- 30
- 60
- 120
IWC – Excelência suíça desde 1868
A International Watch Company (IWC) é uma das marcas relojoeiras suíças mais prestigiadas do mundo. A manufactura tornou-se célebre pelos seus relógios de piloto, mas propõe também modelos mais elegantes como o Portugieser ou o Portofino.
Conselhos para a compra de relógios IWC
Pretende adquirir um relógio de luxo de uma das mais renomadas marcas de relojoaria suíça? Há mais de um século que a IWC é símbolo de alta relojoaria, propondo peças apreciadas tanto por especialistas como por colecionadores.
Os relógios de piloto da coleção Mark X gozam de uma excelente reputação entre os modelos deste tipo. Um Mark 11 dos anos 1950 em bom estado pode alcançar os 7.000 euros, ou seja, duas vezes mais do que o modelo atual Mark XVIII novo. O modelo de gama superior com cronógrafo duplo custa cerca de 8.000 euros. A estética depurada destes relógios deriva das suas funções, idealizadas como instrumentos para pilotos.
O relógio de mergulho do catálogo — o IWC Aquatimer — é uma interessante alternativa ao Rolex Submariner ou ao Omega Seamaster. O preço dos modelos mais básicos, em estado novo e com uma caixa de aço inoxidável, começa na casa dos 4.000 euros. As versões em ouro rosa, ou o Deep Three com caixa em titânio, ultrapassam os 12.000 euros.
O IWC Ingenieur está disponível numa larga gama de preços. O Ingenieur Automatic é um relógio bastante diferente do Ingenieur Perpetual Calendar Digital Date-Month, que tem algumas semelhanças com um Hublot. No mercado dos relógios vintage, poderá até encontrar um Ingenieur usado com calibre de quartzo por cerca de 2.000-3.000 euros. O preço de um Automatic novo começa na casa dos 4.500 euros, ao passo que as versões mais caras ultrapassam facilmente os 10.000 euros. O preço elevado destes relógios deve-se aos calibres com múltiplas complicações e materiais exclusivos como a cerâmica e o carbono.
Se procura um relógio clássico e elegante, sugerimos o Portugieser e o Portofino. O preço do Portugieser na versão cronógrafo começa na casa dos 5.000 euros. Se dotado de um mecanismo turbilhão ou de complicações mais raras, como a repetição de minutos, o Portugieser pode alcançar preços na ordem dos 70.000 ou 80.000 euros. As caixas são em ouro vermelho ou platina.
Algumas versões mais antigas do Portofino estão disponíveis a preços mais acessíveis, dado que albergam movimentos de quartzo. Poderá encontrar modelos vintage em bom estado de conservação por menos de 2.000 euros. Um Portofino Automatic novo custa cerca de 3.000 euros. Não vem equipado com um calibre de manufactura, mas sim com o calibre 35111, baseado no Sellita SW300-1. Já um Portofino em ouro branco com complicações como fases da lua ou cronógrafo custa cerca de 20.000 euros.
O Portugieser e o Portofino não são os únicos modelos elegantes da IWC. Os modelos da linha Da Vinci são também extremamente elegantes com as suas caixas tonneau. Os exemplares vintage apresentam-se na forma redonda e estão equipados com movimentos de quartzo, com preços que rondam os 2.000-3.000 euros. Modelos como o Perpetual Calender Digital Date-Month com caixa em ouro rosa alcançam preços mais elevados, custando cerca de 27.000 euros. Se pretende adquirir um Da Vinci em platina, conte com uma verba de pelo menos 30.000 euros.