- 30
- 60
- 120
Rolex Submariner Date – O relógio de mergulho
O Rolex Submariner Date é o relógio de mergulho por excelência. A lente Cyclops sobre a data é uma das suas características essenciais. Além disso, esta linha oferece versões em aço, em ouro ou bicolores com mostradores em azul, preto ou verde.
This page contains information about:
5 razões para comprar um Submariner Date
- Caixa Oyster estanque até aos 300 m (30 bares)
- Janela para a data com lente Cyclops
- Calibre de manufactura com certificado de cronómetro
- Versões em aço, bicolores, ouro branco ou ouro amarelo
- Várias opções de cores de luneta e mostrador
O relógio de mergulho por excelência
A maioria dos apreciadores de relojoaria não consegue imaginar um Rolex Submariner sem a sua característica janela para a data. Até a lente Cyclops, que nem toda a gente aprecia, é um elemento indispensável neste relógio de mergulho. A Rolex adicionou a função da data a esta linha pela primeira vez na década de 1960, começando com os modelos com a Ref. 1680. Atualmente, o Submariner Date é um dos relógios mais populares da marca suíça. Assente na caixa Oyster de 40 mm que inclui um fundo aparafusado e uma coroa Triplock patenteada, é estanque até aos 300 m (30 bares). Conta com uma luneta unidirecional e os índices e os ponteiros são revestidos a massa luminescente e fáceis de ler, mesmo no escuro.
Ao contrário da versão Submariner No Date, o Submariner com data está disponível numa vasta seleção de materiais, como o aço inoxidável, o ouro amarelo ou o ouro branco, bem como numa sofisticada combinação de materiais denominada Rolesor. Este último, oferece um design bicolor, aliando o aço ao ouro de 18 quilates. O mostrador e a luneta estão disponíveis em verde, azul ou preto.
Quanto custa um Submariner Date?
Existem inúmeros fatores que influenciam o preço de um Submariner Date, incluindo os materiais, o ano de fabrico e o estado de conservação. Os modelos de aço costumam ser mais acessíveis do que as versões de ouro. Por isso, um Submariner Date novo fabricado em aço inoxidável com um mostrador preto e uma luneta de cerâmica (Ref. 116610LN) custa cerca de 8.200 euros. Um exemplar em segunda mão ronda os 6.600 euros. As peças vintage como o Submariner Date Ref. 1680 alcançam valores mais altos, que atualmente rondam os 8.900 e os 13.000 euros.
Com uma luneta verde e um mostrador preto, a edição de 2003 lançada por ocasião do aniversário do Submariner é uma cobiçada peça de coleção. A Ref. 16610LV, conhecida pelos fãs da marca pela alcunha de "Kermit" custa, nova, cerca de 13.300 euros, ao passo que os exemplares usados rondam os 9.600 euros. A Ref. 116610LV, por sua vez, tem um preço mais acessível. Este relógio possui o mostrador e a luneta em verde e, por isso, foi apelidado de "Rolex Hulk" pelos fãs. Os exemplares usados custam 8.500 euros e os novos cerca de 9.300 euros.
Submariner Date em ouro
O primeiro Submariner Date com caixa e bracelete em ouro amarelo tinha a Ref. 16618. A Rolex apresentou este relógio com luneta e mostrador preto, bem como outra versão em azul. Independentemente da cor, o preço deste relógio oscila entre os 16.500 e os 23.400 euros. Os relógios de ouro Ref. 116618, que também estão disponíveis em preto ou azul, custam aproximadamente 23.300 euros, novos. Os exemplares usados rondam os 21.500 euros.
As versões bicolores, que aliam o aço ao ouro amarelo e que a marca denomina de Rolesor, possuem a Ref. 116613LB ou LN. As letras "LB" e "LN" designam o tipo de luneta deste modelo, ou seja, "lunette bleu" (luneta azul) ou "lunette noir" (luneta preta), respetivamente. A cor dos mostradores harmoniza com a cor da luneta. No mercado de segunda mão encontrará peças usadas por 9.500 euros, sendo os relógios novos cerca de 1.000 euros mais caros. A Ref. 16613 tem um preço mais apetecível. Dependendo do seu estado, este modelo vintage ronda os 7.100 e os 7.900 euros.
Se o Submariner Date em ouro branco é mais o seu estilo, sugerimos que dê uma vista de olhos na Ref. 11619LB. Como as duas últimas letras deixam adivinhar, este modelo apresenta uma luneta e um mostrador azul. Um exemplar novo custa cerca de 24.700 euros e um usado cerca 21.400 euros, em bom estado de conservação.
Caixa Oyster estanque até aos 300 m
Graças à sua extraordinária construção, o Submariner Date é estanque até aos 300 m de profundidade (30 bares) , ao passo que os modelos mais antigos só oferecem 200 m (20 bares) de hermeticidade. Tal como todos os modelos Oyster, a caixa é composta por uma única peça, ou seja, é uma caixa monobloco cujo fundo se encontra aparafusado à secção central. A Ref. 16800 marcou a introdução do vidro de safira resistente aos riscos nesta linha. A estanqueidade é extremamente importante num relógio de mergulho. A coroa é, sem dúvida, um dos pontos fracos deste tipo de relógio, uma vez que é através desta abertura que a água poderá penetrar. Por isso, a Rolex dotou o Submariner com o sistema Triplock, que possui quatro juntas vedantes, para impedir a entrada de água e sujidade no relógio. A coroa Triplock da Rolex permanece enroscada na caixa, mesmo quando não está em uso. Só é desenroscada quando tem de dar corda manual ao relógio.
Outro elemento essencial num relógio de mergulho é a luneta rotativa unidirecional, muito útil para medir o tempo de mergulho e evitar que este se prolongue de forma acidental, prevenindo possíveis problemas com a descompressão. O caderno de encargos de mergulho fica completo com a legibilidade no escuro, sendo o Submariner dotado de ponteiros e índices luminescentes. Desde o lançamento da Ref. 116610, a Rolex utiliza um material luminescente de longa duração denominado Chromalight, que brilha num característico tom azul. Já a SuperLuminova, utilizada anteriormente, brilha num tom verde.
Alternativas ao Submariner Date
- Sea-Dweller, 1220 m, cerca de 11.900 EUR (aço, não usado)
- Blancpain Fifty Fathoms, 300 m, cerca de 10.000 euros (aço, não usado)
- IWC Aquatimer Automatic, 300 m, cerca de 4.500 euros (aço, não usado)
- Breitling Superocean II 42, 500 m, cerca de 3.000 euros (aço, não usado)