- 30
- 60
- 120
Vacheron Constantin Overseas: relógio desportivo de luxo
O Overseas é um dos modelos mais populares da Vacheron Constantin. Este relógio está disponível numa versão minimalista de dois ponteiros ou em versões com complicações. Um dos grandes destaques da linha é um relógio ultraplano com calendário perpétuo.
This page contains information about:
- 5 razões para comprar um Overseas
- Uma versátil coleção de relógios desportivos de luxo
- Quanto custa um Overseas da Vacheron Constantin?
- Preços em detalhe
- Overseas Ultra-Thin: um relógio de luxo ultraplano
- Cronometrar o tempo com o Overseas
- O Overseas Dual Time e World Time: para viajantes
- Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar: com calendário perpétuo
5 razões para comprar um Overseas
- Proteção eficaz contra campos magnéticos até 25.000 A/m
- Modelos atuais animados por calibres de manufactura certificados pelo Punção de Genebra
- Overseas Ultra-Thin extremamente plano com apenas 7,5 mm de altura
- Modelo topo de gama: Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar
- Overseas World Time exibe 37 fusos horários simultaneamente
Uma versátil coleção de relógios desportivos de luxo
Qualquer apreciador de relojoaria que se preze conhece o Overseas da Vacheron Constantin. Lançado pela marca em 1996, este relógio desportivo de luxo é um dos modelos mais famosos e procurados da manufactura genebrina. O elemento mais característico do Overseas é, sem dúvida, a sua luneta que evoca o emblema da Vacheron Constantin: a Cruz de Malta. Além disso, o design integrado assemelha-se bastante ao de outras peças emblemáticas como o Nautilus da Patek Philippe e o Audemars Piguet Royal Oak. Contudo, o design desta peça foi concebido pelo designer Jorg Hysek, e não pelo famoso designer de relógios Gérald Genta, responsável pelo IWC Ingenieur SL, o Royal Oak e o Nautilus.
A coleção Overseas atual inclui inúmeros modelos, entre os quais se contam relógios automáticos sóbrios, bem como modelos ultraplanos com calendário perpétuo, um dos grandes destaques desta linha. Outros relógios de exceção são o Overseas World Time com 37 fusos horários e o cronógrafo Overseas que dispõe de 52 horas de reserva de marcha e é animado por um calibre de manufatura. Com os seus 7,5 mm de altura, o Overseas Ultra-Thin é um relógio particularmente plano.
Nos últimos anos, a marca também passou a propor esta peça em mais materiais. Além das versões em aço inoxidável, estão também disponíveis versões em ouro ou bicolores (aço inoxidável e ouro). Os modelos de senhora possuem diamantes na luneta.
Todos os modelos da linha Overseas são animados por um calibre de manufactura, que é montado e regulado em Genebra. Por isso, todos os relógios da marca são certificados, desde 2016, com o Punção de Genebra, o mais prestigiado selo de certificação relojoeira suíça.
Quanto custa um Overseas da Vacheron Constantin?
Modelo | Preço aproximado | Material | Funções |
Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar, Ref. 4300V | 97.500 euros | Ouro branco | Calendário perpétuo |
Overseas Chronograph Perpetual Calendar, Ref. 49020 | 61.700 euros | Ouro vermelho | Cronógrafo, calendário perpétuo |
Overseas Ultra-Thin, Ref. 2000V | 59.400 euros | Ouro branco | Automático |
Overseas World Time, Ref. 7700V | 27.000 euros | Aço inoxidável | Hora mundial |
Overseas Dual Time, Ref. 7900V | 19.300 euros | Aço inoxidável | Segundo fuso horário |
Overseas Automatic, Ref. 4500V | 16.000 euros | Aço inoxidável | Automático, data |
Preços em detalhe
O Vacheron Constantin Overseas com três ponteiros e calibre automático é um dos relógios essenciais mais populares desta coleção. Desde 2016, o calibre de manufactura 5100 anima este modelo. Este calibre tem uma reserva de marcha de cerca de 60 horas e ostenta o Selo de Genebra.
O preço do Overseas Ref. 4500V de 41 mm ronda os 16.000 euros, novo, e os 13.600 euros, usado. Desde 2018, este modelo também está disponível com um mostrador preto. A marca propõe ainda versões com mostrador azul, castanho ou prateado, além de versões bicolores com luneta em ouro ou versões em ouro de 18 quilates. O preço destas últimas ronda os 27.000 euros, novas, e os 22.400 euros, usadas.
O modelo predecessor com a Ref. 47040 chegou ao mercado em 2005 e ainda tem uma luneta com oito cantos. No interior deste relógio bate o calibre 1226, que assenta no calibre 889 da Jaeger-LeCoultre. O preço da versão em aço inoxidável ronda os 9.300 euros. Um exemplar usado ronda os 7.200 euros.
Os relógios dos anos 90 são ainda mais baratos: um exemplar usado custa menos de 5.000 euros. Com um pouco de sorte, também encontrará relógios novos por cerca de 10.000 euros. Contudo, estas primeiras versões do Overseas têm um diâmetro de 37 mm, sendo pois bastante mais pequenos do que os modelos atuais.
Overseas Ultra-Thin: um relógio de luxo ultraplano
Com apenas 7,5 mm de espessura, o Vacheron Constantin Ultra-Thin de 40 mm é um relógio que se destaca por ser extremamente plano. Mede 3,5 mm menos do que o Overseas Automatic com três ponteiros. Até mesmo o Audemars Piguet Royal Oak "Jumbo" Extra-Thin é 0,6 mm maior do que o Overseas Ultra-Thin. Se procura um relógio automático sóbrio e ultraplano, este Vacheron Constantin é a peça perfeita para si.
O preço oficial do Vacheron Constantin Overseas Ultra-Thin em 2016 era de 59.400 euros. Atualmente, este relógio de dois ponteiros apenas está disponível em ouro branco, um material que acaba por justificar o seu preço.
No interior do relógio também se destacam outras diferenças em relação ao modelo de três ponteiros. O Ultra-Thin é alimentado pelo calibre automático ultraplano 1120 sem indicador de data e sem ponteiro central dos segundos, sendo pois uma peça bastante mais minimalista. Além disso, conta com uma reserva de marcha de 40 horas.
Cronometrar o tempo com o Overseas
O Vacheron Constantin Overseas Chronograph é outro modelo muito popular da coleção Overseas. A função de cronógrafo deste relógio permite medir tempos de até 12 horas. O calibre de manufactura 5200 possui uma reserva de marcha de 52 horas, exibe a data às 16:30 e conta ainda com três submostradores: pequenos segundos, contador de 30 minutos e contador de 12 horas.
Em 2018, a coleção foi enriquecida com uma versão em aço inoxidável, conhecida pelo nome de Reverse Panda Dial, ou seja, um mostrador preto com contadores brancos, embora também estejam disponíveis versões com mostradores prateados ou azuis. As caixas estão disponíveis em vários materiais, nomeadamente aço inoxidável, ouro vermelho ou aço inoxidável e ouro vermelho. Na versão bicolor, a coroa, a luneta e os botões são também neste metal precioso. Estes últimos são aparafusados para garantir uma estanqueidade de 150 m (15 bares).
O preço de um cronógrafo Vacheron Constantin Overseas em aço inoxidável ronda os 22.700 euros. Se optar por um exemplar usado, conte com uma verba de cerca de 19.100 euros. As versões em ouro vermelho de 18 quilates rondam os 37.100 euros, novas, e os 29.500 euros, usadas. Já o modelo bicolor custa, novo, cerca de 24.000 euros, e quase não se encontram exemplares usados no mercado.
O Overseas Dual Time e World Time: para viajantes
Quem viaja muito sabe apreciar as vantagens dos relógios com um segundo fuso horário ou função de hora mundial. Estes últimos indicam, geralmente, 24 fusos horários em simultâneo. O Vacheron Constantin Overseas World Time apresenta 37 fusos horários e considera também as zonas com uma diferença horária de 30 minutos ou de um quarto de hora. O calibre de manufactura automático 2460 WT é responsável por esta função. Para adquirir um destes relógios com hora mundial, conte com uma verba de cerca de 27.000 euros. Se optar por um exemplar usado, o preço ronda os 23.000 euros.
Os relógios Dual Time ou GMT são, geralmente, bem mais acessíveis, como é o caso do Vacheron Constantin Overseas Dual Time, que, numa versão em aço inoxidável, custa pouco mais de 19.300 euros. Os relógios usados são difíceis de encontrar atualmente e, por isso, mais caros. Contudo, é provável que o seu preço baixe no futuro. O preço oficial da versão em ouro vermelho é de 40.300 euros.
Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar: com calendário perpétuo
O Vacheron Constantin Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar é uma verdadeira obra-prima da alta relojoaria. Este relógio é mecanicamente muito complexo e dispõe de um calendário perpétuo que exibe com precisão a data, o dia da semana, o mês, as fases da lua e os anos bissextos até 2100, sem precisar de ser ajustado. O que torna todas estas funções possíveis é o calibre automático 1120 QP. Este movimento mede apenas 4,05 mm de altura e conta com 276 componentes e 40 horas de autonomia e proteção antimagnética. Assim, este relógio de 8,1 mm de espessura é apenas 0,6 mm mais alto do que o Overseas Ultra-Thin e 1,4 mm mais plano do que o Royal Oak Perpetual Calendar da Audemars Piguet, um relógio bastante idêntico. O diâmetro do relógio da Vacheron Constantin é de 41,5 mm, ou seja, 0,5 mm mais do que o relógio da Audemars Piguet.
O Overseas Ultra-Thin Perpetual Calendar está disponível num discreto tom branco ou numa versão mais vistosa em ouro vermelho. Em 2016, o preço oficial do modelo em ouro branco era de 97.500 euros.
Se pretende combinar as vantagens de um calendário perpétuo com as de um cronógrafo, o Overseas Chronograph Perpetual Calendar é o relógio perfeito para si. Este relógio de 42 mm é animado pelo calibre 1136 QP que conta com uma reserva de marcha de 40 horas. Este cronógrafo na versão em ouro vermelho com calendário perpétuo, novo, custa cerca de 61.800 euros, ao passo que um exemplar usado custa cerca de 54.300 euros.