- 30
- 60
- 120
Yacht-Master – Senhor dos Mares
O Yacht-Master foi concebido para os desportos náuticos de grande prestígio. Com uma elegância descontraída e materiais nobres, como o ouro ou a platina, é uma peça que tanto faz boa figura no convés de um veleiro como no ambiente seleto do clube naval.
5 razões para comprar um Rolex Yacht-Master
- Materiais nobres: ouro ou platina
- Modelos exclusivos fabricados em Rolesium: combinação de aço e platina
- Cronómetro certificado oficialmente
- Modelos unissexo: 29 mm, 35 mm, 37 mm e 40 mm de diâmetro
- Braceletes Oyster ou Oysterflex
O Rolex Yacht-Master e o desporto náutico
A Rolex tem uma forte ligação ao mar que remonta à década de 1950. Em 1953, a marca genebrina apresentou ao mundo um dos primeiros relógios de mergulho da história: o emblemático Submariner. Na senda do domínio das profundezas, a Rolex lançou protótipos como o Sea-Dweller que desceu até aos 10.916 metros na Fossa das Marianas, uma profundidade onde reina uma pressão equivalente a 1000 bares. Em 1992, a Rolex dedicou-se finalmente à conceção de um modelo vocacionado para a superfície do mar: o Yacht-Master.
Com quatro tamanhos de caixa disponíveis – 29 mm, 35 mm, 37 mm e 40 mm, o Yacht-Master tanto se adequa a pulsos masculinos fortes como a pulsos mais estreitos, incluindo os das senhoras. Em termos de materiais, poderá escolher entre o Everose (ouro rosa) ou variantes bicolores em ouro amarelo e aço, que a Rolex denomina de Rolesor. A par destes, estão ainda disponíveis modelos em Rolesium – termo usado pela marca para definir a combinação de aço e platina, exclusiva desta linha. Estes modelos possuem uma caixa e uma bracelete em aço, cujos elos do meio são maciços e polidos. Tanto a luneta como o mostrador são em platina, num tom que contrasta belissimamente com o aço da infraestrutura do relógio. Ao contrário da luneta do Submariner que só pode ser girada no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio, a luneta do Yacht-Master pode ser girada em ambas as direções e com ela é possível medir os tempos das regatas.
Preços dos Rolex Yacht-Master
Número de referência | Preço aproximado | Material e bracelete | Tamanho em mm |
116655 | 17.800 euros | Ouro Everose, Oysterflex | 40 |
116621 | 10.600 euros | Rolesor, Oyster | 40 |
116622 | 9.000 euros | Rolesium, Oyster | 40 |
268655 | 15.200 euros | Ouro Everose, Oysterflex | 37 |
268621 | 9.800 euros | Rolesor, Oyster | 37 |
268622 | 8.300 euros | Rolesium, Oyster | 37 |
Preços em detalhe
Um Rolex Yacht-Master com 40 mm em ouro Everose com a Ref. 116655 custa, novo, cerca de 17.800 e, usado, cerca de 17.800 euros. Este relógio de luxo em ouro rosa vem equipado com a notável bracelete Oysterflex, uma bracelete patenteada pela Rolex que integra uma lâmina de metal superelástico em titânio e níquel, revestido por Elastomer, um tipo de borracha de última geração. O mostrador preto e a luneta Cerachrom preta contrastam elegantemente com a caixa, os ponteiros e os índices em ouro rosa Everose.
Se é um apreciador de relógios bicolores, o Yacht-Master Ref. 116621 será com certeza do seu agrado. Este modelo surge com uma caixa de 40 mm e alia o aço ao ouro Everose, sendo complementado por uma bracelete Oyster em aço e ouro rosa. Os exemplares novos rondam os 10.600 euros e os usados cerca de 10.300 euros. As versões em Rolesium (Ref. 116622), que combinam o aço e a platina, custam aproximadamente 9.000 euros, novas, e 8.000 euros, usadas.
Quanto custa um Rolex Yacht-Master 37?
Com um diâmetro de 37 mm, o Rolex Yacht-Master 37 é um relógio bastante mais feminino do que a versão de 40 mm. Especialmente as versões em ouro rosa ou bicolores, que combinam o aço e o ouro, assentam na perfeição em pulsos femininos. Tal como a versão do Yacht-Master de 40 mm, este modelo inclui também a bracelete Oysterflex. A versão em Rolesium está também disponível no tamanho de 37 mm. Este relógio de luxo, como novo, ronda os 8.300 euros.
O Yacht-Master 37 Ref. 268655 em ouro Everose de 18 quilates com bracelete Oysterflex preta custa, novo, cerca de 15.200 euros. Usado, custa aproximadamente 14.700 euros. As versões bicolores que aliam o aço e o ouro Everose possuem um mostrador chocolate e podem ser encontradas através da Ref. 268621. O preço destes modelos ronda os 9.800 euros. Os exemplares usados são algumas centenas de euros mais baratos.
Dicas para a compra de um Yacht-Master
Está a pensar ir velejar? Não há modelo mais perfeito do que o Rolex Yacht-Master para desafiar o mar. Com uma estanqueidade até 100 metros, esta peça distingue-se pelos metais nobres. Está disponível em vários tamanhos de caixa que vão desde os 29 mm aos 40 mm, adaptando-se tanto a pulsos masculinos como femininos. As versões em Everose constituem um acessório particularmente elegante para as senhoras que procuram sofisticação. Contudo, dependendo do look, podem também assentar bem em pulsos masculinos.
Se procura um relógio mais sofisticado, sugerimos que dê uma vista de olhos no Rolex Yacht-Master na versão Rolesium. Estes modelos em aço e platina afirmam-se como uma peça casual-elegante, ideal tanto para usar em ocasiões especiais como no dia-a-dia. Como quase todos os modelos da Rolex, o Yacht Master tem um bom potencial de valorização.
Modelos e variantes do Yacht-Master
O design do Yacht-Master assemelha-se muito ao do Rolex Submariner, devido essencialmente a elementos comuns como a caixa Oyster ou a bracelete Oyster de três elos. Ambos os relógios possuem uma proteção de coroa e uma janela para a data com lupa Cyclops posicionada às 3 horas. Embora semelhantes, os índices e os ponteiros das horas e dos minutos do Yacht-Master apresentam dimensões maiores do que os do Submariner para oferecer melhor visibilidade. Além deste, existem outros pormenores distintivos: o ponteiro dos segundos e a inscrição estampada no mostrador do Yacht-Master são vermelhos ou azuis-claros, a proteção da coroa é também maior e as arestas são mais arredondadas. A diferença mais óbvia, contudo, reside na luneta com as graduações polidas em relevo, que contrastam com o seu acabamento mate. Além disso, ao contrário do Submariner, a luneta do Yacht-Master gira em ambas as direções.
Em 2015, a Rolex apresentou uma nova versão do Oyster Perpetual Yacht-Master com caixa em ouro Everose de 18 quilates. Este modelo surge com uma luneta Cerachrom preta com acabamento mate. Por sua vez, a graduação em relevo é polida, tal como nos restantes modelos do Yacht-Master. A luneta é ainda emoldurada por um anel em ouro Everose.
Com este relógio, a Rolex estreou também a bracelete de cauchu designada de Oysterflex. Esta integra uma lâmina de metal superelástico em titânio e níquel, que é revestida a Elastomer, um tipo de borracha vulcanizada de última geração. A bracelete (patenteada, claro) possui ainda uma espécie de almofada interior que permite uma moldagem ideal ao pulso e um conforto superlativo. Tudo detalhes que fazem a diferença e que tornam esta bracelete mais flexível, duradoura e extremamente confortável.
A par dos diversos tamanhos de caixa e combinações de materiais, poderá ainda escolher entre variados mostradores. O preto cria um contraste com a massa branca luminescente dos índices, que no escuro brilha num tom azul. Já os mostradores em tons claros, como em madrepérola ou platina, são mais sóbrios. Outra opção são os mostradores em azul, que sublinham a ligação ao universo marítimo e saltam imediatamente à vista.
Técnica de manufactura superlativa
À semelhança do Submariner com janela para a data, o Yacht-Master com 40 mm de diâmetro alberga o calibre 3135. Em 1988, a Rolex apresentou este mecanismo, sobejamente conhecido pela sua fiabilidade e robustez. Por conseguinte, poderá ser também encontrado nas primeiras versões do Yacht-Master, lançadas na década de 1990. Desde 2005, contudo, vem equipado com mais uma inovação da Rolex: a espiral Parachrom, desenvolvida após cinco anos de investigação. A coloração superficial não é apenas um elemento estético: deve-se a um tratamento da superfície com uma liga de nióbio e zircónio, um material muito mais resistente aos efeitos nocivos dos campos magnéticos. Além disso, esta espiral é dez vezes mais resistente aos choques do que as espirais convencionais. A última volta possui uma curva terminal Breguet que possibilita o movimento concêntrico, ou isócrono, da mesma, o que aumenta a precisão cronométrica do relógio.
Como todos os relógios da Rolex, o Yacht-Master ostenta o certificado de cronómetro suíço, título reservado aos relógios de precisão superior aprovados nos testes do Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC). Os relógios são ainda submetidos a uma bateria de testes da própria Rolex, cujo grau de exigência é muito superior àqueles do COSC. Daí a inscrição "Superlative Chronometer" adornar os mostradores dos relógios Rolex. Em termos de precisão cronométrica, isto significa que os mecanismos da Rolex apresentam uma margem de desvio diária de, no máximo, -2/+2 segundos, em comparação com a margem de -4/+6 do COSC.
Nos modelos com 35 e 37 mm de diâmetro, a manufactura genebrina utiliza calibres mais pequenos: a versão de 27 mm está equipada com o calibre 2236 e a versão de 35 mm com o calibre 2235. Estes mecanismos equipam também os modelos femininos da coleção Lady-Datejust. A principal característica técnica do calibre 2236 é a espiral Syloxi, desenvolvida e fabricada pela própria Rolex. Esta espiral é feita numa liga de silício e óxido de silício, materiais extremamente resistentes às variações de temperatura e aos campos magnéticos. Esta espiral encontra-se protegida por 5 patentes, sendo que uma delas diz respeito a uma geometria otimizada que apresenta um sistema de fixação mais eficiente. Nomeadamente, uma das extremidades da espiral é fixada à roda do balanço e a outra à ponte do balanço, o que permite que esta permaneça perfeitamente perpendicular, plana e centrada. Possui ainda um elemento central que permite a sua fixação sem cola. A roda de escape é fabricada numa liga de níquel e fósforo, tornando-a insensível às perturbações magnéticas. A reserva de marcha alcança as 55 horas, devido à otimização da mola espiral.
Yacht-Master II: o cronógrafo de regata para profissionais
O Yacht-Master II veio enriquecer o modelo base com uma função cronográfica de countdown para regatas . Este foi o primeiro cronógrafo na história da relojoaria dotado de contagem decrescente com memória mecânica programável. Até aqui, esta função era oferecida apenas por relógios eletrónicos com movimentos de quartzo. Esta função permite fazer contagens decrescentes de zero a dez minutos para estabelecer o momento da largada de regatas, com várias sequências de partida. Quando se faz um restart da contagem decrescente, o ponteiro de countdown retoma o lugar onde iniciou a última contagem. Sem dúvida, um feito notável para um calibre mecânico.
Devido a esta função, o Yacht-Master é um dos relógios de pulso mais complexos da Rolex. Com os seus 44 mm de diâmetro, é o maior relógio do catálogo da marca, a par do Deepsea. Relógios maiores do que estes são, por exemplo, os modelos Radiomir da marca italiana Panerai.
Quanto aos materiais, poderá escolher entre o aço, o ouro amarelo ou ainda uma versão bicolor que combina o aço com o ouro Everose (uma liga específica da Rolex). Além disso, existe também um modelo em ouro branco e platina. Os preços do modelo base em aço movem-se na casa dos cinco dígitos. Em termos estéticos, caracteriza-se por apresentar um belíssimo mostrador branco aliado a uma luneta Ring Command azul com a inscrição Yacht-Master II gravada. Os pequenos acentos cromáticos são dados pelo ponteiro dos segundos em vermelho, bem como pelo ponteiro suplementar para a função de cronógrafo, cuja ponta inclui um triângulo vermelho. Em suma, é um relógio que dá nas vistas pelo seu tamanho e que é, ao mesmo tempo, elegante e desportivo, adequando-se tanto a um look descontraído como a uma reunião de negócios mais formal. O modelo em ouro branco e platina tem um caráter mais sóbrio devido à luneta no mesmo material. É uma peça que respira prestígio e cujo preço ronda os 32.000 euros.
Características do Yacht-Master II
- Com cronógrafo de regata: função countdown para a partida da regata
- O primeiro cronógrafo do mundo dotado de memória mecânica e countdown programável
- Um dos maiores relógios da Rolex: 44 mm de diâmetro
- A partir de 13.000 euros
- Materiais nobres: ouro amarelo, ouro branco e platina, aço ou ouro Everose e aço (bicolor)
Um relógio versátil
A Rolex é patrocinadora oficial de algumas das mais sensacionais regatas do mundo, como a mítica regata Fastnet Race, nas águas do Mar Celta, ou a famosíssima Sydney–Hobart, na Austrália. Na lista incluem-se ainda regatas oceânicas exclusivas, como a Rolex Big Boat Series ou a Maxi Yacht Rolex Cup. O Yacht-Master resulta, precisamente, de toda a experiência alcançada pela marca na sua associação ao universo náutico. Concebido para enfrentar as mais duras condições no alto mar, é um instrumento fiável e funcional que, contudo, permanece sóbrio e elegante. As diferentes versões disponíveis no catálogo, que vão desde o aço aos materiais nobres, permitem escolher a que melhor se adapta ao seu estilo e gosto pessoais. A versão em ouro Everose com bracelete de cauchu tem um caráter particularmente desportivo. Estão disponíveis diâmetros que assentam perfeitamente em qualquer pulso, feminino ou masculino.