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Rolex GMT-Master 16758 Muito bom Ouro amarelo 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master
South America jubilee bracelet (very rare)
29 950 
+ 99 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
16710
11 800 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom Aço 40mm Automático
Patrocinado
Rolex GMT-Master II
ref. 16710 Original Guarantee Coke Bezel
14 400 
+ 170 € de despesas de envio
IWC Pilot Chronograph Top Gun IW389106 Não usado Cerâmica 44.5mm Automático
Patrocinado
IWC Pilot Chronograph Top Gun
Pilot's Watch Chronograph Top Gun Edition "Woodland" IW389106 NEW
14 950 
+ 200 € de despesas de envio
Breitling Navitimer AB0121 Muito bom Aço 43mm Automático
Patrocinado
Breitling Navitimer
1 B01 Ref. AB0121
5 450 
+ 150 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Lisboa
Rolex GMT-Master II
2 Oystersteel All Black Lunette Noire Box Papers Discontinued
13 900 
+ 59 € de despesas de envio
Oris Big Crown ProPilot GMT 01 748 7710 4063-07 5 22 05FC Novo Aço 45mm Automático
Patrocinado
Oris Big Crown ProPilot GMT
Small Second
1 912 
+ 60 € de despesas de envio
Breitling Montbrillant Datora A21330 Muito bom Aço 43mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Montbrillant Datora
Navitimer Montbrillant Datora Ref A21330
3 950 
Envio gratuito
Rolex GMT-Master II 116713LN Bom Ouro/Aço 40mm Automático Portugal, Lomar
Rolex GMT-Master II
116713LN
20 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Zeno-Watch Basel OS Retro 8554 Não usado Aço 47mm Corda manual
Patrocinado
Zeno-Watch Basel OS Retro
Power Reserve Limited Edition
990 
+ 45 € de despesas de envio
Breitling 1806 Muito bom Ouro/Aço 41mm Quartzo
Patrocinado
Breitling
J-Class Chronograph Stahl/Gold Ref.: 80290 TOP
2 899 
+ 75 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710BLNR Não usado Aço 40mm Automático Portugal, Porto
Rolex GMT-Master II
116710BLNR
19 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, vila nova de viaa
Rolex GMT-Master II
116710LN
19 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 116710LN. Muito bom Aço 40mm Automático Portugal, Matosinhos
Rolex GMT-Master II
116710LN.
16 300 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex 116710LN Muito bom 40MMmm Automático Portugal, JUGUEIROS
Rolex
OYSTER PERPETUAL
14 900 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710 Bom Aço 40mm Automático Portugal, Porto
Rolex GMT-Master II
16710
14 900 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710 Muito bom 40mm Automático Portugal, Lisbon
Rolex GMT-Master II
Pepsi “Swiss” only dial
14 250 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Rolex GMT-Master II 16710 Bom Aço 40mm Automático Portugal, Albufeira
Rolex GMT-Master II
16710
12 137 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
IWC Pilot Chronograph Top Gun IW389101 Não usado Cerâmica 44.5mm Automático Portugal, vila nova de viaa
IWC Pilot Chronograph Top Gun
IW389101
8 800 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Old Navitimer D13022 Muito bom Automático Portugal, Gaia
Breitling Old Navitimer
2
6 000 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Bell & Ross BR V1 BRV123-PHANTOM Muito bom Aço 41mm Automático Portugal, Almada
Bell & Ross BR V1
123 Phantom Vintage Ref. 123-95-SC - Full Set
1 750 
Envio gratuito
Breitling Navitimer World A24322 Muito bom Aço 46mm Automático Portugal, Parede
Breitling Navitimer World
A2432212 amazing Champagne Dial
4 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Old Navitimer A13322 Muito bom Aço Automático Portugal, Portela LRS Lisboa
Breitling Old Navitimer
II
3 900 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Omega Speedmaster Skywalker X-33 318.90.45.79.01.001 Muito bom Titânio 45mm Quartzo Portugal, Paços de Ferreira
Omega Speedmaster Skywalker X-33
318.90.45.79.01.001
3 500 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Bell & Ross BR 03 BR0393-GMT-ST/SCA Bom Titânio 42mm Automático Portugal, Lisbon
Bell & Ross BR 03
GMT
3 300 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Bell & Ross BR 03-94 Chronographe BR 03-92 Muito bom Aço 42mm Automático Portugal, Lisbon
Bell & Ross BR 03-94 Chronographe
BR 03-92
3 150 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Fortis B-42 Official Cosmonauts 638.10.11 M Bom Aço 42mm Automático Portugal, Paços de Ferreira
Fortis B-42 Official Cosmonauts
638.10.11 M
1 700 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Oris Big Crown ProPilot Day Date 01 752 7698 4164-07 5 22 14FC Não usado Aço 45mm Automático Portugal, Leiria
Oris Big Crown ProPilot Day Date
01 752 7698 4164-07 5 22 14FC
1 200 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Citizen Promaster Sky JY8035-04E Muito bom Aço 48mm Quartzo Portugal, Batalha
Citizen Promaster Sky
Navihawk A-T
310 
acrescido de despesas de envio
Vendedor particular
Breitling Navitimer A41322 Muito bom Aço 42mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
50th Anniversary Chronograph Steel Black Brown Bracelet Full Set Box Papers
4 550 
+ 59 € de despesas de envio

O seguro do comprador da Chrono24

O caminho mais seguro para o seu relógio de sonho

Saiba mais

Breitling Navitimer 7806 Bom Aço 41mm Corda manual Portugal, Lisboa
Breitling Navitimer
7806
4 800 
+ 30 € de despesas de envio
Breitling Airwolf A78363 Muito bom Aço 45mm Quartzo Portugal, Lisboa
Breitling Airwolf
A78363
2 145 
+ 20 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master 16753 Muito bom Ouro/Aço 40mm Automático Portugal, Braga
Rolex GMT-Master
Oyster Perpetual GMT-Master / 1986
14 500 
+ 15 € de despesas de envio
Breitling Transocean Unitime Pilot MB0510U6/BC80 Novo Aço 46mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Transocean Unitime Pilot
MB0510U6/BC80
8 975 
+ 50 € de despesas de envio
Breitling Blackbird A44359 Muito bom Aço 44mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Blackbird
A44359
2 575 
+ 59 € de despesas de envio
IWC Big Pilot Top Gun Miramar IW501902 Muito bom Cerâmica 48mm Automático Portugal, Lisboa
IWC Big Pilot Top Gun Miramar
IW501902
11 990 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116719BLRO Muito bom Ouro branco 40mm Automático Portugal, 391
Rolex GMT-Master II
116719BLRO White Gold
44 500 
+ 99 € de despesas de envio
Breitling Montbrillant A36030.1 Bom Aço 41mm Automático Portugal, Vila Nova de Gaia
Breitling Montbrillant
Spatiographe Navitimer
3 850 
Envio gratuito
Fortis 656.10.141 Novo Aço 42mm Automático Portugal, Almada
Fortis
B-42 Chronograph
2 700 
+ 15 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326934 Muito bom Aço 42mm Automático
Rolex Sky-Dweller
Blue Dial Lc100 Like New
21 850 
+ 149 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
2015 Box and papers
16 260 
+ 59 € de despesas de envio
IWC Pilot Chronograph IW389107 Novo Cerâmica 44.5mm Automático
IWC Pilot Chronograph
2023 Chronograph Limited Edition Royal Maces Pilot
11 161 
+ 157 € de despesas de envio
Zenith Pilot Type 20 GMT 96.2431.693/21.C738 Novo Titânio 48mm Automático Portugal, Lisboa
Zenith Pilot Type 20 GMT
Heritage Pilot Type 20 Special GMT Limited Edition
5 675 
+ 50 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe BR01-94-Titanium Muito bom Titânio 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe
Titaniun
2 385 
+ 59 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe BR01-94 Muito bom Aço 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe
BR01-94
3 400 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326235 Novo Ouro rosa 42mm Automático Portugal, 391
Rolex Sky-Dweller
326235 OYSTERFLEX WHITE DIAL
44 500 
+ 99 € de despesas de envio
Breitling Aerospace F56062 Bom Titânio 40mm Quartzo Portugal, Vila Nova de Gaia
Breitling Aerospace
Titanium
1 690 
Envio gratuito
Oris Big Crown ProPilot Day Date 01 752 7760 4164-07 3 22 02LC Novo Aço 44mm Automático Portugal, Almada
Oris Big Crown ProPilot Day Date
01 752 7760 4164-07 3 22 02LC
1 700 
+ 15 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326934 Bom Aço 42mm Automático
Rolex Sky-Dweller
42mm Blue
23 900 
+ 39 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710LN Muito bom Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
2022 Service
14 570 
+ 59 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 03-92 Steel BR0392-ST-G-HE/SCA Muito bom Aço 42mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 03-92 Steel
Golden Heritage Br 03-92 stainless steel Full Set (2021)
2 700 
+ 59 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 01-92 BR0192-BICOLOR Bom Ouro/Aço 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-92
Gold Carbon
4 250 
+ 50 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master 16753 Muito bom Ouro/Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master
16753 Nipple Dial aus April 1982
16 790 
+ 255 € de despesas de envio
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe BR01-94-Titanium Muito bom Titânio 46mm Automático Portugal, Lisboa
Bell & Ross BR 01-94 Chronographe
BR01-94-Titanium
4 890 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326135 Muito bom Ouro rosa 42mm Automático Portugal, 391
Rolex Sky-Dweller
326135 BROWN DIAL LEATHER STRAP LIKE NEW
Preços sob consulta
+ 99 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326934 Muito bom Aço 42mm Automático
Rolex Sky-Dweller
Sky-Dweller--Jubilee--05-2022
20 500 
+ 100 € de despesas de envio
IWC Big Pilot IW500401 Muito bom Aço 46mm Automático
IWC Big Pilot
Power Reserve 7 days Ref. IW500401 / 2011
7 350 
+ 60 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master 1675 Bom Ouro/Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master
CHOCOLOTE EYE OFF-TIGER
12 750 
+ 39 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 16713 Muito bom Ouro/Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
16713
11 015 
+ 59 € de despesas de envio
Breitling Chrono-Matic (submodel) 1806 Muito bom Aço 48mm Automático Portugal, Lisboa
Breitling Chrono-Matic
Navitimer Chrono-matic ref.1806 "TROPICAL ÍNDEX "
4 400 
+ 59 € de despesas de envio
Rolex Sky-Dweller 326934 Novo Aço 42mm Automático
Rolex Sky-Dweller
326934 Blue Dial Oyster 2023
24 324 
+ 190 € de despesas de envio
Rolex GMT-Master II 116710BLNR Muito bom Aço 40mm Automático
Rolex GMT-Master II
"Batman"
16 000 
+ 139 € de despesas de envio
IWC Pilot IW325401 Muito bom Aço 44mm Corda manual Portugal, Lisboa
IWC Pilot
IW325401
5 990 
+ 59 € de despesas de envio

Relógios de piloto: funcionalidade para as mais altas exigências

Os relógios de piloto são instrumentos de precisão e, simultaneamente, acessórios sofisticados. Concebidos para pilotos, atualmente são um tipo de relógio muito apreciado. A Breitling e a IWC são as principais marcas especializadas em relógios de piloto.


5 razões para comprar um relógio de piloto

  • Excecional legibilidade tanto de dia como de noite
  • IWC Mark XI: design típico de relógio de piloto
  • Breitling Navitimer com função cronográfica e régua de cálculo
  • Relógios de piloto usados abaixo dos 1.000 euros
  • Alguns relógios da Sinn e da Stowa são certificados como relógios de piloto

Do cockpit para o escritório

Grande, legível e funcional – estas são as três principais características de um bom relógio de piloto. As origens militares deste tipo de relógio garantem uma excelente legibilidade e funcionalidade, ou seja, neste caso, a forma segue a função. Atualmente, este é um relógio muito popular que agrada tanto a pilotos como ao público em geral.

Graças ao seu design simples, os relógios do piloto são excecionalmente fáceis de ler. O mostrador geralmente é preto, ao passo que os ponteiros e os marcadores são brancos e revestidos com um material luminescente, o que garante uma legibilidade perfeita mesmo em condições de pouca luz.

Desde 2012, existe uma norma para os relógios de piloto. As marcas alemães, como a Sinn ou a Stowa, certificam os seus relógios de piloto de acordo com essa norma, garantindo assim a fiabilidade das suas peças, mesmo em condições extremas.

A Breitling e a IWC são as marcas suíças de relógios de piloto mais conhecidas. Relógios como o Breitling Navitimer ou o IWC Mark XI são famosos em todo o mundo. O design do relógio IWC serviu de base para inúmeros relógios de piloto. O cronógrafo Navitimer ficou para a história da relojoaria graças à sua luneta que inclui uma régua de cálculo. Esta permite calcular velocidades, o consumo de combustível, taxas de subida e descida e outras funções matemáticas.


Quanto custa um relógio de piloto?

Modelo Preço aproximado Tamanho em mm Funções
Rolex GMT-Master II Pepsi 18.600 euros 40 GMT
Rolex GMT-Master II Batman 9.600 euros 40 GMT
IWC Mark XI (vintage) 6.600 euros 36
Breitling Chronomat 44 GMT 6.600 euros 44 Cronógrafo, GMT
Breitling Navitimer 01 5.200 euros 43 Cronógrafo, régua de cálculo, data
IWC Pilot's Watch Chronograph 4.000 euros 43 Cronógrafo, Day-Date
IWC Pilot's Watch Mark XVIII 3.900 euros 40 Data
Sinn 103 Ti UTC TESTAF 2.800 euros 41 Cronógrafo, GMT, data

Preços em detalhe

Se deseja adquirir um relógio de piloto, existem inúmeras opções de diversas marcas no mercado. Com esta ampla oferta, é extremamente fácil encontrar o relógio perfeito para todos os gostos e carteiras. A Breitling tem vários modelos a preços bastante acessíveis, abaixo da barreira dos 1.000 euros . O Breitling Aerospace apresenta as características garras posicionadas às 3, 6, 9 e 12 horas na luneta. No seu interior bate um calibre de quartzo altamente preciso. Este relógio custa cerca de 800 euros, em segunda mão. Um Breitling Chronomat usado também custa menos de 1.000 euros no mercado de relógios usados.

Poderá encontrar uma vasta seleção de modelos da Breitling entre os 1.000 e os 2.500 euros. A marca francesa Bell & Ross também oferece modelos neste segmento de preços. Já os cronógrafos de piloto da IWC usados custam cerca de 2.000 euros. Se for um exemplar em excelente estado de conservação, o preço pode ultrapassar os 2.500 euros. Os modelos essenciais de três ponteiros têm um preço ligeiramente mais acessível.

O modelo 857 UTC da marca germânica Sinn está disponível com ou sem certificado TESTAF, sendo que o preço de ambas as versões não difere muito. No caso de se tratar de um relógio novo, o preço ronda os 1.900 euros. O cronógrafo Sinn 103 Ti TESTAF custa, novo, cerca de 2.600 euros. O preço de um relógio novo com função de cronógrafo e GMT ascende aos 2.800 euros.

Na categoria de preço até aos 10.000 euros, encontra relógios como o GMT Master da Rolex. A manufatura suíça desenvolveu este relógio com função GMT especificamente para as exigências dos pilotos comerciais. O modelo original foi desenvolvido no início da década de 1950 para a companhia aérea Pan American World Airways (Pan Am).

Um dos modelos mais procurados é o GMT-Master II com luneta em cerâmica preta e azul, também conhecido pela alcunha de Batman. Este modelo custa cerca de 9.600 euros, novo. Um exemplar usado é algumas centenas de euros mais barato. O preço do GMT-Master II Pepsi com a Ref. 126710BLRO, apresentado no Baselworld 2018, ascende aos 18.000 euros. O preço de tabela oficial é de 8.400 euros.


Particularidades dos relógios de piloto

Os relógios do piloto distinguem-se sobretudo pela sua excelente legibilidade. Regra geral, dispõe de um mostrador preto de grandes dimensões, índices brancos e ponteiros grandes. Os índices e os ponteiros são revestidos com um material luminescente, pelo que brilham no escuro. Além disso, a maioria dos modelos possui um marcador triangular posicionado às 12 horas e algarismos árabes que facilitam a leitura do tempo.

Muitos relógios de piloto contam também com uma função de cronógrafo ou até mesmo um cronógrafo flyback}, como o Heuer Bund, que a Heuer desenvolveu para o Bundeswehr no final dos anos 60. Este relógio vintage é muito cobiçado por colecionadores, contudo o seu preço mantém-se acessível: cerca de 5.000 euros.


Os relógios de piloto mais populares

O Breitling Navitimer é um dos mais famosos instrumentos do tempo concebidos para atender às necessidades específicas da aviação. O lendário cronógrafo é imediatamente reconhecível graças à sua régua de cálculo circular, que permite realizar cálculos matemáticos. O Navitimer também está disponível com o calibre de manufatura 01 da Breitling, que oferece uma reserva de marcha de 70 horas. As versões de 46 mm oferecem uma excelente legibilidade. Os modelos topo de gama desta coleção albergam um calibre de manufatura com função de cronógrafo rattrapantepara calcular tempos parciais. O Navitimer está disponível em aço inoxidável, ouro ou numa combinação de ambos.

Os relógios de piloto da IWC são também muito apreciados. O seu design serviu de base para inúmeros relógios de piloto. Os modelos retro Big Pilot's Heritage são inspirados nos relógios de piloto históricos. A versão de 48 mm é particularmente grande e, portanto, oferece uma maior legibilidade. Graças à coroa sobredimensionada, estes relógios de piloto retro são extremamente fáceis de manusear. Além dos modelos simples de três ponteiros, a linha de relógios de piloto da IWC propõe também cronógrafos.

A marca de relógios alemã Tutima também é conhecida pelos seus relógios piloto. Tal como a Heuer, a Tutima produziu cronógrafos de piloto para o uso militar. Esses relógios são particularmente raros, pouco conhecidos e, portanto, muito interessantes para os colecionadores. Estes relógios militares estão disponíveis em aço ou titânio, sendo esta última naturalmente muito mais leve. A caixa do Tutima Military Chronograph é totalmente arredondada para garantir que o piloto não se magoe em situações extremas. Além disso, por motivos de segurança, os botões são integrados na caixa do relógio. No seu interior, bate o calibre automático 5100 da Lémania. Trata-se de um movimento com função de cronógrafo que é uma raridade no mercado. Para adquirir a versão em titânio, conte com uma verba de cerca de 2.300 euros. Já o preço da versão em aço inoxidável é ligeiramente mais baixo, e ronda os 2.000 euros.


Significado histórico dos relógios de piloto

O primeiro relógio concebido especificamente para um piloto data de 1904 e foi criado pela Cartier. Trata-se do modelo Cartier Santos, que Louis Cartier desenhou para o famoso pioneiro da aviação, o brasileiro Alberto Santos-Dumont. Este emblemático relógio apresentava uma caixa quadrada, algarismos romanos e uma correia de pele. Dois anos depois, Dumont realizava o primeiro voo num avião com motor a gasolina, levando no pulso o relógio para ele concebido, que lhe permitia ler o tempo com as duas mãos no volante.

As origens dos relógios de piloto atuais remontam à época em que se utilizavam relógios de bolso como auxiliares ao cronómetro marítimo para a navegação marítima – os chamados relógios de navegação, construídos segundo o princípio inventado por Christiaan Huygens e o relojoeiro Salomon Coster, e que já então apresentavam um aspeto puramente funcional. Assim, os navegadores determinavam a hora local com o relógio de bolso, comparavam-na com a hora do cronómetro marítimo, depois subiam ao deque e, com a ajuda do sextante, determinavam a posição geográfica da embarcação. Apesar de serem dotados de um mecanismo altamente preciso, as diferenças de temperatura, a humidade e o constante balanço afetavam negativamente a sua marcha.

Por se encontrar fixo numa caixa com um sistema cardã que o protegia dos balanços da ondulação e o mantinha na posição horizontal, o cronómetro marítimo era bastante mais fiável. Este instrumento tornou-se indispensável à navegação em alto-mar, dado que permitia determinar com o máximo rigor possível a posição geográfica da embarcação.

No início do século XX, com o desenvolvimento da aeronáutica, a força aérea recorreu a este tipo de relógio, complementando-o com uma correia em pele comprida com dois rebites para que o relógio pudesse ser usado por cima do fato de piloto. Estes relógios de piloto eram facilmente identificáveis graças à sua grande coroa, que permitia acertar o relógio mesmo com luvas.

Com o passar dos anos, os relógios de aviação evoluíram, adquirindo as características distintas atuais. O mostrador preto e os índices amarelos estabeleceram-se como elementos típicos por oferecerem uma perfeita legibilidade tanto de dia como de noite. Durante muitos anos, o material luminescente utilizado para revestir os ponteiros e os índices foi o trítio, um material radioativo, que mais tarde foi substituído pela Super-LumiNova.

A maioria dos relógios de piloto dispunha já então de uma função de stop-seconds que permitia o ajuste rápido e preciso da hora, facilitando uma navegação fiável. A A. Lange & Söhne é uma das marcas germânicas mais conhecidas pelos seus relógios de piloto. Esta manufatura, situada em Glashütte, produziu relógios para equipar os pilotos militares durante a Segunda Guerra mundial. Atualmente, estas são peças raras e muito difíceis de encontrar no mercado. Os cronógrafos de piloto das marcas alemãs Tutima e Junghans desta época são também bastante raros. No total, existirão apenas cerca de 300-400 relógios das décadas de 1930 e 1940 e o seu preço ascende aos 30.000 euros.

Momentos marcantes na história dos relógios de piloto

  • Inspirados nos relógios de observação marítima
  • Primeiros relógios de piloto: relógios de observação com correia de pele
  • Cartier Santos: o primeiro relógio de piloto da história
  • A. Lange & Söhne: um dos principais fabricantes de relógios de piloto alemães

IWC Mark XI: um relógio de piloto de culto

Um dos mais clássicos relógios de piloto é o IWC Mark XI. Este relógio foi lançado pela primeira vez no final da década de 1940 pela manufatura suíça IWC. O Mark XI era uma versão mais pequena do Mark X e, durante mais de 30 anos, foi o relógio oficial de inúmeras forças aéreas de todo o mundo. Este relógio de corda manual e estética simples não possuía função cronográfica. Por isso, foi comercializado a um preço relativamente acessível, custando cerca de 350 francos suíços. Atualmente, o seu preço ronda os 5.000 e os 9.000 euros. Este modelo lendário distingue-se por apresentar um mostrador preto, índices em tons claros luminescentes, bem como o característico triângulo às 12 horas. Hoje em dia, marcas como a Fortis fabricam relógios com este mesmo estilo sóbrio.


A nova norma para relógios de piloto: DIN 8330

Em 2016, a marca relojoeira alemã Sinn Spezialuhren, em colaboração com a Faculdade de Tecnologia Aeroespacial da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, iniciou o processo de desenvolvimento de uma nova certificação para relógios de piloto: a certificação TESTAF, abreviatura alemã de "Technischer Standard Fliegeruhren" (Padrões Técnicos para Relógios de Piloto). O projeto ficou concluído em 2012 tendo sido apresentado na sede da Airbus Helicopters. Em 2016, o Instituto Alemão de Normalização (DIN) introduziu finalmente uma norma própria sob a qual se deve reger este tipo específico de relógios: a DIN 8330, cujos critérios assentam na certificação TESTAF. De acordo com esta norma germânica, os relógios de piloto devem ser capazes de substituir os instrumentos de bordo de uma aeronave. Além disso, têm de ser compatíveis com os instrumentos de voo, não podem constituir nenhum perigo para a aeronave nem para a sua tripulação e têm de ser capazes de resistir aos efeitos das variações de pressão decorrentes do voo.

A norma DIN 8330 diferencia entre as regras de voo visual (VFR - visual flight rules) e as regras de voo por instrumentos (IFR - instrument flight rules). Os relógios certificados de acordo com as regras IFR devem ser dotados de uma função cronográfica. Os relógios certificados de acordo com a VFR devem possuir um contador de 12 horas bem como um de 60 minutos. O ponteiro central dos segundos deve dispor de um mecanismo para ser parado com exatidão. Além disso, a norma exige que o relógio possua uma luneta giratória bidirecional com escala de minutos. O mostrador não deve medir menos de 27 mm e deve ser preto mate, tal como o fundo da escala. O relógio deve apresentar uma excelente legibilidade, tanto de dia como de noite, pelo que os índices, os ponteiros centrais e o triângulo das 12 horas devem ser revestidos com uma massa luminescente. Esta deve emitir uma luminosidade constante com uma duração mínima de três horas.

A norma DIN 8330 estipula ainda que os relógios de piloto e todas as suas funções devem funcionar perfeitamente em temperaturas que oscilem entre os -15 °C e os +55 °C. Deverão ainda ser sujeitos a um teste de impacto de uma queda de 1 metro sobre um chão de madeira para demonstrar a sua resistência aos choques. O teste inclui ainda requisitos de estanquidade, precisão, resistência aos campos magnéticos, entre outros. Após os testes, e para obter a certificação, o relógio deverá estar a funcionar na perfeição e não apresentar danos exteriores.