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Fortis 6561010 Novo Aço 42mm Automático
Patrocinado
Fortis
Aeromaster Chrono
Preços sob consulta
+ 35 € de despesas de envio
Oris Big Crown ProPilot 01 400 7778 7153-07 7 20 01TLC Novo Titânio 39mm Automático
Patrocinado
Oris Big Crown ProPilot
X CALIBRE 400 TITANIO GRIGIO AUTOMATICO
3 418 
Envio gratuito
Breitling Chronospace Military M7836622.BD39.105W.M20BASA.1 Muito bom Aço 46mm Quartzo
Patrocinado
Breitling Chronospace Military
M7836622.BD39.105W.M20BASA.1
3 600 
+ 75 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326933 Não usado Ouro/Aço 42mm Automático Portugal, GUIMARÃES
Rolex Sky-Dweller
326933 Black Dial Oyster New (2022)
20 900 
+ 500 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master 16700 Bom Aço 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master
PEPSI Jubilee 16700
12 000 
+ 99 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710BLNR Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, São Victor
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
116710BLNR
18 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer 7806 Muito bom Aço 41mm Corda manual Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
Date vintage Ref.7806 INDEX brown
5 950 
+ 59 € de despesas de envio
Fortis 623.10.158 Novo Aço 40mm Automático Portugal, Almada
Fortis
Spacematic
1 250 
+ 15 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisboa
Rolex GMT-Master II
16710
16 000 
Envio gratuito
Oris Big Crown ProPilot GMT 01 748 7710 4063-07 5 22 05FC Novo Aço 45mm Automático
Patrocinado
Oris Big Crown ProPilot GMT
Small Second
1 809 
+ 60 € de despesas de envio
Breitling Navitimer 806 Bom Aço 41mm Corda manual Portugal, Braga
Breitling Navitimer
(1960`s)
4 750 
+ 15 € de despesas de envio
IWC Pilot Chronograph IW3706 Muito bom Aço 39mm Automático Portugal, Lisboa
IWC Pilot Chronograph
IW3706
3 500 
+ 20 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe BR01-94-Titanium Muito bom Titânio 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe
amp; Ross BR 01-94 Chronographe Titaniun
2 385 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
Coke Bezel 16710
12 700 
+ 99 € de despesas de envio
Bulova Lunar Pilot 96B258 Não usado Aço 45mm Quartzo Portugal, Loures
Bulova Lunar Pilot
96B258
415 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe BR01-94 Muito bom Aço 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe
amp; Ross BR 01-94 Chronographe stainless steel Full Set
2 850 
+ 59 € de despesas de envio
Fortis 656.10.141 Novo Aço 42mm Automático Portugal, Almada
Fortis
B-42 Chronograph
2 700 
+ 15 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisboa
Rolex GMT-Master II
116710LN
13 900 
Envio gratuito
Oris Big Crown ProPilot 01 751 7761 4187-Set Novo Aço 41mm Automático
Patrocinado
Oris Big Crown ProPilot
Okavango Air Rescue Limited Edition
2 439 
+ 60 € de despesas de envio
Breitling Aerospace F56062 Bom Titânio 40mm Quartzo Portugal, Vila Nova de Gaia
Breitling Aerospace
Titanium
1 690 
Envio gratuito
Breitling Montbrillant A36030.1 Muito bom Aço 41mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Montbrillant
Spatiographe Navitimer
3 295 
+ 20 € de despesas de envio
IWC Big Pilot IW510503 Muito bom Aço 46.2mm Corda manual Portugal, Lisboa
IWC Big Pilot
150 Years Edition Date
14 950 
+ 59 € de despesas de envio
Breitling Navitimer D30022 Bom Ouro/Aço 38mm Automático Portugal, Oeiras
Breitling Navitimer
92
4 250 
+ 50 € de despesas de envio
Omega Speedmaster Skywalker X-33 318.90.45.79.01.001 Não usado Titânio 45mm Quartzo Portugal, Paços de Ferreira
Omega Speedmaster Skywalker X-33
Solar Impulse
3 600 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Bell & Ross BR 03-92 Steel BR0392-ST-G-HE/SCA Muito bom Aço 42mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 03-92 Steel
amp; Ross Golden Heritage Br 03-92 stainless steel Full Set (2021)
2 700 
+ 59 € de despesas de envio
Zeno-Watch Basel OS Retro 8554 Não usado Aço 47mm Corda manual
Patrocinado
Zeno-Watch Basel OS Retro
Power Reserve Limited Edition
990 
+ 45 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master 16750 Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisboa
Rolex GMT-Master
16750
15 580 
Envio gratuito
Oris Big Crown ProPilot Chronograph 01 774 7699 4063-07 8 22 19 Novo Aço 44mm Automático
Patrocinado
Oris Big Crown ProPilot Chronograph
01 774 7699 4063-07 8 22 19
2 739 
+ 60 € de despesas de envio
Breitling Montbrillant A36030.1 Bom Aço 41mm Automático Portugal, Vila Nova de Gaia
Breitling Montbrillant
Spatiographe Navitimer
3 850 
Envio gratuito
Breitling Airwolf A78363 Muito bom Aço 45mm Quartzo Portugal, Lisboa
Breitling Airwolf
A78363
2 195 
+ 20 € de despesas de envio

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IWC Pilot IW325401 Muito bom Aço 44mm Corda manual Portugal, Lisboa
IWC Pilot
IW325401
6 000 
+ 59 € de despesas de envio
Bell & Ross BR V1 BRV123-PHANTOM Muito bom Aço 41mm Automático Portugal, Almada
Bell & Ross BR V1
amp; Ross BR 123 Phantom Vintage Ref. 123-95-SC - Full Set
1 750 
Envio gratuito
Breitling Jupiter Pilot 80975 Bom Aço 42mm Quartzo Portugal, Vila Verde
Breitling Jupiter Pilot
Navitimer Jupiter Pilot rare Black Dial
1 850 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Oris Big Crown ProPilot Day Date 01 752 7698 4164-07 5 22 14FC Não usado Aço 45mm Automático Portugal, Leiria
Oris Big Crown ProPilot Day Date
01 752 7698 4164-07 5 22 14FC
1 200 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, JUGUEIROS
Rolex GMT-Master II
116710LN
15 950 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer World A24322 Muito bom Aço 46mm Automático Portugal, Porto
Breitling Navitimer World
A24322
4 190 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer World A24322 Muito bom Aço 46mm Automático Portugal, Parede
Breitling Navitimer World
A2432212 amazing Champagne Dial
4 800 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer 806 Bom Aço 41mm Corda manual Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
vintage ref.806 stainless steel,year 1967
5 950 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710LN. Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Matosinhos
Rolex GMT-Master II
116710LN.
15 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116710BLNR Não usado Aço 40mm Automático Portugal, Porto
Rolex GMT-Master II
116710BLNR
19 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
IWC Pilot Chronograph Top Gun IW389101 Não usado Cerâmica 44.5mm Automático Portugal, vila nova de viaa
IWC Pilot Chronograph Top Gun
IW389101
9 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, vila nova de viaa
Rolex GMT-Master II
116710LN
19 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Colt Skyracer X74320E4/BF87 Muito bom Carbono 45mm Quartzo Portugal, SANTA MARIA DA FEIRA
Breitling Colt Skyracer
X74320E4/BF87
1 950 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer 806 Bom Aço Corda manual Portugal, Vila Verde
Breitling Navitimer
806
4 831 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710 Bom Aço 41mm Automático Portugal, Beja
Rolex GMT-Master II
16710
14 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer 806 Muito bom Aço 50mm Corda manual Portugal, Alcochete
Breitling Navitimer
Taschen Pocket Chronograph
990 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710T Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisbon
Rolex GMT-Master II
16710T
15 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710 Bom Aço 40mm Automático Portugal, Porto
Rolex GMT-Master II
16710
15 400 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Fortis Flieger 597.11.141.1 Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisboa
Fortis Flieger
Portuguese Air Force
1 600 
+ 59 € de despesas de envio
Hamilton Khaki Pilot Pioneer H76416135 Muito bom Aço 41mm Automático Portugal, Porto
Hamilton Khaki Pilot Pioneer
H76416135
1 100 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
IWC Pilot Chronograph IW377710 Muito bom Aço 43mm Automático Portugal, Lisboa
IWC Pilot Chronograph
IW377710
4 000 
+ 59 € de despesas de envio
Breitling Navitimer 7806 Bom Aço 41mm Corda manual Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
7806
4 750 
Envio gratuito
Bell & Ross BR 03-94 Chronographe BR03-94 Muito bom Aço 42mm Automático Portugal, Lisbon
Bell & Ross BR 03-94 Chronographe
amp; Ross BR 03-94 Chronographe
3 150 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116718LN Muito bom Ouro amarelo 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
FULL SET LIKE NEW GOLD 750 AU 18K 116718LN
38 990 
+ 39 € de despesas de envio
Breitling Avenger E13360 Bom Titânio 44mm Automático Portugal, Oeiras
Breitling Avenger
Full Set
3 350 
+ 50 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
40MM Coke #34;SULTANE OF OMAN" - With Original Stamped Box - Partial Stichered - 24 Months Warranty
40 000 
+ 49 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
16710 BOX AND PAPER - PEPSI FADED BEZEL - SERIAL K
15 490 
+ 225 € de despesas de envio
Breitling Navitimer 816 Muito bom Aço 48mm Corda manual Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
Chronograph Navitimer vintage ref.816
3 500 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326934 Não usado Aço 42mm Automático
Rolex Sky-Dweller
326934 Sky-Dweller White Dial Stainless Steel Jubilee
20 596 
+ 394 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116718LN Muito bom Ouro amarelo 40mm Automático Portugal, Lisboa
Rolex GMT-Master II
116718LN
55 000 
+ 59 € de despesas de envio
Breitling Navitimer A23322 Muito bom Aço 42mm Automático
Breitling Navitimer
A23322
4 200 
Envio gratuito
Rolex GMT-Master II 116710BLNR Não usado Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
#34;Batman"
24 000 
+ 150 € de despesas de envio
IWC Pilot Chronograph IW377714 Muito bom Aço 43mm Automático
IWC Pilot Chronograph
Preowned Le Petit Prince Pilot's Watch Chronograph 43mm Blue Dial Steel Santoni BOX PAPERS
4 435 
+ 153 € de despesas de envio

Relógios de piloto: funcionalidade para as mais altas exigências

Os relógios de piloto são instrumentos de precisão e, simultaneamente, acessórios sofisticados. Concebidos para pilotos, atualmente são um tipo de relógio muito apreciado. A Breitling e a IWC são as principais marcas especializadas em relógios de piloto.


5 razões para comprar um relógio de piloto

  • Excecional legibilidade tanto de dia como de noite
  • IWC Mark XI: design típico de relógio de piloto
  • Breitling Navitimer com função cronográfica e régua de cálculo
  • Relógios de piloto usados abaixo dos 1.000 euros
  • Alguns relógios da Sinn e da Stowa são certificados como relógios de piloto

Do cockpit para o escritório

Grande, legível e funcional – estas são as três principais características de um bom relógio de piloto. As origens militares deste tipo de relógio garantem uma excelente legibilidade e funcionalidade, ou seja, neste caso, a forma segue a função. Atualmente, este é um relógio muito popular que agrada tanto a pilotos como ao público em geral.

Graças ao seu design simples, os relógios do piloto são excecionalmente fáceis de ler. O mostrador geralmente é preto, ao passo que os ponteiros e os marcadores são brancos e revestidos com um material luminescente, o que garante uma legibilidade perfeita mesmo em condições de pouca luz.

Desde 2012, existe uma norma para os relógios de piloto. As marcas alemães, como a Sinn ou a Stowa, certificam os seus relógios de piloto de acordo com essa norma, garantindo assim a fiabilidade das suas peças, mesmo em condições extremas.

A Breitling e a IWC são as marcas suíças de relógios de piloto mais conhecidas. Relógios como o Breitling Navitimer ou o IWC Mark XI são famosos em todo o mundo. O design do relógio IWC serviu de base para inúmeros relógios de piloto. O cronógrafo Navitimer ficou para a história da relojoaria graças à sua luneta que inclui uma régua de cálculo. Esta permite calcular velocidades, o consumo de combustível, taxas de subida e descida e outras funções matemáticas.


Quanto custa um relógio de piloto?

Modelo Preço aproximado Tamanho em mm Funções
Rolex GMT-Master II Pepsi 18.600 euros 40 GMT
Rolex GMT-Master II Batman 9.600 euros 40 GMT
IWC Mark XI (vintage) 6.600 euros 36
Breitling Chronomat 44 GMT 6.600 euros 44 Cronógrafo, GMT
Breitling Navitimer 01 5.200 euros 43 Cronógrafo, régua de cálculo, data
IWC Pilot's Watch Chronograph 4.000 euros 43 Cronógrafo, Day-Date
IWC Pilot's Watch Mark XVIII 3.900 euros 40 Data
Sinn 103 Ti UTC TESTAF 2.800 euros 41 Cronógrafo, GMT, data

Preços em detalhe

Se deseja adquirir um relógio de piloto, existem inúmeras opções de diversas marcas no mercado. Com esta ampla oferta, é extremamente fácil encontrar o relógio perfeito para todos os gostos e carteiras. A Breitling tem vários modelos a preços bastante acessíveis, abaixo da barreira dos 1.000 euros . O Breitling Aerospace apresenta as características garras posicionadas às 3, 6, 9 e 12 horas na luneta. No seu interior bate um calibre de quartzo altamente preciso. Este relógio custa cerca de 800 euros, em segunda mão. Um Breitling Chronomat usado também custa menos de 1.000 euros no mercado de relógios usados.

Poderá encontrar uma vasta seleção de modelos da Breitling entre os 1.000 e os 2.500 euros. A marca francesa Bell & Ross também oferece modelos neste segmento de preços. Já os cronógrafos de piloto da IWC usados custam cerca de 2.000 euros. Se for um exemplar em excelente estado de conservação, o preço pode ultrapassar os 2.500 euros. Os modelos essenciais de três ponteiros têm um preço ligeiramente mais acessível.

O modelo 857 UTC da marca germânica Sinn está disponível com ou sem certificado TESTAF, sendo que o preço de ambas as versões não difere muito. No caso de se tratar de um relógio novo, o preço ronda os 1.900 euros. O cronógrafo Sinn 103 Ti TESTAF custa, novo, cerca de 2.600 euros. O preço de um relógio novo com função de cronógrafo e GMT ascende aos 2.800 euros.

Na categoria de preço até aos 10.000 euros, encontra relógios como o GMT Master da Rolex. A manufatura suíça desenvolveu este relógio com função GMT especificamente para as exigências dos pilotos comerciais. O modelo original foi desenvolvido no início da década de 1950 para a companhia aérea Pan American World Airways (Pan Am).

Um dos modelos mais procurados é o GMT-Master II com luneta em cerâmica preta e azul, também conhecido pela alcunha de Batman. Este modelo custa cerca de 9.600 euros, novo. Um exemplar usado é algumas centenas de euros mais barato. O preço do GMT-Master II Pepsi com a Ref. 126710BLRO, apresentado no Baselworld 2018, ascende aos 18.000 euros. O preço de tabela oficial é de 8.400 euros.


Particularidades dos relógios de piloto

Os relógios do piloto distinguem-se sobretudo pela sua excelente legibilidade. Regra geral, dispõe de um mostrador preto de grandes dimensões, índices brancos e ponteiros grandes. Os índices e os ponteiros são revestidos com um material luminescente, pelo que brilham no escuro. Além disso, a maioria dos modelos possui um marcador triangular posicionado às 12 horas e algarismos árabes que facilitam a leitura do tempo.

Muitos relógios de piloto contam também com uma função de cronógrafo ou até mesmo um cronógrafo flyback}, como o Heuer Bund, que a Heuer desenvolveu para o Bundeswehr no final dos anos 60. Este relógio vintage é muito cobiçado por colecionadores, contudo o seu preço mantém-se acessível: cerca de 5.000 euros.


Os relógios de piloto mais populares

O Breitling Navitimer é um dos mais famosos instrumentos do tempo concebidos para atender às necessidades específicas da aviação. O lendário cronógrafo é imediatamente reconhecível graças à sua régua de cálculo circular, que permite realizar cálculos matemáticos. O Navitimer também está disponível com o calibre de manufatura 01 da Breitling, que oferece uma reserva de marcha de 70 horas. As versões de 46 mm oferecem uma excelente legibilidade. Os modelos topo de gama desta coleção albergam um calibre de manufatura com função de cronógrafo rattrapantepara calcular tempos parciais. O Navitimer está disponível em aço inoxidável, ouro ou numa combinação de ambos.

Os relógios de piloto da IWC são também muito apreciados. O seu design serviu de base para inúmeros relógios de piloto. Os modelos retro Big Pilot's Heritage são inspirados nos relógios de piloto históricos. A versão de 48 mm é particularmente grande e, portanto, oferece uma maior legibilidade. Graças à coroa sobredimensionada, estes relógios de piloto retro são extremamente fáceis de manusear. Além dos modelos simples de três ponteiros, a linha de relógios de piloto da IWC propõe também cronógrafos.

A marca de relógios alemã Tutima também é conhecida pelos seus relógios piloto. Tal como a Heuer, a Tutima produziu cronógrafos de piloto para o uso militar. Esses relógios são particularmente raros, pouco conhecidos e, portanto, muito interessantes para os colecionadores. Estes relógios militares estão disponíveis em aço ou titânio, sendo esta última naturalmente muito mais leve. A caixa do Tutima Military Chronograph é totalmente arredondada para garantir que o piloto não se magoe em situações extremas. Além disso, por motivos de segurança, os botões são integrados na caixa do relógio. No seu interior, bate o calibre automático 5100 da Lémania. Trata-se de um movimento com função de cronógrafo que é uma raridade no mercado. Para adquirir a versão em titânio, conte com uma verba de cerca de 2.300 euros. Já o preço da versão em aço inoxidável é ligeiramente mais baixo, e ronda os 2.000 euros.


Significado histórico dos relógios de piloto

O primeiro relógio concebido especificamente para um piloto data de 1904 e foi criado pela Cartier. Trata-se do modelo Cartier Santos, que Louis Cartier desenhou para o famoso pioneiro da aviação, o brasileiro Alberto Santos-Dumont. Este emblemático relógio apresentava uma caixa quadrada, algarismos romanos e uma correia de pele. Dois anos depois, Dumont realizava o primeiro voo num avião com motor a gasolina, levando no pulso o relógio para ele concebido, que lhe permitia ler o tempo com as duas mãos no volante.

As origens dos relógios de piloto atuais remontam à época em que se utilizavam relógios de bolso como auxiliares ao cronómetro marítimo para a navegação marítima – os chamados relógios de navegação, construídos segundo o princípio inventado por Christiaan Huygens e o relojoeiro Salomon Coster, e que já então apresentavam um aspeto puramente funcional. Assim, os navegadores determinavam a hora local com o relógio de bolso, comparavam-na com a hora do cronómetro marítimo, depois subiam ao deque e, com a ajuda do sextante, determinavam a posição geográfica da embarcação. Apesar de serem dotados de um mecanismo altamente preciso, as diferenças de temperatura, a humidade e o constante balanço afetavam negativamente a sua marcha.

Por se encontrar fixo numa caixa com um sistema cardã que o protegia dos balanços da ondulação e o mantinha na posição horizontal, o cronómetro marítimo era bastante mais fiável. Este instrumento tornou-se indispensável à navegação em alto-mar, dado que permitia determinar com o máximo rigor possível a posição geográfica da embarcação.

No início do século XX, com o desenvolvimento da aeronáutica, a força aérea recorreu a este tipo de relógio, complementando-o com uma correia em pele comprida com dois rebites para que o relógio pudesse ser usado por cima do fato de piloto. Estes relógios de piloto eram facilmente identificáveis graças à sua grande coroa, que permitia acertar o relógio mesmo com luvas.

Com o passar dos anos, os relógios de aviação evoluíram, adquirindo as características distintas atuais. O mostrador preto e os índices amarelos estabeleceram-se como elementos típicos por oferecerem uma perfeita legibilidade tanto de dia como de noite. Durante muitos anos, o material luminescente utilizado para revestir os ponteiros e os índices foi o trítio, um material radioativo, que mais tarde foi substituído pela Super-LumiNova.

A maioria dos relógios de piloto dispunha já então de uma função de stop-seconds que permitia o ajuste rápido e preciso da hora, facilitando uma navegação fiável. A A. Lange & Söhne é uma das marcas germânicas mais conhecidas pelos seus relógios de piloto. Esta manufatura, situada em Glashütte, produziu relógios para equipar os pilotos militares durante a Segunda Guerra mundial. Atualmente, estas são peças raras e muito difíceis de encontrar no mercado. Os cronógrafos de piloto das marcas alemãs Tutima e Junghans desta época são também bastante raros. No total, existirão apenas cerca de 300-400 relógios das décadas de 1930 e 1940 e o seu preço ascende aos 30.000 euros.

Momentos marcantes na história dos relógios de piloto

  • Inspirados nos relógios de observação marítima
  • Primeiros relógios de piloto: relógios de observação com correia de pele
  • Cartier Santos: o primeiro relógio de piloto da história
  • A. Lange & Söhne: um dos principais fabricantes de relógios de piloto alemães

IWC Mark XI: um relógio de piloto de culto

Um dos mais clássicos relógios de piloto é o IWC Mark XI. Este relógio foi lançado pela primeira vez no final da década de 1940 pela manufatura suíça IWC. O Mark XI era uma versão mais pequena do Mark X e, durante mais de 30 anos, foi o relógio oficial de inúmeras forças aéreas de todo o mundo. Este relógio de corda manual e estética simples não possuía função cronográfica. Por isso, foi comercializado a um preço relativamente acessível, custando cerca de 350 francos suíços. Atualmente, o seu preço ronda os 5.000 e os 9.000 euros. Este modelo lendário distingue-se por apresentar um mostrador preto, índices em tons claros luminescentes, bem como o característico triângulo às 12 horas. Hoje em dia, marcas como a Fortis fabricam relógios com este mesmo estilo sóbrio.


A nova norma para relógios de piloto: DIN 8330

Em 2016, a marca relojoeira alemã Sinn Spezialuhren, em colaboração com a Faculdade de Tecnologia Aeroespacial da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, iniciou o processo de desenvolvimento de uma nova certificação para relógios de piloto: a certificação TESTAF, abreviatura alemã de "Technischer Standard Fliegeruhren" (Padrões Técnicos para Relógios de Piloto). O projeto ficou concluído em 2012 tendo sido apresentado na sede da Airbus Helicopters. Em 2016, o Instituto Alemão de Normalização (DIN) introduziu finalmente uma norma própria sob a qual se deve reger este tipo específico de relógios: a DIN 8330, cujos critérios assentam na certificação TESTAF. De acordo com esta norma germânica, os relógios de piloto devem ser capazes de substituir os instrumentos de bordo de uma aeronave. Além disso, têm de ser compatíveis com os instrumentos de voo, não podem constituir nenhum perigo para a aeronave nem para a sua tripulação e têm de ser capazes de resistir aos efeitos das variações de pressão decorrentes do voo.

A norma DIN 8330 diferencia entre as regras de voo visual (VFR - visual flight rules) e as regras de voo por instrumentos (IFR - instrument flight rules). Os relógios certificados de acordo com as regras IFR devem ser dotados de uma função cronográfica. Os relógios certificados de acordo com a VFR devem possuir um contador de 12 horas bem como um de 60 minutos. O ponteiro central dos segundos deve dispor de um mecanismo para ser parado com exatidão. Além disso, a norma exige que o relógio possua uma luneta giratória bidirecional com escala de minutos. O mostrador não deve medir menos de 27 mm e deve ser preto mate, tal como o fundo da escala. O relógio deve apresentar uma excelente legibilidade, tanto de dia como de noite, pelo que os índices, os ponteiros centrais e o triângulo das 12 horas devem ser revestidos com uma massa luminescente. Esta deve emitir uma luminosidade constante com uma duração mínima de três horas.

A norma DIN 8330 estipula ainda que os relógios de piloto e todas as suas funções devem funcionar perfeitamente em temperaturas que oscilem entre os -15 °C e os +55 °C. Deverão ainda ser sujeitos a um teste de impacto de uma queda de 1 metro sobre um chão de madeira para demonstrar a sua resistência aos choques. O teste inclui ainda requisitos de estanquidade, precisão, resistência aos campos magnéticos, entre outros. Após os testes, e para obter a certificação, o relógio deverá estar a funcionar na perfeição e não apresentar danos exteriores.