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IWC Big Pilot – Um companheiro de bordo em grande

O Big Pilot da IWC é exatamente o que o seu nome promete: um relógio-instrumento de grandes dimensões criado especificamente para pilotos. A IWC lançou este clássico em 1940, que desde então se tornou um objeto de culto.

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Principais características do grande relógio de piloto

  • Célebre relógio de piloto
  • Caixas de 46 a 55 mm de diâmetro
  • Legibilidade perfeita graças ao grande mostrador e aos algarismos contrastantes
  • Resistência aos campos magnéticos
  • Edições especiais com valor de coleção

Mostrador inspirado nos cockpits dos aviões

A International Watch Company, mais conhecida por IWC, produz relógios que satisfazem as necessidades dos pilotos desde 1936. Durante a Segunda Guerra Mundial, a casa apresentou o Grande Relógio de Aviador 52 T.S.C. (Ref. 431) com um diâmetro de caixa de 55 milímetros e um peso de 183 gramas – o mais volumoso de todos os relógios de pulso alguma vez construídos pela IWC. Naquela época, estas dimensões de caixa eram extraordinariamente grandes para um relógio de pulso, porém, este tamanho era necessário para montar o calibre de manufactura desenvolvido originalmente para os relógios de bolso. Este modelo de aviador obedecia à norma específica de precisão aplicável aos cronómetros e tinha uma função para parar os segundos que permitia aos pilotos sincronizarem os seus relógios com extrema precisão.

Os imponentes modelos de aviador da IWC cumpriam todos os requisitos técnicos da época. O design do mostrador foi buscar inspiração direta aos instrumentos de bordo dos cockpits dos aviões monoplanos da época, como o Junkers Ju 52 . Uma das características mais importantes desta peça era a sua elevada legibilidade, mesmo em ambientes de pouca luz. Além de as grandes dimensões da caixa facilitarem por si só a leitura das horas, o grafismo foi pensado para uma fácil leitura através de ponteiros e algarismos bem contrastantes e fosforescentes sobre mostradores negros. Outro elemento característico é o triângulo de marcação posicionado às 12 horas, abaixo da indicação dos minutos. Este instrumento do tempo foi adotado pela força aérea alemã para equipar os seus pilotos. O Mark XI, lançado em 1948, outro lendário modelo de piloto que equipou durante mais de 30 anos a Royal Air Force britânica , adota códigos estéticos dos modelos originais mas dirige-se a um público mais vasto.

Big Pilot’s Watch

A IWC lançou diferentes versões do Big Pilot original de 1940. A primeira reedição foi apresentada em 2002: o 'Big Pilot's Watch' que ainda faz parte da coleção. Como o tamanho original da caixa (55 mm) era pouco prático para o uso diário, a marca reduziu-a para um diâmetro de 46 mm e 16 mm de altura. Além disso, incluiu também um indicador redondo para a visualização da reserva de marcha às 3 horas. Este relógio oferece uma impressionante autonomia de sete dias , um valor deveras impressionante para um relógio mecânico, se considerarmos que a maioria dos relógios mecânicos disponíveis no mercado oferecem uma reserva de marcha de apenas dois dias. Isto deve-se ao movimento automático Pellaton, um sistema patenteado que carrega o relógio bidirecionalmente, originalmente concebido por Albert Pellaton, diretor técnico da IWC durante vários anos.

O Big Pilot's Watch conta também com uma janela para a data às 6 horas, outra função de que não dispunha o modelo de 1940. A coroa em forma de cebola é aparafusada e distingue-se pelas suas grandes dimensões. Este relógio é estanque até uma pressão de 6 bares , ou seja, 60 m de profundidade.

O design inclui inúmeros elementos do modelo original: mostrador preto, ponteiros brancos em forma de lança, índices tipo bastão – também estes brancos – e algarismos árabes. O tradicional triângulo às 12 horas continua também presente na reedição. Incontestavelmente, trata-se de uma reedição extremamente bem conseguida.

O calibre de manufactura 51111 está protegido por uma caixa antimagnética de ferro macio. Este tipo de proteção era essencial, já que os aviões estavam expostos a fortes campos magnéticos causados pelo fluxo de eletricidade necessária para a injeção do combustível. O fundo de aço inoxidável da referência IW500912 possui uma gravação com a imagem de um Junkers Ju 52, um avião de transporte alemão.

Big Pilot’s Heritage Watch

A partir de 2016, a IWC enriqueceu o seu catálogo com outros dois modelos Big Pilot cuja estética também se mantém fiel à do relógio original de 1940. Trata-se do 'Grande Relógio de Aviador Heritage 48' e do 'Grande Relógio de Aviador Heritage 55'. Ambos são dotados de caixas fabricadas em titânio que pesam apenas 120 e 150 gramas respetivamente. Além da diferença de tamanho das caixas, estes dois modelos são perfeitamente idênticos. Os ponteiros e os índices de um tom bege sobressaem sobre o mostrador preto. A correia de pele de vitela castanha reforça o aspeto vintage desta peça. O tipo de mecanismo é também diferente: o Big Pilot de 2002 carrega-se de forma automática através do movimento do braço do seu portador, ao passo que os Heritage se carregam manualmente através da coroa.No interior do Big Pilot's Heritage 48 bate o calibre de manufactura 59215 que oferece uma reserva de marcha de 8 dias . A indicação da reserva de marcha encontra-se no reverso do relógio e é visível através de um corte redondo no fundo de titânio. A parte da frente indica tanto a hora como os minutos, e às seis horas encontra-se o submostrador dos pequenos segundos que integra uma pequena janela para a data. Os ponteiros brancos em forma de espada têm um rebordo a azul. O Big Pilot Heritage 55 é dotado de uma caixa de 55 mm de diâmetro, ou seja, o mesmo tamanho do relógio original. Este modelo alberga o calibre 98300 fabricado pela própria IWC e, tal como o histórico relógio, não dispõe de uma janela para a data nem de uma indicação de reserva de marcha. Contudo, ao contrário do relógio da década de 1940, o Heritage 55 não possui um ponteiro central dos segundos, mas sim pequenos segundos às 6 horas.

IWC Big Pilot: sugestões de compra

Se procura um relógio com um toque retro que se destaque pelo seu tamanho e cujo design obedeça à função, o Big Pilot é uma excelente escolha.

Em termos de legibilidade, o grande relógio de aviador da IWC é absolutamente imbatível. Com um diâmetro de 46 mm, o seu alto contraste cromático conseguido através da utilização do preto e do branco e a clareza do grafismo do mostrador são as características que mais se destacam neste relógio. Outra particularidade é o facto de este ser um modelo elegante e desportivo que fica bem tanto com fato e gravata como com um look mais descontraído de fim de semana. Afinal, trata-se de um relógio especialmente concebido para pilotos que é considerado uma alternativa aos relógios mais clássicos.

Se as versões standard do Big Pilot se destacam pelo seu tamanho, já os modelos Heritage chamam ainda mais a atenção com as suas caixas de 48 e 55 mm de diâmetro. A IWC lançou uma série limitada de 1.000 exemplares com a referência 5103 (caixa de 48 mm) e 100 versões com a referência 5104 (caixa de 55 mm). A versão mais pequena dos Heritage custa cerca de 13.000 euros. Já o preço dos modelos maiores ascende aos 15.000 euros. Contudo, o seu preço tende a aumentar consideravelmente já que se trata de uma peça em edição limitada muito cobiçada pelos colecionadores. Outras versões especiais com caixas fabricadas em ouro rosa de 18 quilates ou em platina também se encontram neste segmento de preço. Noutras variantes, a IWC prescindiu do minimalismo característico do Big Pilot, dotando-as de complicações como um calendário perpétuo . O preço destes relógios oscila entre os 20.000 e os 30.000 euros.

O Big Pilot de aço inoxidável – que não faz parte de nenhuma edição limitada – é um relógio bastante mais acessível. O preço de um exemplar novo ronda os 10.000 euros.

Calibre dedicado ao fundador da IWC

O calibre do relógio de bolso com o qual a IWC equipou o primeiro grande relógio de piloto tem o nome calibre Jones , batizado em honra de Florentine Ariosto Jones (1841–1916), o fundador da International Watch Company. O engenheiro e relojoeiro de Boston fundou a empresa em 1868 na Suíça, contudo, os elevados impostos das exportações acabaram por dificultar a comercialização dos relógios nos Estados Unidos. A IWC mudou diversas vezes de proprietário e, atualmente, faz parte do grupo empresarial Richemont, que integra outras prestigiadas marcas como a Panerai ou a Cartier.