- 30
- 60
- 120
IWC Yacht Club – O relógio desportivo elegante
O IWC Yacht Club é um relógio simultaneamente elegante e robusto. Os modelos atuais estão integrados na coleção Portugieser e vêm equipados com um calibre de manufactura, função cronográfica e flyback.
This page contains information about:
Destaques do IWC Yacht Club
- Versões atuais equipadas com o calibre de manufactura 89361
- Relógio com a referência 3905 dotado de função cronográfica e flyback
- Caixa em aço ou ouro de 18 quilates
- Sistema de carga extremamente eficiente
- Reserva de marcha até 68 horas no calibre 89361
IWC Yacht Club: o mais desportivo dos Portugieser
O IWC Yacht Club conta com uma história de cerca de 50 anos. A IWC apresentou-o pela primeira vez em 1967 na feira de Basileia, ainda sem a função de cronógrafo. Graças ao seu duplo sistema antichoque que absorve os impactos de forma eficiente, o Yacht Club é o relógio ideal não só para o alto-mar como também para atividades desportivas. Além disso, em finais da década de 60, a IWC começou a integrar o movimento automático Pellaton nos Yacht Club. Este sistema distingue-se por ser especialmente eficiente. A massa oscilante aproveita os mais pequenos movimentos para carregar a mola em ambas as direções. Albert Pellaton, o diretor técnico da IWC entre 1944 e 1966, foi o responsável pelo desenvolvimento deste sistema.
A partir de 2010, a série Yacht Club passou a estar integrada na linha Portuguieser. Nesse mesmo ano, por ocasião do 75.º aniversário da linha Portugieser, a IWC Schaffhausen apresentou o Portugieser Yacht Club Chronograph, com a referência 3902. Atualmente, os modelos com a referência 3905 são equipados com o calibre de manufactura 89361, um calibre cronográfico que permite medir intervalos de tempo. Com efeito, este modelo permite-lhe medir intervalos curtos de 1/4 de segundo ou intervalos de até 12 horas. O calibre é dotado de uma função flyback, originalmente concebida para facilitar o manuseamento do cronógrafo aos pilotos de aviação militar. Esta função torna a cronometragem de intervalos de tempo sucessivos muito mais rápida e eficaz, dado que, em lugar de se ter de efetuar a paragem com o botão de cima, retornar ao zero com o botão de baixo e recomeçar a cronometragem com o botão de cima, basta carregar uma vez no botão flyback para reposicionar o ponteiro do cronógrafo a zero e retomar imediatamente uma nova contagem.
Conselhos para a compra de um IWC Yacht Club
O IWC Yacht Club é o relógio ideal para os amantes do mar. Os modelos atuais com bracelete de cauchu e estanques até uma pressão de 6 bares (60 m) são ideais para todo o tipo de atividades aquáticas. A função cronográfica permite medir intervalos de tempo de até 12 horas. Um modelo usado em aço custa cerca de 7.000 euros, ao passo que o preço dos exemplares novos é de cerca de 8.500 euros. O Portugieser Yacht Club Chronograph em ouro de 18 quilates custa cerca de 14.000 euros. Os exemplares novos deste modelo em ouro custam cerca de 17.000 euros.
Se pretender adquirir um Yacht Club vintage, conte com uma verba de pelo menos 1.500 euros, no caso dos modelos de três ponteiros. O preço de um exemplar em ouro de 18 quilates ronda os 8.000 euros. As versões vintage do Yacht Club assemelham-se bastante ao Omega Seamaster Cosmic da década de 1960 e 1970.
IWC Yacht Club: o cronógrafo flyback atual
O Yacht Club Chronograph é o mais desportivo dos Portugieser. Ao contrário de outros relógios desta coleção, inclui uma coroa de rosca com proteção. A referência 3905 surge com uma caixa de 43,5 mm de diâmetro, sendo bastante maior do que, por exemplo, o Portugieser Chronograph da versão base, que conta com uma caixa de 40,9 mm. O Portugieser Yacht Club Chronograph com a referência 3902 é o modelo de maiores dimensões da série, com uma caixa de 45,4 mm. A pedido de muitos clientes, a IWC reduziu o tamanho da referência 3905 em quase 2 mm.
Os relógios com a referência 3905 estão disponíveis em aço inoxidável ou em ouro vermelho de 18 quilates. Ambas as versões existem com mostradores em duas cores: prateado ou ardósia. Os pequenos segundos encontram-se posicionados às 6 horas, e às 3 horas encontra-se a janela da data. O contador das 12 horas encontra-se posicionado às 12 horas. O ponteiro central dos segundos cronográficos cronometra os segundos transcorridos. Graças à escala taquimétrica situada na periferia do mostrador, é possível medir breves intervalos de tempo ao quarto de segundo. A escala dos minutos tipo "caminho de ferro" é uma das características estéticas dos Portugieser. O Yacht Club Chronograph é o único modelo da coleção que apresenta ponteiros e índices luminescentes.
O vidro de safira frontal é convexo com revestimento antirreflexo de ambos os lados. A coroa e o fundo enroscados garantem uma estanqueidade de até 60 m de profundidade (6 bares). Apresenta ainda um protetor de coroa que evita que esta seja danificada.
No interior do IWC Portugieser Yacht Club Chronograph com a referência 3905, bate o movimento automático de manufactura 89361. Este calibre dispõe de uma reserva de marcha de 68 horas. É dotado de um sistema de stop-seconds que permite ajustar a hora com maior precisão.
Principais características do IWC Portugieser Yacht Club Chronograph
- Calibre de manufactura com função de cronógrafo e flyback
- Caixa em ouro de 18 quilates ou platina
- Diâmetro de caixa de 45,4 mm ou 43,5 mm
- Índices e ponteiros luminescentes