- 30
- 60
- 120
Tecnologia relojoeira inovadora
O Ulysse Nardin Freak foi o primeiro relógio de luxo com componentes de silício. A sua tecnologia pioneira e indicações sem ponteiros revolucionaram a indústria relojoeira, oferecendo a visualização do tempo através do movimento em si.
This page contains information about:
Destaques
- Indica a hora através de duas pontes do movimento
- Primeiro relógio do mundo com componentes em silício
- Modelo topo de gama: Ulysse Nardin Freak Diavolo com turbilhão
- Freak Lab Artemis limitado a 35 exemplares
Ulysse Nardin Freak – A revolução do silício
Quando a Ulysse Nardin apresentou o Freak, em 2001, surpreendeu a indústria relojoeira de duas maneiras. Por um lado, tratava-se do primeiro relógio de luxo dotado de componentes de silício, e, por outro, era o primeiro relógio sem ponteiros, mostrador nem coroa. Uma proposta inteiramente nova, que reinventa estes elementos chave, oferecendo a leitura da hora através das pontes do movimento que giram em torno de um eixo central, sendo que a parte superior indica os minutos e a inferior as horas. O silício é um dos materiais mais vanguardistas da relojoaria, devido à sua dureza, leveza e às suas propriedades antimagnéticas . Além da Ulysse Nardin, marcas suíças também estão a investir neste material inovador, como, por exemplo, a Omega.
O Freak não possui uma coroa: para acertar e dar corda ao movimento, basta usar a luneta giratória e o fundo da caixa. Totalmente carregado, este relógio tem uma autonomia de 7 dias. É por isso que a Ulysse Nardin o apresenta orgulhosamente como o primeiro "7-Day Tourbillon Carrousel" da história da relojoaria.
Se não quiser prescindir da visualização dos segundos, sugerimos que opte pelo Freak Phantom. Este modelo oferece um turbilhão voador, colocado na extremidade da ponte do movimento. O turbilhão completa uma volta completa de 360 graus a cada 60 segundos, indicando assim os segundos. A reserva de marcha do calibre de manufactura UN-208 é de 8 dias e o preço do relógio de ouro de 45 mm com a referência 2086-115 (edição limitada a 99 exemplares) é de, pelo menos, 92.000 euros, no caso de um exemplar novo.
Quanto custa um Ulysse Nardin Freak?
Modelo | Preço aproximado | Material da caixa | Turbilhão |
Freak Diavolo, Ref. 2080-115 | 110.000 euros | Ouro branco | ✓ |
Freak Phantom, Ref. 2086-115 | 92.000 euros | Ouro rosa | ✓ |
Freak Blue Cruiser, Ref. 2050-131/03 | 72.000 euros | Ouro branco | – |
Freak Lab Artemis, Ref. 2103-138/CF-ARTEMIS | 62.000 euros | Titânio | – |
Freak Lab, Ref. 2103-138/CF-BQ | 60.000 euros | Titânio | – |
Preços em detalhe
Um Ulysse Nardin Freak em segunda mão custa, em bom estado de conservação, cerca de 40.000 euros. O preço de um Freak Lab em titânio começa na casa dos 60.000 euros, ou 63.000 euros no caso da edição limitada a 35 exemplares Freak Lab Artemis (Ref. 2103-138/CF-ARTEMIS). Já a versão com a referência 2103-138/CF-BQ é limitada a 99 exemplares. Em 2009, um Freak Black Out de 87.000 euros em ouro branco foi leiloado pela Only Watch Charity Auction, no Mónaco, alcançando um valor total de 2.3 milhões de euros. Modelos de exceção com turbilhão, como o Freak Diavolo, com a referência 2080-115, alcançam valores na ordem dos 110.000 euros.
O Freak Cruiser, cujas extremidades das pontes do movimento que se encarregam da horas surgem em forma de âncora, é uma clara alusão às raízes náuticas da Ulysse Nardin. Sobretudo o modelo Freak Blue Cruiser destaca-se pelo seu carácter náutico, com uma correia em pele e as indicações em azul. Novos, os modelos de ouro rosa custam cerca de 64.000 euros, ao passo que as versões em ouro branco rondam os 72.000 euros.
Evolução em silício e diamantes
Quatro anos depois do lançamento do primeiro Freak, a Ulysse Nardin lançou o modelo Freak 28.800 V/h Diamond Heart . Este relógio distingue-se por oferecer componentes fabricados em diamante, diamantes incrustados nas pontes e na platina da caixa e o Duplo Escape patenteado, que substitui o convencional escape de âncora suíço. Este sistema apresenta duas rodas de escape e uma alavanca triangular. Este relógio exclusivo de 2005 é difícil de encontrar no mercado, e o seu preço ronda os 85.000 euros.
Em 2007, a marca lançou mais uma inovação inédia: o Freak DIAMonSIL. Trata-se do primeiro relógio a vir equipado com um escape de silício com nanocristais de diamante sintéticos, um material de nova geração que fez, obviamente, baixar o custo de produção. O seu preço de lançamento foi 128.000 dólares.
Concept watches: InnoVision e InnoVision 2
Ainda no mesmo ano, a Ulysse Nardin lançou o concept watch InnoVision, uma peça que apresenta 10 inovações técnicas, sendo que algumas delas têm vindo a ser gradualmente introduzidas nos modelos de série da marca de Le Locle, como é caso dos sistemas antichoque ou das espirais em silício, um elemento típico dos relógios da Ulysse Nardin.
Dez anos mais tarde, a marca voltou a surpreender com o lançamento de um novo concept watch no salão de relojoaria de Genebra: o InnoVision 2. Mais uma vez, os engenheiros e relojoeiros da Ulysse Nardin demonstraram uma criatividade e perícia técnica superlativas no desenvolvimento desta peça excecional. Inclui novamente dez tecnologias novas que a Ulysse Nardin pretende ver concretizadas na sua produção em série. A destacar: o novo mecanismo de corda automática, com sistema de conversão de energia que permite otimizar a transmissão, designado de Ginder, o duplo escape de força constante e a ponte de silício revestida a safira, que oferece uma maior durabilidade à peça e é significativamente mais barata do que o revestimento de diamante utilizado anteriormente.