por 10,6 mm de espessura, com um peso de 155 g. Devido às suas proporções modernas e à escala taquimétrica, este modelo da Tissot lembra o modelo Speedmaster da Omega, ainda que estes relógios pertençam a dois mundos diferentes. Em termos de preço, o Speedmaster encontra-se num segmento muito acima. A Tissot e a Omega fazem parte da mesma empresa desde a década de 1930 e, atualmente, pertencem ambas ao Grupo Swatch.


Mecanismo preciso e fiável

O movimento que dá vida ao Tissot T-Sport V8 é, sem dúvida, a principal razão para o seu excelente preço. Trata-se de um movimento de quartzo ETA G10.211, produzido pela ETA, empresa que pertence ao Grupo Swatch, um dos principais fabricantes de calibres a nível mundial. Segundo os proprietários deste modelo, o calibre é extremamente fiável e apresenta uma elevada precisão. Apresenta desvios de apenas alguns segundos por mês, o que é considerado normal. O mecanismo tem uma espessura de 7,4 mm e 4 rubis. O G10.211 é alimentado por uma pilha do tipo 394.

Tissot T-Sport V8

  • Design clássico inspirado no desporto automóvel
  • Diâmetro de caixa de 42,5 mm
  • Peso: 155 g
  • Movimento de quartzo ETA com complicação cronográfica

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