Movado: relógios de luxo minimalistas
A Movado é mais conhecida pelo seu lendário Museum Watch, cujo design minimalista assenta no famoso "single dot" às 12 horas. Contudo, a marca oferece também no seu catálogo cronógrafos e modelos clássicos com caixas retangulares.
This page contains information about:
- 4 factos sobre a Movado
- Mostrador icónico com o famoso "single dot" às 12 horas
- Quanto custam os relógios Movado?
- Preços em detalhe
- Datron HS360: um cronógrafo com o Zenith El Primero
- Museum Classic: um modelo intemporal
- Um Museum diferente: Edge com efeito 3D
- Fresco e desportivo: Bold com caixa de 48 mm
- Ermeto: um relógio de bolso com muito estilo
- 1881: celebrar a fundação com um calibre automático da ETA
- Amorosa: relógio de senhora de 24 mm com diamantes
- O que significa Movado?
4 factos sobre a Movado
- Museum Watch: um pouco de cultura no pulso
- Cronógrafos especiais animados pelo calibre El Primero
- Modelos vintage com potencial de valorização
- significa "movimento" em esperanto
Mostrador icónico com o famoso "single dot" às 12 horas
Para a marca suíça Movado, o tempo não é seguramente uma mera sequência de números. Esta manufatura vê o tempo da perspetiva do sol e a sua ligação com a rotação da Terra. O lendário design do relógio Museum estilo Bauhaus, cujo famoso "single dot" às 12 horas representa o ponto mais alto do sol, ilustra perfeitamente este ponto de vista. Concebido pelo designer industrial Nathan George Horwitt em 1947, o modelo com o famoso ponto faz parte da exposição permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1960 e influenciou todas as coleções seguintes da Movado. Quase todos os modelos da marca contam com este elemento, que passou a ser a assinatura da marca, sejam eles cronógrafos ou relógios de dois ou três ponteiros.
Horwitt concebeu relógios extremamente minimalistas cujos mostradores, além do ponto e dos dois ponteiros, não possuem mais nada. Não existem quaisquer índices, algarismos ou graduações a perturbar o visual depurado destes modelos. As caixas são redondas e distinguem-se pelas suas linhas claras. Para quem prefere um design algo mais empolgante, a Movado oferece algumas reinterpretações deste visual. Por exemplo, a linha Bold inclui modelos com algarismos romanos ou incrustados de diamantes. Os modelos mais recentes são quase todos animados por calibres de quartzo, mas estão também disponíveis relógios mecânicos.
Se prefere modelos de corda automática ou manual, sugerimos que procure os modelos mais antigos. Como a marca foi fundada em 1881, por Achille Ditesheim, existem inúmeros exemplares usados no mercado de segunda mão a bons preços. Esta é também uma das razões pelas quais a Movado é uma excelente opção para colecionadores, especialmente alguns modelos vintage concebidos antes de a marca ter introduzido o famoso ponto, nomeadamente os cronógrafos da década de 1970, como o Datron HS360 animado pelo movimento El Primero. Os modelos clássicos, reminiscentes do Cartier Tank, também ainda se encontram no mercado.
Quanto custam os relógios Movado?
Coleção/Modelo | Preço a partir de | Automático | Particularidades |
Datron HS360 | 3.700 euros | ✓ | Com calibre El Primero (cal. 3019 PHC) |
Kingmatic | 1.200 euros | ✓ | Design nostálgico, semelhante ao Patek Philippe Calatrava |
Edge | 1.000 euros | − | Mostrador tridimensional reinterpretado |
Ermeto | 900 euros | − | Relógio de bolso para viagens, coroa no topo da caixa |
1881 Automatic | 700 euros | ✓ | Calibre ETA 2824-2 de precisão comprovada |
Bold | 600 euros | − | Diâmetro de caixa até 48 mm, grande seleção de designs |
Museum Classic | 500 euros | − | Mostrador minimalista e sem elementos (relógio Museum) |
Amorosa | 400 euros | − | Apenas relógios de senhora |
Preços em detalhe
Um Movado Museum de 39 mm com movimento de quartzo, o famoso ponto às 12 horas e bracelete de aço inoxidável custa, novo, cerca de 400 euros. Os relógios de senhora deste mesmo estilo rondam os 250 euros. Se preferir modelos sem o ponto, existem muitos relógios vintage da Movado dos anos 50, 60 e 70 em boas condições no mercado de segunda mão. Como estes foram lançados antes da introdução do "mostrador Museum", o seu design assenta no estilo dos relógios clássicos da época. Irá encontrar modelos com caixas redondas, em forma de almofada ou retangulares, que são muitas vezes um perfeito retrato da época em que foram lançados. Por exemplo, os Kingmatic são reminiscentes dos relógios Patek Philippe Calatrava e o seu preço começa na casa dos 1.200 euros.
Datron HS360: um cronógrafo com o Zenith El Primero
A Movado fundiu-se com a Zenith no final dos anos 1960 e, dessa parceria, nasceu o primeiro calibre cronográfico automático do mundo: o El Primero. A Seiko e outro grupo de fabricantes que incluía a Breitling estavam também nesta corrida. O cronógrafo Movado Datron HS360 oferece um dos mais prestigiados movimentos de cronógrafo da relojoaria e é, por isso, uma excelente compra. Os totalizadores com disposição tricompax às 3, 6 e 9 horas tornam o visual do mostrador muito equilibrado. Este tipo de mostrador é típico de muitos cronógrafos, como o famoso Panda Dial (mostrador branco com submostradores pretos) ou o Reverse Panda Dial (mostrador preto com submostradores brancos), mais conhecido por Rolex Daytona Paul Newman. A caixa tonneau em forma de almofada é típica dos anos 70 e está disponível em aço inoxidável ou banhada a ouro. O Datron HS360 Sub Sea é uma versão que conta com uma luneta giratória para mergulhadores. O preço de um cronógrafo Movado animado pelo El Primero ronda os 3.700 euros.
Museum Classic: um modelo intemporal
O famoso "dot dial design", com o ponto às 12 horas, encontra-se em muitas coleções desta marca e tornou-se a assinatura de marca da Movado. Na linha Museum Classic, encontra sobretudo modelos clássicos com mostrador preto em diferentes tamanhos de caixa que vão dos 28 aos 40 mm. Nestes, a cor do ponto combina com a cor da luneta. A principal característica destes modelos é o mostrador vazio que, para além do ponto e dos ponteiros, não possui mais nenhum elemento. Porém, estão também disponíveis modelos com mostrador madrepérola e diamantes nos índices. Relativamente ao material das caixas, poderá escolher entre o aço inoxidável, o ouro amarelo ou o ouro rosa. As braceletes estão disponíveis em aço inoxidável, bicolores, pele de vitela ou banhadas a ouro. Os relógios desta linha são animados por movimentos de quartzo e o seu preço ronda os 500 euros, novos.
Um Museum diferente: Edge com efeito 3D
Se prefere uma reinterpretação mais jovial do Museum, dê uma vista de olhos na coleção Movado Edge . O mostrador destes modelos é fabricado em alumínio e possui um efeito tridimensional. O ponto às 12 horas parece ser maior do que nos modelos clássicos e destaca-se do resto do relógio. Além disso, a orla do mostrador tem uma forma ondulada, que evoca os raios do sol. A coleção Edge foi concebida em colaboração com Yves Béhar, um conhecido designer industrial. Estão disponíveis inúmeras versões com mostradores em cores frescas e modernas, como o lilás, o azul-claro ou o verde. Estão também disponíveis cronógrafos com este visual, com os totalizadores numa disposição tricompax. O preço dos relógios de dois ponteiros animados por um movimento de quartzo ronda os 500 euros, ao passo que um cronógrafo ronda os 1.000 euros.
Fresco e desportivo: Bold com caixa de 48 mm
Para fãs de designs desportivos e caixas maiores, sugerimos a linha Bold que propõe modelos com um diâmetro de caixa até 48 mm. Esta coleção oferece uma vasta seleção de modelos em diferentes versões, cujo design relembra uma reedição do Museum. Desde modelos essenciais de dois ponteiros a cronógrafos com cores vivas ou peças adornadas de diamantes, esta linha oferece de tudo um pouco. O preço de um cronógrafo com caixa de titânio ronda os 600 euros.
Ermeto: um relógio de bolso com muito estilo
Em 1926, a marca lançou o Movado Ermeto um relógio de bolso em forma de pequeno estojo (lembrava muito um travesseiro) que podia ser fechado através de um sistema patenteado de abertura automática, escondendo o mostrador. Originalmente equipados com calibres de corda manual, um ano depois, o calibre passou a carregar-se de forma automática com o abrir e fechar do relógio. Os relógios de bolso da linha Ermeto foram comercializados como relógios de viagem e, por isso, as suas caixas apresentavam extravagantes designs. Com caixa em pele de crocodilo e índices bastão, um Ermeto em muito bom estado custa cerca de 900 euros.
1881: celebrar a fundação com um calibre automático da ETA
A linha 1881 Automatic foi apresentada em 2015 na Baselworld para celebrar o ano de fundação da Movado. Trata-se de uma gama de relógios alimentados pelo calibre ETA 2824-2. Os calibres deste fabricante também são usados por muitas marcas conhecidas, como a Omega ou a Tudor. O 1881 Automatic é um relógio clássico que exala elegância moderna. Mantendo-se fiel ao estilo depurado, oferece algumas funções como uma janela para a data às 6 horas, sob a qual se encontram as palavras "AUTOMATIC" e "SWISS MOVADO MADE". Além disso, na orla do mostrador encontra-se uma minuterie. O formato dauphine dos ponteiros ressalta a elegância deste relógio automático, que prescinde de algarismos. O preço de um Movado 1881 Automatic começa a partir dos 700 euros.
Amorosa: relógio de senhora de 24 mm com diamantes
Com caixas de 24 mm e finas braceletes esqueletizadas, as peças da coleção Amorosa são dedicadas a senhoras que preferem relógios delicados, sem prescindir do design do Museum Watch. A bracelete de aço inoxidável está disponível em versões banhadas a ouro ou bicolores, existindo ainda versões com diamantes incrustados. O preço desta joia ronda os 400 euros.
O que significa Movado?
A palavra Movado significa "movimento" em Esperanto. Com efeito, o espírito inovador da marca suíça reflete-se neste nome, uma vez que desde o ano da sua fundação não parou de surpreender o mundo com novas ideias. Desde elegantes modelos vintage ao minimalista Museum Watch, a Movado provou ser um dos grandes ícones da indústria relojoeira mundial.